Carmem Miranda em desfile na UCS

Por Diana Galvão*
*fotos Carmem Miranda – acervo Museu Carmem Miranda
* fotos jóias Márcia Mór – divulgação

“Ninguém levou Carmem para lugar algum, é claro. Ela é que se levou, com seu impressionante carisma, expresso em seu jeito de cantar com os olhos, os braços e mãos e o corpo inteiro. Mas, se algo, externo a ela ajudou a transportá-la, foi a baiana, e a palavra mágica foram os balangandãs. Se eles existiam, tudo era permitido”, cita Ruy Castro. Outra citação sobre Carmem, vale muitas reflexões : “Nenhum brasileiro pode ignorar o que Carmem Miranda fez por nós lá fora. Ela espalhou nossa música, ensinou pessoas que nunca ouviram falar da gente a cantar nossas músicas e a amar nossos ritmos. Ela irá sempre significar muito para nós“, Heitor Villa Lobos.

Em homenagem a Carmem Miranda a UCS e a Sultêxtil Indústria de Tecidos apresentam, dia 01 de dezembro de 2004, o 10o Prêmio UCS/Sultêxtil de Moda. O prêmio que chega a sua décima edição proporciona aos alunos um trabalho que envolve criatividade, técnica e pesquisa, critérios que serão utilizados na avaliação das propostas apresentadas. O concurso é destinado aos alunos formandos do Curso de Moda e Estilo deste semestre, os quais terão como desafio apresentar uma criação conceitual à partir do tema “Carmem Miranda”. Os alunos são: Andréa Regis, Amaral Colombo, Camila Dal Ro, Cecilia Mardriono, Cristina Prello Ros de Souza, Daniela Fabiane Darton, Denise Maggi, Denise Pintos de Britto, Fabíola Swzbach Klein, Flávia Meroni Dalmolin, Gabriela Polidoro Lima, Jeanete Toscani, Leticia Plotzki Branhamo, Luciana Frezza, Maria Helena Dutra, Mauro Josué Baonato, Nicele Lidoni, Samara Toscani Chini, Tatiana laschuk e Verônica Zini.

As criações serão apresentadas em forma de desfile sob os olhos atentos da comissão julgadora. E a Sultêxtil oferece ao vencedor uma viagem para Paris, capital mundial da moda, como incentivo aos novos profissionais que ingressam no mercado de trabalho na área de design de moda. A comissão julgadora é formada por (em ordem alfabética): Diana Galvão – jornalista Moda Brasil, Jum Nakao – estilista da SPFW, Márcio Lopes – designer, Mariana Martini – estilista e empresária, Roger Lerin – jornalista.

Antecedendo ao desfile dos formandos do Curso de Moda e Estilo acontecerá a apresentação da nova coleção “Mosaico para Carmem Miranda by Márcia Mór ”. São jóias coloridas, em nada nostálgicas, representando a alegria e o glamour da alma brasileira. Uma singela homenagem da designer à nossa eterna Pequena Notável que completará cinqüenta anos de falecimento em 2005. No pot-pourri de pedras e cores destacam-se a pérola, a ágatha vermelha, a água marinha, a jade, a new jade, o topázio e a ametista, em uma mistura de graça e ingênua malícia.

O curso de Moda e Estilo da UCS, coordenado por Bernadete S. Verzon, foi instituído há doze anos e desde o início de suas atividades foram firmadas várias parcerias importantes com entidades representativas da região. Destas parcerias surgiu há cinco anos o Prêmio UCS/Sultêxtil, aproximando a universidade e indústria, permitindo ao aluno pesquisar e descobrir novos resultados à partir do tecidos produzidos pela empresa, mostrando muitas vezes possibilidades inéditas de aplicações e resultados de superfície igualmente diferenciadas. Um estímulo ao desenvolvimento técnico e criativo, que em 2004 homenageia a cantora e atriz Carmem Miranda.

Expressiva e talentosa a artista Carmem marcou época pela presença cativante, voz admirável e inesquecíveis balangandãs, plataformas e turbantes. Portanto, gostaria de registrar duas citações da própria Carmem Miranda que encontrei no site oficial, editado em Portugal, e que valem outras valiosas reflexões:

"Nasci em Portugal, mas me criei no Brasil e, portanto, considero-me brasileira. O local do nascimento não importa, nem sequer o sangue. O que importa é o que os americanos chamam de "environment", a influência do país e dos costumes em que vivemos, se bem que sempre existe um grau de gratidão e fidelidade aos pais que nos geraram. Da minha parte, sou mais carioca, mais sambista de favela, mais carnavalesca do que cantora de fados. O sangue tem uma certa importância, mas só no temperamento, não na maneira de sentir as coisas."

"Nunca segui o que dizem que 'está na moda'. Acho que a mulher deve usar o que lhe cai bem. Por isso criei um estilo apropriado ao meu tipo e ao meu gênero artístico."

Serviço:

Em Caxias do Sul-RS o Prêmio UCS/Sultêxtil será realizado dia 01/12, às 20h, no Espaço Alternativo do Campus 8 da UCS – evento aberto ao público, Rod. RS 122 KM 69 s/no – tel: (54) 227-1400 site: www.ucs.br Site oficial Carmem Miranda: www.carmenmiranda.net - Site Márcia Mór: www.marciamor.com.br
O Museu Carmen Miranda no Rio de Janeiro localiza-se à Av. Rui Barbosa (em frente ao no 560) – Flamengo – tel (21) 2299-5586, cujo diretor é César Balbi.


Diana Galvão é subeditora e editora Rio Moda Brasil.