Publicidade

 




Muda o dublador brasileiro de Homer Simpson
21/05/2007
Escrito por: David Denis Lobão
Editado por: Cezar Jr.

Por esta os fãs brasileiros de “Os Simpsons” não esperavam, a distribuidora FOX mudou o dublador de Homer Simpson. Isto mesmo, Waldyr Sant'anna, que já tinha passado algumas temporadas afastado do desenho, não dublará mais o simpático pai da família Simpson.

O caso Homer Simpson

Homer, um dos personagens mais queridos da família Simpson, terá um terceiro dublador no Brasil a partir deste mês, em substituição a sua original e mais conhecida voz.

O motivo da mudança é que durante os três últimos anos o ator Waldyr Sant´anna esta brigando na justiça contra a Fox, cobrando o pagamento dos direitos de intérprete nos boxes da série dos Simpsons.

Processo similar foi movido pelo dublador Tatá Guarnieri em São Paulo contra a FOX por ter dublado Jack Bauer, o protagonista da série “24 Horas”. A principal reclamação dos dois dubladores é que dublaram a séries para TV e suas vozes fora usadas nos DVDs sem que ganhassem nada por isto.

Segundo o carioca Hugo Leonardo, A FOX teria intimado o dublador a retirar o processo “sob a ameaça de perder não apenas seu personagem na série, mas inclusive no longa metragem que já está para ser dublado”.

Como Waldyr não retirou o processo, a FOX teria iniciado na última sexta-feira testes para escolher a nova voz de Homer no Brasil, tanto para o filme quanto para a nova temporada.

Segundo um contato do OhaYO! na distribuidora (o mesmo que nos informou do processo de Tatá Guarnieri), a FOX está decidida pela mudança, assim como ocorreu em “24 Horas”. O novo dublador deve entrar em estúdio já na próxima semana.

Segundo Santa´anna, "O propósito deles é manterem a situação de desrespeito não apenas aos direitos conexos, mas acima de tudo a nossa legislação que determina a obrigatoriedade da dublagem de toda produção estrangeira e da apropriação indébita dos direitos autorais, cuja usurpação é embutida nos ‘royaltes’ que são enviados para as matrizes dessas distribuidoras.", diz o dono da voz.

O outro lado

O OhaYO! conversou com representantes de três distribuidoras neste final de semana, que deixaram bem claro que dubladores que entrarem com processos ou que não autorizarem o uso da voz em várias mídias serão substituídos.

“Eles ganham muito bem para dublar. Quantos empregos você ganha mais de 60 reais para trabalhar uma hora? Não vamos abrir exceções. O que eles vão conseguir é que menos filmes sejam dublados no Brasil ou que profissionais fiquem com um mercado mais reduzido”, disse um diretor de distribuidora que pediu para não se identificado por temer represálias.

A Fox não é a única distribuidora brasileira que está trocando dubladores que reclamam de direitos conexos. Recentemente a Buena Vista (distribuidora de Disney) teria trocado todo o elenco de dubladores de “Lost” e algumas vozes da série “Desperate Housewives” pelo mesmo motivo.

Veja Waldyr dublando Homer ao vivo!

Para quem ainda duvida como os fãs amam Waldyr dublando Homer Simpson, o OhaYO! lembra o momento em que mais de 5 mil pessoas gritavam “Homer, Homer, Homer...” para o dublador no último Oscar da Dublagem.


Vídeo por: Karlos Kusunoki


Waldyr Sant'anna

Homer Simpson
Produzido por ©YAMATO CORPORATION - Conteúdo por ©YAMATO EDITORA - Design por ©T2 Studio - 2004/2009
Copyright: Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da ZN Editora.