Publicidade

 




Histórico do Oscar da Dublagem
28/04/2004
Escrito por: David Denis Lobão
Editado por:


Fotos: Daniel Segochi (Legato)

O site Oscar da Dublagem foi criado para hospedar as informações do Prêmio Yamato e se tornar o maior portal de dublagem do Brasil. Apesar de ser planejado desde julho de 2003, ele só entrou no ar oficialmente em 28 de abril de 2004, entrando posteriormente em 9 de junho como conteúdo do ohaYO!/UOL

O Prêmio Yamato, mais conhecido como "Oscar da Dublagem", foi uma prêmiação organizado pelo redator Ricardo Cruz para o Anime Friends 2003 para homenagear os melhores do ano, baseado na idéia utilizada por Cristiane Sato do Mangacon em premiar dubladores.

Para a concepção do primeiro Oscar da Dublagem, realizado em julho de 2003, ele contou com a colaboração do dublador e diretor de dublagem José Parisi Jr., dono dos estúdios Parisi Vídeo de São Paulo que com base em prêmios de impacto mundial como o Oscar e o Globo de Ouro sugeriu as categorias e os rumos da premiação naquele primeiro ano.

O primeiro prêmio contou com 7 categorias:

- Direção;
- Atriz;
- Atriz Coadjuvante;
- Atriz Revelação;
- Ator;
- Ator Coadjuvante e
- Ator Revelação.

Cada categoria tinha 7 indicados, sendo dois cariocas e cinco paulistas. Concorreram os dubladores de desenhos japoneses exibidos entre os anos de 1998 e 2002. A lista dos indicados de São Paulo foi feita por Ricardo Cruz com Marcelo Matsuda (membro do grupo Neo Animation) e a lista do Rio por Junior Fonseca e Paulo S. Fério (membros do site Anime Pró). Sendo ambas as votações hospedadas pelo site Mangá X.

Após a realização com sucesso da primeira edição que foi acompanhada por mais de três mil pessoas, algumas mudanças ocorreram. Ricardo Cruz não pôde continuar acompanhando a premiação ficando apenas com a coordenação dos artistas japoneses do Anime Friends.

Assim, em outubro de 2003, o redator David Denis Lobão assumiu a coordenação do "Oscar da Dublagem" e fez diversas mudanças no conteúdo da premiação.
Extinguiu as homenagens e as categorias de melhor ator e atriz Revelação.
A partir daí, o Oscar da Dublagem ganhou denominação como "Prêmio Yamato" de dublagem.
As homenagens a dubladores começou a ser realizadas em outros eventos como Dragon Fest (para os dubladores do filme "O Senhor dos Anéis") e na 1ª edição do AnimEstúdio, primeiro evento dedicado à dublagem do país.

Entretanto, em janeiro de 2004, David saiu do Oscar para cuidar da programação geral da Anime Friends. Com a sua saída, assumiu Odair Stefoni para dar prosseguimento ao Oscar 2004, onde seu primeiro atributo foi a criação de novas categorias para o evento.

Em 2004, o Oscar terá onze categorias:

- Melhor Atriz;
- Melhor Ator;
- Melhor Atriz Coadjuvante;
- Melhor Ator Coadjuvante;
- Melhor Trilha Sonora Adaptada;(novo)
- Melhor Tradução:(novo)
- Melhor Técnico de Som;(novo)
- Melhor Mixagem;(novo)
- Melhor Locução ou Narração;(novo)
- Melhor Direção;
- Melhor Dublagem do Ano.(novo)

Outra novidade de 2004 é que desta vez não concorrem apenas desenhos de origem nipônica, mas qualquer desenho animado.

Produzido por ©YAMATO CORPORATION - Conteúdo por ©YAMATO EDITORA - Design por ©T2 Studio - 2004/2009
Copyright: Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da ZN Editora.