CONVERSE
MUDANÇAS HORMONAIS
FASES DA TRANSIÇÃO
ÚLTIMA MENSTRUAÇÃO
MENOPAUSA PRECOCE
SECURA VAGINAL
INCONTINÊNCIA URINÁRIA
FALTA DE TESÃO
INSÔNIA
CALORES & SUORES
TRISTEZA & DEPRESSÃO
GANHO DE PESO
PELE & OSSO
TRH
REPOSIÇÃO ALTERNATIVA
TERAPIAS NÃO HORMONAIS
ALIMENTAÇÃO & EXERCÍCIOS
EXAMES & PREVENÇÃO
NOVIDADES DA PESQUISA
ARTIGOS & LIVROS
GLOSSÁRIO HORMONAL
GLOSSÁRIO FITOHORMONAL
DESTAQUES DA SEMANA
MAIS INTERAÇÃO
MODA & MENOPAUSA
ESPAÇO PARA ESPECIALISTAS
CANAL DA SOBRAC
PERGUNTAS & RESPOSTAS
EQUIPE DO SITE
Aviso: O MenosPausa é um espaço jornalístico independente. Seu conteúdo NÃO substitui a consulta ao médico.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ONDAS DE CALOR
envie aqui o seu comentário para a seção de ONDAS DE CALOR

Nome: Para:



Para Angela Luci e todas
Angela, tenho 52 anos e comecei a ter as ondas de calor há 2 anos. Até o mês passado, fazia como vc conta pois como sabia que durava pouco e que ia passar mesmo, relaxava, fechava os olhos (qdo dava) e me
imaginava dentro de um riacho fresquinho e sombreado e passava. Meu marido achava engraçado porque às vezes eu ficava desconcertada, sorrindo nervosamente e ele sentia o calor na minha pele.
Mas há um mês tudo mudou. As ondas passaram a acontecer a cada 2 horas mais ou menos e se tornaram além de desconfortáveis, incovenientes e começaram a atrapalhar a minha rotina, inclusive o sono. Diminuí o café e refrigerantes e mantive os exercícios que muito me ajudaram no início da menopausa, mas nada. Há 2 semanas estou tomando um hormônio (leve, segundo meu médico) e já melhorei, consegui voltar à minha rotina. Sinto que tenha perdido seu marido, e concordo que é fundamental tentar manter o bom relacionamento pessoal e sexual, mas já estou começando a sentir tbm aquele outro sintoma: a diminuição da libido. Espero que este tratamento me ajude a superar esta fase, e acho importante reforçar este ponto: é só uma fase. Vai passar e a gente tem que tomar cuidado para não invibializar ou comprometer a felicidade futura.
Um abraço a todas e conto com o apoio de vcs.

Odete


Folhas e galhos de amora, colhidos da árvore fresquinhos ou secos, em saquinhos vendidos em lojas de produtos naturais. Fazer o chá bem fervido à noite e tomar um copo antes de dormir, outro assim que acordar. É um santo remédio. A gente dorme melhor e os calores diminuem . Só ocorrem mesmo quando a gente fica nervosa -- aí não tem jeito.
Inês


Todas
Tenho 50 anos mas a minha menopausa veio aos 40 anos. Quase enlouqueci com os calores que me limitavam, inclusive, a visitar clientes. Foi horrível!
Resolvi com a "santa" homeopatia. Tomo minhas 5 gotinhas diárias e tudo voltou ao normal, inclusive a libido. Espero que possa ajudar outras mulheres. Aliás uso a homeopatia, com médico é claro, para tudo.
Ana Maria


Para Angela Luci
Achei razoável sua colocação. Estou no meu limite. Parei de tomar o hormônio e sinto-me derreter....
Tem idéia do tempo que demora para passar esta fase horrivel???
Ines


Para Izabel
Orar alivia os calores, vale qualquer reza, e afasta as coisas ruins.
Alzira Mesquisa


Todas
Tenho 54 anos e estou quase no fim (acho eu!) do processo da menopausa. Tenho vários sintomas, mas pelo que tenho lido parece que são os calores que mais afligem a todas. Eu não sinto muito, não, mas quando sinto o que funciona para mim é fazer um exercício respiratório que li num livro de homeopatia.
É assim: ao sentir os calores, inspire profunda e lentamente e expire mentalizando que o calor está descendo pelo corpo todo e vai sair pelos pés.
Funciona mesmo! Além disso, devemos evitar tomar muito café, álcool e comidas apimentadas. Faço caminhada três vezes por semana e exercícios de liang gong e ioga, que também são acompanhados de exercícios respiratórios. Tudo isso ajuda, além do acompanhamento médico homeopático, que é o que prefiro. Não faço reposição hormonal, sou contra.
Boa sorte a todas nós!
Mariinha


Olá,
Parei de tomar o hormônio, o Livial, há três meses e os calores voltaram. É algo de enlouquecer e até constrangedor pois fico com os cabelos molhados. É horrivel. Se alguém tiver algo bom para me falar serei eternamente grata.
Bruna


Tenho 52 anos e há cinco anos entrei na menopausa. Sinto muitas ondas de calor, tanto durante o dia como a noite. Sinto também queimação na planta dos pés e dores nas pernas.
Judith


De Elaine Fernandes
para Bruna (a que toma vitamina E)
Olá, Bruna, li o seu depoimento sobre a vitamina E, comecei a tomar hoje dia 30 de dezembro. Espero que minhas ondas de calor passem tb. Não aguento mais esse desconforto. Tive menopausa precoce, por causa da endometriose, aos 37 anos. Agora estou com 40. Espero que consigamos vencer esses sintomas desagradáveis.
Um beijo


Meninas... eu também estou na menopausa e tinha as famosas ondas de calor. Descobri que fazendo exercícios físicos e caminhar ajudam muito e diminuem sensivelmente essas ondas. Uma outra fonte natural que ajuda na menopausa é a soja. Se não gostam do sabor da soja pura, tomem suco de frutas feito a base de soja, existem várias marcas no supermercado, inclusive alguns são light.

Elizabeth


O que fazer, além da reposição, para evitar as ondas de calor?

Silvana


O que vocês sentem de ondas de calor eu sinto de frio, comigo é ao contrario.Tenho 50 anos faço reposição hormonal , uso o gel e o ovulo, emagreci o que eu tinha engordado antes da reposição (25 kl),só que eu tenho frio muito frio mesmo.Espero que alguem tenha alguma dica para mim.
obrigada!

Lúcia


Amigas,
Tenho 45 anos, a uns 8 meses mais o menos comecei a onda de calor,fui ao medico ele passou remedio no primeiro mes foi maravilhoso, mas depois começou tudo de novo, uma amiga disse que tomava um remedio no qual e maravilhoso, desde então comecei a tomar CLIMENE e tudo voltou a ser maravilhoso de novo as ondas de calor desapareceram. Estou muito bem.

Maria


Desde 42 anos estou na menopausa e comecaram ondas terriveis de calor. Tive varias indicacoes para tomar muita agua durante todo o tempo.foi realmente uma arma poderosa pois alem de passar instantaneamente os calores, tambem deixaram minha pele muito menos ressecada. a preocupação de que poderia ter que ir ao banheiro um maior numero de vezes tambem não chega a incomodar pois o que aumenta é o volume da urina. boa sorte a todas e que tenham uma experiencia tão favorável quanto a minha.

Lucia


QUERIDAS AMIGAS,
Estou com 45 anos, farei 46 agora dia 18/02. Há 1 ano fiz exames e realmente foi detectado que estava fazendo a menopausa. Tenho sentido calores insuportáveis, chegam a me irritar demais. Comecei a tomar hormônio(trisequens-2 mg)faltam 4 comprimidos para terminar a primeira caixinha.por enquanto não senti melhora em nada.o pior é o calor que sinto nos pés e mãos,a impressão que tenho é que estão
saindo fumaça.Alguém sente isso? O que vocês poderiam me ajudar?
Abraços... que Deus as proteja sempre!!!!

Eliani


Estou tendo ondas de calor horríveis, tenho 56 anos e fazia reposição hormonal. Meu médico solicitou que parasse de tomar em função de ter um nódulo no seio (fiz pulsão, é benigno) e há cinco anos, não cresceu. Agora estou sofrendo muito, meu di-a-dia mudou muito, estou irritada, com secura vaginal etc...Estou tentando fazer, acupuntura, ioga,hidroginática e o bendito calor num passa!!! Gente, pq será que temos que sofrer tanto? Quero envelhecer com dignidade!

Vanda


Queridas amigas,
Achei muito interessante essa página e estranhei que muitas mulheres falavam para uma certa amiga e
cada uma tinha uma dica diferente.Se a amiga for fazer tudo que ensinaram, certamente estará o dia todo em função da abençoada Menopausa.
Eu experimentei o seguinte:sei que a onda de calor ,dura apenas um minuto.Assim sendo mantenho-me
tranquila nesse min. é então que ele passa.Quanto mais tranquila ficarmos ,mais depressa ela desaparece,
isso é domínio própio um dos frutos do Espírito Santo de Deus.Não preciso tomar remédio algum porque
detesto medicamentos.Sei de mulheres que se desesperam e certamente ficando angustiada demora
mais a passar.Então queridas amigas,vamos viver em paz com nossa querida Menopausa ,já que temos
que conviver com ela ,façamos dela uma boa companheira.Desde que comecei a fazer assim ,os sintomas
desapareceram completamente.Vou regularmente a minha clínica geral e ginecologista,faço exames regularmente e sinto-me muito bem sem
precisar tomar nenhum medicamento.
Fazia exercícios em academia e com a chegada do calor, optei por caminhadas não tem coisa melhor ou
tem sim só que como sou viuva não estou tendo agora .A melhor coisa do mundo nessa época ,é amar
seu esposo NAMORAR MUUUUUUUUIIIIITTTTTOOOOOO com ele.
Lembrem-se de quando casaram como era bom,agora será melhor ainda.
Amar ainda é o melhor remédio para todos os males.Abraçar ,beijar,estar juntinho de seu amor.
Eu como amava o meu apaixonadamente fazia isso com muito amor mesmo.EStou viuva a um ano e 7
meses.Estava casada e a mais feliz das mulheres e sempre em lua de mel 29 anos.
Deus quis levar meu amado.Tenho 49 anos e sei que posso ter ajudado vcs de alguma forma e sinto-me
muito feliz com isso.
Beijo no coração de vcs queridas amigas.

Angela Luci


Oi Tenho 42 anos e após uma videolaparoscopia para retirada de 3 pequenos miomas,fui submetida a um tratamento de injeções mensais de Zoladex período em que permanecemos em uma menopausa forçada. A última injeção foi em setembro e o médico disse que voltarei a menstruar em janeiro. Os sintomas são tão incômodos:calor,aumento de peso,insônia, depressão,que não vejo a hora de menstruar de novo.Alguém já teve a mesma experiência com esse medicamento Zoladex utilizado também contra
endometriose?

Solange


Olá,
Gostei tanto do Menospausa que decidi escrever sobre o meu problema. Tenho 52 anos e as ondas de calor estão vindo muito fortes e numa freqüência insuportável. Estou no limite. Tenho um histórico de coágulo sanguíneo (seis no pulmão esquerdo) durante a minha última gravidez, 24 anos atrás. Naquela época o médico já me avisara que eu não poderia ficar grávida outra vez, nem usar remédios para evitar a gravidez ou fazer TRH. Agora estou sentindo os calores a cada 45 minutos e durante a noite suo tanto que preciso trocar camisola e lençóis. Ultimamente tenho tomado suplemento de soja, mas nada parece resolver. Estou exausta e sonolenta. Alguém pode me dizer o que fazer?
Suzana


Respostas para Suzana

Cara Suzana,
Tenho 55 anos, sou alemã, trabalhei muitos anos como parteira e hoje sou guia turística. Desde que comecei a sentir os calores, adotei os banhos de assento e, para mim, os sintomas desapareceram completamente.
Todos os dias de manhã, eu encho uma bacia com água fria e, por 10 minutos, fico sentada ali. A água deve cobrir toda a região genital (do umbigo até as parte das coxas).
Espero, sinceramente, que este método funcione para você também.
Um abraço
Érika



Cara Suzana,
Quando comecei a sentir os calores, aos 45 anos (hoje tenho 55), achei que enlouqueceria. O sintoma era muito forte e freqüente como o seu. Numa clínica antroposófica, conheci o banho de ar. Em poucas semanas não senti mais os calores.
Em jejum, ou 2 horas após a refeição, vá para o quarto, coloque um cd para tocar, tire a roupa, tome um copo d´água, deite-se e cubra o corpo com uma colcha ou edredom. Em 1 minuto e meio, mais ou menos, descubra-se. Espere outro minuto e meio e cubra-se novamente. Repita a operação umas 20 ou 30 vezes. Em seguida tome um banho morno, ou alterne água fria e quente, sempre começando com a fria e terminando também com a fria.
Espero que este método também dê resultado para você.
Dina


Cara Suzana,
Vou tentar dividir com você a experiência que funcionou para mim e para outras mulheres que conheço. Converse com seu médico e tome vitamina E, 400 miligramas, duas vezes ao dia. Aumente também o consumo de vitamina C. Abuse dos chás de ervas, adoce-os com stévia ( você encontra em casas de produtos macrobióticos). Esta combinação acabou definitivamente com meus calores. Atualmente só sinto a onda uma vez por dia de manhã bem cedo antes de levantar da cama. Não acho que os chás tenham muito a ver com isso, mas as vitaminas já eliminaram os calores de outras mulheres que eu conheço. Para mim, os resultados vieram 48 horas depois das vitaminas!
Boa sorte
Bruna


<< voltar