Design com personalidade

Por Aline Souto*
Fotos: divulgação

Recentemente, a carioca Dulci Dantas, formada em Sociologia e em Moda pelo Senai-Cetiqt-RJ, aportou em terras piauienses com a missão de prestar consultoria para dez empresas locais que compõem o Projeto Oficina do Design. O projeto - uma parceria entre Sebrae, Senai/Cetiqt e MDIC - chegou para reforçar o pólo local de confecção com consultorias em várias áreas: gestão, custos, produção e design.

Atuando na área de Design, dentro do Senai-Cetiqt, Dulci esclareceu para os empresários da região a importância de um design que revele a identidade da marca. Ela divulgou diversas informações valiosas: enfatizou a importância da pesquisa de moda para que a empresa esteja bem informada sobre as tendências no mundo e sobre o planejamento de coleção, evitando assim desperdício de material e uma boa coordenação entre as peças. Dulci também fez uma apresentação sobre visual merchadising objetivando o lançamento de uma determinada novidade no mercado. Ela declara: "a intenção da Oficina é esclarecer além da gestão, a importância do design como valor agregado ao produto. A importância de um design próprio, nada de cópias".

No pólo de Piauí grande parte das empresas participantes trabalha com o segmento jeans, moda íntima e sportwear. Todas essas empresas já são estabelecidas no mercado local e regional e recebem com grande interesse as informações divulgadas. As empresárias Eliene Costa, da grife Didonna, e Karla Carvalho, da K2 Jeans, afirmam que a passagem da consultora Dulci Dantas pela região despertou o interesse em relação ao design de suas grifes para que o mesmo fosse reforçado. Eliene afirma: "no começo fiquei tonta com tanta informação. Mas já comecei a fazer o dever de casa com o que aprendi. Agora tenho mais subsídios para modificar as minhas coleções. Adorei". Karla completa: "ainda não havia organizado em minha empresa um local somente para pesquisa e planejamento de coleção. Com a consultoria corri para executar a sala de criação. Deste modo me senti mais segura e tranqüila para desenvolver os novos produtos da coleção, era o que faltava". O Projeto Oficina do Design foi um sucesso no Piauí. Bem-vindas são todas as parcerias que visam incrementar o mercado local!

Aline Souto é colaboradora do Jornal Meio Norte em Teresina.