Publicidade

 




A história da dublagem - Parte 2
14/05/2004
Escrito por: Hugo Leonardo (Kaiosama)
Editado por:
Logo depois da lei sancionada no governo Jânio Quadros, em 1964, houve a necessidade de criar estúdios para gravar os programas vindos do exterior. Um deles, talvez o mais lembrado pelos amantes da dublagem, foi o AIC (Arte Industrial Cinematográfica) São Paulo - hoje atual BKS. Foi ali que várias séries famosas foram dubladas, como Os Flintstones, Jornada nas Estrelas, Perdidos no Espaço e Viagem ao Fundo do Mar, onde mesmo quando havia troca de vozes, não se desvirtuava o consenso da obra e nem a intenção dos personagens. Era uma época memorável, pois foi uma novidade para os padrões dos anos 60, e o povo brasileiro não havia se acostumado com legendas, e muito menos com o inglês - que hoje em dia é uma das línguas mais faladas no mundo.

A extinta TV Excelsior foi palco dos primeiros filmes e seriados dublados. Em cinema, em São Paulo, foi fundada por volta de 1958 a Gravasom, uma associação da Screen Gems, subsidiária da Columbia Pictures. Depois vieram Rim-Tim-Tim, Lanceiros de Bengala, Papai Sabe Tudo e outras como "Ford na TV", que apresentava pequenos dramas de 30 minutos. Essa, inclusive, foi a primeira série dublada apresentada na TV brasileira.

Assim começou a ser escrita a história da dublagem brasileira, que apesar de todas as dificuldades tecnológicas e estruturais, e apesar do preconceito da crítica brasileira, acabou se firmando ao longo dos anos, transformando-se em uma atividade importante, respeitada e com excelente qualidade de fama internacional.

No ano de 1938, "Branca de Neve e os Sete Anões” marcou a dublagem de desenhos, com tradução e adaptação de diálogos. As músicas foram adaptadas por João de Barro e Braguinha, mostrando o inicio do carinho pela dublagem nacional. Eles também cuidaram de outros desenhos, como Pinochio, Dumbo e Bambi, seguido por outras criações dos Estúdios de Walt Disney. Depois vieram outros estúdios (que hoje já não existem mais), como a Telefilme, Dublasom Guanabara e Cinecastro - Rio de Janeiro e São Paulo. E a primeira greve aconteceu no ano de 1978, onde houve a oficialização da profissão de ator em dublagem, que futuramente quero comentar.

Continua...
Produzido por ©YAMATO CORPORATION - Conteúdo por ©YAMATO EDITORA - Design por ©T2 Studio - 2004/2009
Copyright: Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da ZN Editora.