Publicidade

 




Principal cantor de Digimon no Brasil
18/05/2007
Escrito por: Flávio Dória e Silvio Dória (editores do site Anime Songs)
Editado por: Cezar Jr.

Este ano o Anime Friends comemora 5 anos, e quem ganha o presente são os fãs! E foi anunciado hoje com exclusividade pelo site Anime Pró o terceiro cantor japonês do evento. Interprete dos temas de um animê de grande sucesso em diversos países, aqui no Brasil exibido primeiramente pelo canal a cabo Fox Kids, e com as músicas originais, estamos falando de “Digimon”.

Apresentamos então, Kouji Wada, o cantor dessa série que assim como “Cavaleiros do Zodíaco” marcou uma geração de fãs. “Digimon” sem sombras de dúvida faz parte dessa história mais recente dos animês no Brasil.

Conheça Kouji Wada

Kouji Wada não é um veterano dos anime songs, mas tem uma história recente de bastante sucesso, ele é o responsável pelo tema de abertura da 1º, 2º, 3º, 4º e 5º temporada de “Digimon”, uma das melhores trilhas sonoras de animês dos últimos anos.

Aos 18 anos de idade já tocava guitarra, com uma banda no colegial. Kouji Wada tinha um sonho de criança de ser motorista de ônibus  – segunda uma entrevista dada pelo próprio cantor a Kabushikigaisha Dimps em 2001 (empresa responsável pelo marketing do jogo Digimon Battle Spirits) – mas quase se tornou mesmo um jogador de Baseball, ainda na época de escola Kouji era o camisa 16 dos WETS e chegou a disputar uma final amadora do torneio de verão entre escolas. Segundo o próprio ele se considera uma pessoa calma e tranqüila, seus principais hobbies além do baseball, são; pesca, leitura e dormir! Mas na hora de cantar contagia a todos com sua excelente voz e presença de palco.

A vez de “Digimon”

Em 1999, foi escolhido pela TOEI Animation para ser o cantor do tema de "Digimon Adventure" que seria transmitido pela TV Fuji. A série que iniciava uma das maiores franquias da animação japonesa, sendo lançado diversos tipos de produtos e até um especial de cinema.

Todo esse planejamento de marketing feito pela Bandai aconteceu alguns anos antes da série ir ao ar, na época era lançado pela primeira vez no Japão os 'bichinhos virtuais' ou 'monstros digitais' seguidos diretamente pelo 'tamagochi' (sucesso no Brasil) e depois virando o animê, hoje conhecido como “Digimon”. A música tema "Butterfly" foi um sucesso já previsto pelo compositor Chell Watanabe, pela primeira vez Kouji Wada mudava seu estilo musical, que era de baladas românticas para uma versão mais "rock" que acabou agradando a todos os fãs. O hit da série ficou por 5 semanas consecutivas no ranking do programa da TBS: COUNT DOWN TV e consequentemente no prestigiado ranking da Oricon Chart

O sucesso lhe rendeu diversos convites para shows e mais uma vez a música principal da seqüência da primeira temporada; “Digimon Adventure 02”.

O tema "Target ~Akai Shougeki~" cantado por Kouji foi composto desta vez por Michihiko Ohta que também produziu outros clássicos da trilha sonora de “Digimon” como "The Biggest Dreamer" e "FIRE!!" também de Kouji Wada. Nesse mesmo período é convidado a cantar o tema de outra série animada, agora de robôs; “Transformers Car Robots” do estúdio Gallop; o tema "Honoo no Overdrive" apesar de ser muito bom foi trocado na versão americana por uma música instrumental a pedido da Saban Entertainment (empresa que dominou o cenário dos desenhos animados na década de 1980 e 1990 na América). Em 2001 começa a terceira temporada: “Digimon Tammers” e mais uma vez Kouji Wada é convidado a cantar o tema de abertura, o single "The Biggest Dreamer" bateu novos recordes de venda que lhe renderam novos convites. Um desses convites era o encerramento do programa de variedades da Nihon Terebi, "Pinpapa" que seria lançado como single do cantor.

Era setembro de 2001, quando Kouji Wada escrevia a letra da música, nesse momento aconteceram os ataques terroristas ao World Trade Center em Nova York, isso lhe fez pensar a respeito e passar esse sentimento para a música. "A letra contém uma mensagem franca e honesta de paz e esperança do nosso ponto de vista, e se uma ou mais pessoas extraírem alguma coisa dela, seria muito bom...esse é o tipo da canção." disse Kouji Wada numa entrevista na época. O single chamado "Starting Over" foi lançado em novembro daquele mesmo ano. E seu primeiro álbum solo "all of my mind" lançado em dezembro com os tracks inéditos "Modern Love" e "Shounen no Mamade".

Em abril de 2002, se iniciava outra aventura “Digimon” (“Frontier”), franquia que já durava quatro anos, e mais uma vez Kouji Wada é o nome principal da trilha sonora, com a volta de Cher Watanabe como compositor novos sucessos são lançados: "FIRE!!", "Inocent ~Mujaki na Mama de~", "an Endless tale" e "With the Will". Pouco antes do fim da quarta temporada de Digimon, Kouji Wada cantou os temas "Sanga Dai Suki" e "Kyouto Purple Sanga Chuukei" musicais do time de futebol profissional da cidade Kyoto Sanga F.C. ambos os hits veiculados pela emissora de rádio e TV: KBS.

No ano seguinte antes de ficar longo tempo inativo, gravou sua última música em “Digimon”, para o jogo de videogame “Digimon World 3” (plataforma: Playstation) "Miracle Maker (Spirit of adventure)". Por problemas pessoais o cantor ficou por três anos fazendo apenas rápidas apresentações e nenhum lançamento.

Três anos depois, Kouji Wada volta à ativa, iniciando uma série de turnês, promovendo seu novo hit de sucesso "Hirari", o tema da quinta e última temporada de “Digimon” (“Savers”).

Em comemoração a essa volta de Kouji, foi lançado pela sua gravadora Index Music uma coletânia chamada "The Best Selection~Welcome Back!" que incluía uma música inédita, "Pierce" tema de encerramento do programa semanal de lutas 'Kakutou-ou' (Rei das Artes-Marciais) exibido pela rede TBS. No primeiro concerto do ano, o "Shibuya Tamashii Vol.116 ~Kouji Wada Special~" ele cantou seus principais hits de “Digimon” (esse show você confere na íntegra abaixo).

Agora chegou a vez dos fãs brasileiros poderem assistir ao vivo uma performance de Kouji Wada, em seu primeiro grande show fora do Japão.

Abaixo um resumo sobre os anos de maior sucesso de Kouji Wada no gênero das anime songs:

1992: Aos 18 anos compra sua primeira guitarra, começa ai sua história como cantor.

1999: Butter-fly da série “Digimon Adventure” exibida pela Fuji TV do Japão, seu debut nas Anime Songs.

2000: Sua primeira música de animê fora do gênero de “Digimon”; "Honoo no Overdrive ~Cars Robot Cybertron~" tema da série “Transformers Cars Robot”.

2001: Lança seu primeiro álbum solo chamado "all of my mind", contendo suas melhores músicas dos últimos anos.

2006: Após cerca de três anos inativo, Kouji volta a cantar um hit de “Digimon”, "Hirari" o tema da quinta temporada da série.

2007: Ano de seu primeiro show fora do Japão, sua estréia internacional, no 5º Anime Friends em São Paulo.

Ficha-técnica
Nome:
Kouji Wada
Nascimento: 04/02/1955
Cidade: Ibaraki, Japão
Músicas: Butter-Fly, Kaze, Egao, Seven, Target~Akai Shougeki~, Shoujo no mama de, Say Again, The Biggest Dreamer, Kimi iro no Mirai (Yume), Boku wa Boku Datte, Modern Love, Starting Over...

Serviço – Talk & Live Show de Kouji Wada no Anime Friends 2007
Data: 19 de julho (quinta-feira)
Horário: A definir
Local: Universidade UniSant´Anna
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 421 (Estacionamento)
(Próximo à estação Tiete do metrô)
Santana – São Paulo (SP)
Preços: R$ 10,00
(para ingressos adquiridos antecipadamente, válido somente para este dia)

Confira abaixo um video do cantor


Kouji Wada cantando "The Biggest Dreamer"

fotos: divulgação
Produzido por ©YAMATO CORPORATION - Conteúdo por ©YAMATO EDITORA - Design por ©T2 Studio - 2004/2009
Copyright: Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da ZN Editora.