Publicidade

 




Retrospectiva 2006 – Parte 1:
Anime Songs (músicas de animês)

27/12/2006
Escrito por: Flávio Dória e Silvio Dória (editores do Portal Anime Songs - www.animesongs.com.br)
Editado por: David Denis Lobão

Dezembro já está acabando e chegou à hora de fazermos uma retrospectiva completa do ano que passou, um balanço discutindo tudo que vimos, ouvimos e o que mais foi mais comentado nos sites Japoneses ao longo do ano, e claro, o que esperar para o próximo ano no gênero de Anisongs (Anime Songs) no Japão, e no Brasil, ano em que o Anime Friends irá comemorar 5 anos.

Lembranças ruins

Vamos começar a retrospectiva com o que aconteceu de triste e negativo do outro lado do mundo. O ano de 2006 foi marcado pela despedida de grandes cantores. Ai Takano, faleceu em 1 de abril (não, não foi piada!), aos 55 anos, seu nome foi pouco lembrado pelos fãs brasileiros, mas suas músicas ficaram gravadas na memória de qualquer pessoa que tenha assistido a série Jaspion nos anos 1980 e 1990. Infelizmente, Ai Takano nunca chegou a cantar num grande show ao vivo sua principal música ("Ore ga seigi da! Jaspion"), mas no Super Hero Spirits 2006, em agosto passado todos os cantores fizeram uma grande homenagem a ele tocando o tema em versão acústica. Outra grande perda foi a morte do baixista Hiroyuki Tanaka, do LAZY, em setembro, ele era amigo de infância de Hironobu Kageyama e juntos iniciaram na carreira musical com a banda Lazy.

Micos do ano

O 'mico' do ano com certeza foi o caso do "Super Robot Spirits LIVE in HK 2006". Em janeiro, foi anunciado em Hong Kong que a turnê do Super Robot Spirits estaria indo para o país logo em fevereiro, a noticia era quase um sonho para os fãs que poderiam ver pela primeira vez os cantores Hironobu Kageyama, Ichiro Mizuki, MIQ, Mitsuko Horie e Masaaki Endo cantando ao vivo! Na época lançaram camisas, pôsteres e até uma lista com cerca de 50 músicas foi divulgada para os fãs escolherem quais seriam tocadas no show. Os ingressos estavam sendo vendidos antecipadamente (por um alto valor) e os cantores já comentavam em seus sites sobre a expectativa de cantar fora do Japão, com a turnê do SRS, parecia tudo perfeito, até que a verdade logo veio à tona, poucos dias antes do show a produtora chinesa responsável pelo evento Studio814 cancelou a data da turnê e ainda fechou o site oficial e a empresa e, literalmente, desapareceu. Causando uma grande dor de cabeça aos mais de 500 fãs que compraram ingressos, o caso acabou sendo noticiado nas manchetes policiais de jornais de Hong Kong.

O retorno dos que não foram

Ele está de volta! Nobuo Yamada, vocalista da banda de rock MAKE-UP e cantor do hit "Pegasus Fantasy", sucesso no Brasil, voltou com tudo nesse ano de 2006. Nobuo Yamada é uma grande referência quando o assunto é músicas de “Cavaleiros do Zodíaco”, depois de fazer grande sucesso na década de 1980, Nobuo Yamada volta agora com outro grande hit, o tema do Super Sentai: "Gou Gou Sentai Boukenger", série que marca os 30 anos desse gênero de heróis no Japão. Com agenda cheia desde o início do ano o cantor fez cerca de dois show por mês e ainda lançou seu segundo álbum solo, NoB está em ascensão e promete mais novidades no próximo ano.

Outro cantor que com certeza vai comemorar o ano de 2006 é Hironobu Kageyama, sua fama internacional vem crescendo todo ano, e já teve propostas para cantar em eventos no México, EUA, París e Coréia. Kageyama esteve na Espanha pela terceira vez na carreira, ao lado de Akira Kushida os dois fizeram shows em Barcelona, Sevilha e Granada. E junto com Masaaki Endo e Hiroshi Kitadani os três se desligaram da antiga gravadora Birthday Song e criaram a SOLID VOX, uma empresa responsável por agenciar a carreira de novos cantores incluindo os três.

Quem também teve certo destaque nesse ano foram os veteranos Takayuki Miyauchi (Winspector, Kamen Rider Black RX) e MoJo (Goggle V, Machineman) graças a ajuda do apresentador e fã Shocker Onno, que passou a agenciar a carreira de ambos. Eles fizeram e ainda fazem pequenas apresentações por todo o arquipélago Japonês, e claro, a presença deles em mega-eventos como o Super Hero Spirits e Super Anison Spirits tornou-se constante. Uma grande vitória para Miyauchi que quase encerrou sua carreira como cantor há dois anos.

O destaque de 2006

Como cantor destaque do ano, a equipe do Portal Anime Songs elegeu a novata Misato Aki, que já está em seu terceiro single e lançou recentemente seu primeiro álbum solo, sua estréia num show ao vivo foi muito boa - todos os ingressos do 'debut' foram esgotados com semanas de antecedência. Num ano em que poucos cantores apareceram como "novidade" no gênero dos anime songs, Misato Aki é sem duvida a melhor estreante de 2006 e é a aposta da SOLID VOX (empresa responsável pelos cantores Kageyama, Endo e Kitadani) para os próximos anos. Quem também não fez feio nesse ano foi o veterano Ken Narita que estava afastando dos palcos há muito tempo. Ele é o cantor de “Denji Sentai Denziman”, sucesso dos anos 1970, e pela primeira vez subiu ao palco do Shibuya O-EAST no Super Sentai Spirits II – evento que nosso colaborador Búlgaro esteve, e nos enviou uma reportagem completa sobre tudo o que rolou por lá – Ken Narita já está confirmado para outro grande evento, o Super Anison Spirits, que acontece em janeiro de 2007, suas músicas provavelmente serão o tema de “Cyborg 009” e “Denziman”.

O “álbum” do ano

Em matéria de "álbuns" os lançamentos do ano foram: o cd comemorativo de 10 anos "ANIMETAL ~Decade Of Bravehearts~" da banda Animetal de Eizo Sakamoto, lançada pouco antes da turnê feita em Paris. Olympia foi o quarto best álbum do JAM Project lançado junto com o DVD JAM Project LIVE KING GONG foi um dos lançamentos mais aguardados do ano. Masaaki Endo depois de três anos lança seu segundo cd solo intitulado "M.e" (abreviação de Masaaki Endo) com várias músicas inéditas, portanto, é o presente perfeito para os fãs de anisongs neste natal!

Anime Friends 2006

Não podermos nos esquecer do Anime Friends 2006, principal evento do ano. A empresa Yamato Comunicações e Eventos sempre foi feliz nas escolhas de seus cantores, e nesse ano não foi diferente, tivemos a chance de ver um show com três excelentes cantores: Masaaki Endo e Hiroshi Kitadani um pouco mais conhecidos e também Yumi Matsuzawa, nome pouco lembrado, mas responsável pelo hit de sucesso de “Cavaleiros do Zodíaco” no Japão, Chikyugi, o tema da mais aguardada saga dos guerreiros de Atena; Yumi cativou o público com seu carisma e é hoje uma das cantoras favoritas de qualquer fã de anime no Brasil.

Ao longo desses quatro anos o Anime Friends ganhou uma enorme popularidade e figura entre os maiores eventos de toda América Latina. Mas nesse ano também tivemos o Anime Expo 2006 que trouxe o cantor Ayumi Miyazaki de “Digimon”, e segundo o dono do evento, ano que vem teremos uma surpresa!

E qual foi o grande destaque de 2006?

Qual foi o grande destaque de 2006? Tivemos muitas novidades nessa temporada atual, novas músicas, novos cantores e grandes shows não só no Japão, mas no Brasil, Coréia, Taiwan, Espanha. Então para eleger os melhores hit do ano no mundo das anime songs ouvimos quem mais entende do assunto para dizer o que aconteceu de melhor nesse ano de 2006. Pensando nisso, pedimos a três jornalistas, e colaboradores do animesongs.com.br que elegessem simplesmente o destaque da música em 2006. Vale qualquer coisa: um show, uma faixa, um álbum, um acontecimento isolado ou uma tendência. Confira!

Ricardo Cruz, integrante do JAM Project.
"Gostei muito da Break Out que foi uma composição do Kageyama, mas foi ajudada por todos os outros membros do JAM. Curti muito a Outride também, bem melhor que a Oneness do ano passado, ambas temas do show Animelo Summer live."

Tomoe, colaborador da Bulgaria, atualmente estuda no Japão.
"Eu acho que a coisa mais interessante que aconteceu em 2006 foi a escolha de vários cantores de anison em ‘Boukenger’ – Nobuo Yamada, Mitsuko Horie, Ichiro Mizuki, Takayuki Miyauchi, Akira Kushida, MoJo, Hideaki Takatori, Pychic Lover, Takafumi Iwasaki...especialmente os veteranos. Isso aconteceu pela primeira vez."

Flavio Doria, editor do portal Anime Songs.
"Eu considero como destaque desse ano o cantor Akira Kushida. Suas performaces no palco esse ano foram excelentes! Ele esteve em Barcelona onde pouca gente conhecia suas músicas e mesmo assim fez uma grande apresentação, empolgou bastante o público e protagonizou algumas cenas engraçadas, e no Super Sentai Spirits II cantou como nunca, com muita energia e vibração nem parecia ter mais de 50 anos! Espero ver ele por aqui mais uma vez!

E o que teremos em 2007?

O próximo ano promete ser ainda melhor para os fãs de anime songs, logo no início de janeiro começa a turnê pelo Japão: "JAM Project LIVE JAPAN CIRCUIT 2007 Break Out", que passa pelas cidades de Tokyo, Osaka, Nagoya, Fukuoka e Sendai. Pela primeira vez o cantor Ricardo Cruz participará em um show ao vivo com todo o JAM reunido – os ingressos dessa turnê se esgotaram em apenas dois dias de vendas, o que prova que a popularidade do JAM vem crescendo cada vez mais. Será o ano em que o Anime Friends e portal Anime Songs comemoram cinco anos de vida! Que venha 2007!

Fotos: Equipe Anime Songs / Divulgação Web / Reprodução Web


MoJo e Takayuki

SRS2006

A cantora Micchi

Nobuo Yamada

Fotos da coletiva de imprensa - Anime Friends 2006

Hironobu_Kageyama
Produzido por ©YAMATO CORPORATION - Conteúdo por ©YAMATO EDITORA - Design por ©T2 Studio - 2004/2009
Copyright: Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da ZN Editora.