Publicidade

 




“Dragon Ball” é redublado para estréia no Cartoon
01/03/2006
Escrito por: David Denis Lobão
Editado por: David Denis Lobão

Depois de muita duvida e especulação finalmente foi explicado o motivo da demora para estrear a primeira fase do anime “Dragon Ball” no Cartoon Network (a partir de 13 de abril á meia-noite).

A animação quando estreou no Brasil teve seus 60 primeiros episódios exibidos pelo SBT e dublados pela Gota Mágica de São Paulo. Para a estréia na Rede Globo, estes episódios foram redublados pelo distribuidor no estúdio Álamo (a mesma da fase “Z”), onde apenas a voz do General Blue (Marcelo Campos) foi mantida a mesma. Depois do episódio 61 em diante, o desenho japonês foi para os estúdios da DPN (que atualmente dubla “One Piece”). No estúdio pelos mais variados problemas várias vozes foram alteradas como Bulma, Mestre Karin é até mesmo o narrador.

Os fãs reclamaram, ficaram revoltados e agora veio à notícia de que a série foi redublada do capitulo 61 em diante pela Álamo para a estréia no Cartoon Network. Com isso todos os episódios da primeira fase de “Dragon Ball” tiveram duas versões brasileiras diferentes por episódio no país. Enquanto a segunda (“Z”) e a terceira (“GT”) tiveram apenas uma.

Os motivos que levaram a redublagem variam segundo a fonte ouvida. De acordo com um dublador da série o motivo mais provável para a redublagem seria para “deixar tudo uniforme e arrumar os erros, como foi feito com ‘Cavaleiros do Zodíaco’”. Mas segundo outra dubladora “tudo ocorreu por problemas de quem seria o detentor dos direitos da dublagem feita na DPN, a Rede Globo ou o distribuidor. O mesmo problema que ocorreu com a dublagem da Gota Mágica, do SBT, a quem ela pertencia? Quem podia usar?”.

Seja como for, caberá aos fãs escolherem sua dublagem favorita novamente. Viva o livre direito de escolha do controle remoto e a liberdade de criticar.

ERRATA: E atenção, diferente do que deixou a entender a matéria sobre a estréia de “Dragon Ball” e “Love Hina” no Cartoon Network, o anime “Love Hina” será exibido a meia-noite e meia e não ao meio-dia e meia.


O fã ficou preocupado, mas...

Não tem motivos pra stress...

Sem mudanças de voz dessa vez!
Produzido por ©YAMATO CORPORATION - Conteúdo por ©YAMATO EDITORA - Design por ©T2 Studio - 2004/2009
Copyright: Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da ZN Editora.