Publicidade

 




Gashapon - Você ainda vai ter um!
26/02/2007
Escrito por: Caio de Souza
Editado por: Caio de Souza

Gashapon é, na verdade, uma palavra derivada de duas onomatopéias em japonês, 'gacha' (o giro de uma alavanca de metal), e 'pon' (o barulho do brinquedo caindo). Tratam-se, afinal, de máquinas que viraram febre nos anos 90, que ofereciam pequenos bonecos feio de plástico PVC, altamente detalhados e ocasionalmente montáveis. Mas não são simples brinquedos.

Febre de Plástico

Os gashapons ficaram famosos por terem se tornado, com o tempo, itens de colecionadores, podendo às vezes - dependendo da sua raridade -, alcançar preços incríveis.

As máquinas de gashapon costumam ser tematizadas, com personagens de um só tipo de fonte - seja ela um animê, mangá, video-game, ou ícone popular. A maioria dos consumidores de fichas para utilizá-las, no entanto, está entre o público adulto - de colecionadores aficionados. Muitas vezes podemos encontrar máquinas proibidas para crianças - que costumam conter 'gashapons' de garotas sem roupa, ou em posições comprometedoras.

Em muitos lugares - como Akihabara -, surgiram lojas especializas em conjuntos de gashapons. Geralmente os conjuntos para compra separada costumam ser muito mais caros do que uma simples ficha (que costuma custar entre 100 e 500 ienes) -, mas muitas vezes é a única saída para um colecionador frustrado que nunca consegue a peça que deseja nas máquinas.

Há alguns meses, os 'gashapons' começaram a chegar ao Brasil por preços muito bons – ainda mais se considerarmos que, no Japão, os conjuntos de gashapons separados costumam ter o preço bastante elevado, e que alguns são extremamente raros e difíceis de se conseguir.

Diogo "Taito" Prado é fã de animê, e coleciona gashapons desde que a quantidade vendida aqui no Brasil aumentou. "Acho muito bom que eles estejam trazendo tantos gashapons para cá. Eles são incrivelmente detalhados, e o preço é bastante em conta. Qualquer um pode começar uma coleção, a qualquer hora" - relata. "E ainda temos a vantagem de poder escolher a peça que desejarmos".

Gashapons Virtuais

Ultimamente podemos conferir que a febre dos gashapons invadiu até mesmo os videogames. Em "Legend of Zelda: Oracle of Ages", por exemplo, existem as "Gasha Trees", onde se deve recolher miniaturas dos personagens, ato essencial para o progresso do jogo. Em outros, como "Super Smash Bros. Melee" (para "GameCube") e "Narutimate Hero" (para "Playstation 2"), por exemplo, o jogador pode colecionar 'gashapons' virtuais, enquanto progride, e apreciá-los sempre que desejar.

Produzido por ©YAMATO CORPORATION - Conteúdo por ©YAMATO EDITORA - Design por ©T2 Studio - 2004/2009
Copyright: Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da ZN Editora.