Publicidade

 




A Animax e o fim da Locomotion
30/06/2005
Escrito por: Giuliano Peccilli
Editado por: David Denis Lobão
Artigo: Animax: o outro lado da moeda - A morte da Locomotion

A Animax está chegando em julho, mas a Locomotion está se despedindo sem ninguém perceba isso. Tudo bem que a Locomotion de uns anos pra cá começou a ruir e inserir campanhas mexicanas em sua rede e nunca foi muito boa de desenhos por ser totalmente alternativa, mas anos antes da invasão anime pelo canal, tivemos um excelente canal que não perdia pra nada em relação a desenhos.

Um bloco de animações em especial era o que mais agradava aos saudosistas da Rede globo dos anos 80 e 90. Nele tivemos desenhos clássicos como: He-man, She-ra, Novas aventuras de He-man, G-Force, Flash Gordon antigão e Flash Gordon novo. A verdade é que a maioria destes era exibidos no Show da Xuxa no fim dos anos 80 e inicio dos anos 90, com exceção do novo Flash Gordon que foi exibido junto com os animes na Rede manchete na segunda metade dos anos 90. Ainda tínhamos mais tarde uma exibição de um anime carismático chamado Barão Vermelho, pena que a dublagem era horrível, mas era um remake de uma famosa série de tokusatsu, e tinha potencial para continuar na emissora até os dias de hoje.

Num segundo momento, a programação da Locomotion mudou radicalmente e três animes estrearam o que fizeram a Locomotion se tornar conhecida pelo que ela é hoje. Evangelion chegou a ser anunciado nos jornais da época, como Folha de São Paulo, sobre a mudança do canal e o investimento em animes. Tivemos os excelentes Saber Marionette J e Caçadores de Elfa, vide que considero a melhor dublagem do canal. Graças ao sucesso dessa leva, tivemos diversos animes exibidos aos sábados e domingos, que era ovas e movies. Passou por ali: Saber Marionette R, Akira, Macross, Esquadrão das Virgens, Saber Marionette J Again entre tantos outros.

O grande sucesso de Evangelion, gerou maratona de 24 e 48 horas da série na Locomotion, além da compra da segunda temporada de Caçadores de Elfa e Saber Marionette J to X. Tivemos uma verdadeira invasão de animes, aonde passou Cyber Team Akihabara, Cowboy Bebop e até anunciaram Ranma nessa época, mas infelizmente não foi exibido. Podemos fechar essa saga com Lain, Candidate of Goddless e outros animes.

Infelizmente a Locomotion que começou a se dedicar a animes, com poucas animações fora desse padrão como Duckman e South Park, mas o canal começou a demonstrar sua fragilidade. O canal vinha avisos que a emissora começou a exibir comerciais para melhorar o canal em programação. Víamos comerciais da Quanto e de uma banda mexicana.

A cartada final da Locomotion veio nos moldes do que aconteceu com o canal Teleuno, aonde a Sony comprou para evitar concorrência. Construindo um novo canal as poucos, a Locomotion melhorou sua imagem, melhorou as legendas equivocadas e migra para o seu fim. Animax nem de longe vai lembrar o que foi a Locomotion, mas muitos animes nessa transição vai se perder, como o Esquadrão das Virgens, Evangelion e Caçadores de Elfa que não foram renovados pela nova gerência da Locomotion.

Para aqueles que curtiam a dublagem zuada de South Park também fica um adeus para essa galera. Sem comentar os comerciais nonsense do canal que também desapareceram.

Que venha o Animax, mas nunca se esqueça da história que a Locomotion escreveu nos canais a cabo.

Produzido por ©YAMATO CORPORATION - Conteúdo por ©YAMATO EDITORA - Design por ©T2 Studio - 2004/2009
Copyright: Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da ZN Editora.