Publicidade

 




Os infantis dos anos 80
03/11/2005
Escrito por: Danilo Saraiva
Editado por: Danilo Saraiva

A seção "Volta ao Tempo" do OhaYO! é uma das mais tradicionais do portal, desde que ela foi criada, em junho desse ano. Como foram exibidos muitos animes nos anos 80, resolvemos dividi-los em tópicos e o tema dessa semana são as séries infantis que passaram por aqui nessa época. A maioria dos desenhos animados tem uma espécie de link com o universo infantil, mas esses selecionados se destacaram pela linguagem fácil, traços sem compromisso e roteiros não aprofundados. Confira quais foram eles:

Dartagnan e os três mosqueteiros
Nome original: Wan Wan San Jushi
Ano de estréia no Japão: 1981
Criador: Alexandre Dumas

Embora muitos achem que esse anime foi produzido na Espanha, ele é fruto de uma parceria da Nippon Animation com criadores livres da Europa. Originalmente chamado de Wan Wan San Jushi (Au Au - Os Três Mosqueteiros) , essa série fez muito sucesso por onde passou, principalmente nos tempos de ouro na Manchete, no Brasil.

A exibição dessa "pérola" da animação durou cerca de dois anos, no antigo programa de TV Clube da Criança e teve seu tema de abertura cantado pelos que seriam futuros integrantes do Trem da Alegria, uma banda de sucesso dos anos 80.

Usando de animais falantes imitando atitudes humanas, o anime conta a história de Dartagnan, que sai de seu país de origem e ruma à Paris para se encontrar com os três mosqueteiros e aprender novas lições. Como todo bom desenho, Dartagnan tem inimigos que desejam que ele nunca realize seus sonhos, mas conta com grandes aliados, como a cadela falante Juliet, por quem ele vive um romance.

Gênio Maluco
Nome original: Makushon Daimao
Ano de estréia no Japão: 1969
Criador: Ikki Kajiwara

Com humor peculiar e traços quem lembram o anime Pinócchio (eram produzidos no mesmo estúdio), Gênio Maluco conta a história de uma família de gênios desequilibrados que viviam dentro de uma garrafa mágica. Quando um menino gorducho encontra a garrafa e solta um espirro, um dos gênios é libertado e a confusão começa.

Sempre que esse garoto comete um ato espontâneo como soluçar ou arrotar, mais um gênio da família é libertado e nunca eles realizam os desejos de forma correta, o que sempre acaba em conseqüências desastrosas. Durou fantásticos 104 episódios (dos quais pouco menos de cinqüenta exibidos por aqui) e foi transmitido pelo SBT.

O Pequeno Príncipe
Nome original: Hoshi no Ouji-samá Petit Prince
Ano de estréia: 1978
Criador: Antoine de Saint Exupéry

Baseado no homônimo livro de Antoine de Saint Exupéry, Pequeno Príncipe traz histórias de crítica social, humanidade e esperança. No anime não foi diferente e a produção japonesa soube manter a integridade da história.

O príncipe é um garoto que vive em um planeta solitário contando apenas com a companhia de uma flor, que nasce na terra infértil desse mundo. Sempre que alguém demonstra problemas na Terra, o garoto pega carona em um cometa e vai ao encontro dessa pessoa, que será ajudada pelo Pequeno Príncipe.

A história também traz o gancho da solidão, com o protagonista no centro de tudo e vivendo sua melancolia e drama pessoal. A companhia da flor critica a vulnerabilidade do ser humano em aceitar viver em uma sociedade cada vez mais solitária. Durou 35 episódios e foi exibido pelo SBT até os anos 90.

Rei Arthur
Nome original: Entaku no Kishi Monogatari - Moero!
Ano de estréia: 1979
Criador: Baseado em contos populares

Produzido pela Toei Animation, Rei Arthur se baseia nas lendas populares dos Cavaleiros da Távola Redonda. Todos os personagens clássicos dessa história surgem em formato animado aqui, nesse anime que possui cinqüenta e dois episódios de muita aventura.

A bruxa Morgana, o Rei Levik, o Mago Merlin e o reino encantado em que vivem esses seres. O mais interessante é que os roteiristas do anime preferiram dividir a série em duas fases, onde na primeira o Rei Arthur enfrenta a malvada Morgana e na segunda o poderoso Rei Viking. Essa última foi exibida de forma incompleta no Brasil, nunca tendo seus últimos episódios transmitidos por aqui. Passou pela época de ouro e auge do SBT.

 

 

 


Dartagnan

Gênio Maluco

O Pequeno Príncipe

Rei Arthur
Produzido por ©YAMATO CORPORATION - Conteúdo por ©YAMATO EDITORA - Design por ©T2 Studio - 2004/2009
Copyright: Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da ZN Editora.