Publicidade

 




Morre Eleu Salvador: O adeus do Seu Jaiminho
13/08/2007
Escrito por: David Denis Lobão
Editado por: Cezar Jr.

Morreu em São Paulo, na última sexta-feira (10), as 19h40, o ator, dublador e compositor Eleu Salvador. Eleu possui entre seus personagens mais conhecidos o professor Dingle Dong (“Pica Pau”), Dr. Emmet Brown ("De volta para o futuro"), Jaiminho (“Chespirito”) e o pai da Bulma em “Dragon Ball Z”.

Eleu Salvador nasceu na cidade General Câmara (Rio Grande do Sul) e foi cremado no sábado (11), às 17h, no Crematório da Vila Alpina, em São Paulo. Além de dublador Eleu também é autor de muitas canções, como “Da sorte” (interpretada por Elis Regina) e “Parabéns Gaúcho”, em parceria com Dimas Costa.

O eterno vovô dos animês

Os últimos papéis de Eleu Salvador foram com desenhos animados japoneses, na maioria deles interpretando  vovôs. No entanto, já debilitado por problemas de saúde, Eleu acabou abandonando a maioria de seus personagens e foi trocado por outros dubladores.

Recentemente Eleu dublou o avô de Yoh Asakura (“Shaman King”), Kagome (“InuYasha”) Rebecca (“Yu-Gi-Oh!”) e do Shin-Chan (“Crayon Shin-Chan”). Ele também emprestou sua voz para o vovô do Arnold no cartoon “Hey Arnold!” da Nick.

Nosso querido Carteiro!

Eleu Salvador tem um trabalho bem marcante com seriados clássicos. É dele a voz original de Hikaru Sulu (George Takei) na dublagem original de “Jornada nas Estrelas” (“Star Trek”), do Tei Tut no seriado “Batman” dos anos 60 e de Raul Padilla (Jaminho, o carteiro) dos seriados “Chapolin” e “Chespirito”.

Eleu começou a dublar nos anos 90 os personagens do ator Raul Padilla nos seriados de Roberto Gomez Bolaños, após o falecimento de Older Cazarré, dublador original do ator no Brasil e de seus personagens como Jaiminho, o carteiro. Eleu foi selecionado para o papel pelo próprio Marcelo Gastaldi, dublador do personagem Chaves e diretor de dublagem dos seriados.

Eleu Salvador dublou as participações do ator no seriado “Chapolin” para o SBT onde fez papéis marcantes como Pepe, o assistente do cientista maluco (“Já tirei a vela”). Depois voltaria a dublar o ator (e todos os personagens dele, incluindo o carteiro Jaiminho) no seriado “Chespirito” para a CNT/Gazeta.

Eleu, entretanto, não foi chamado para dublar em 1997 na Gota Mágica o seriado “Clube do Chaves” para o SBT onde foi substituído por Jorge Alex. Em 2005 o ator seria chamado para dublar o ator “Raul Padilla” na redublagem das séries clássicas para DVD, mas já bem debilitado e doente o ator não dublava mais e foi substituído em Chaves e também nos animês “InuYasha” e “Shaman King”.

A filmografia básica de Eleu Salvador

- Rei Tut em “Batman”
- Dr. Emmet em “De Volta para o Futuro”
- Cientista Alemão, Dooley e Professor Dingle Dong em “A turma do Pica Pau”
- Senhor Miyagi Pat Morita em “Karate Kid 4 – O desafio final”
- Avô do Arnold em “Hey, Arnold!”
- Glover em “Os 6 Biônicos”
- Coronel Durahan em “Monster Rancher”
- Blaine em “Pokémon”
- Pai da Bulma em “Dragon Ball Z”
- Raul Padilla (Jaminho, o carteiro) em “Chapolin” (SBT) e “Chespirito” (CNT)
- Jonathan Kent e policial Dan Turpin “Super-Homem – A série animada / Superman - Animated Series” (SBT/Warner/Record)
- Avô do Yoh Asakura em “Shaman King” (1ª voz)
- Avô da Kagome em “InuYasha” (1ª voz)
- Tenente Hikaru Sulu “Jornada nas Estrelas”
- Malak (Tracey Walter) em Conan, o Destruidor
- Gassami N° 2 e Sr Yada em “Jaspion”
- Sagat em “Street Fighter II Victory”
- Chefe Kurata em “Spectreman”
- Henry Gloop em “Jeannie é um Gênio”
- Baterista Wally em “Butch Cassidy e os Sundance Kids” (2ª temporada)
- Tio Chan em “As Aventuras de Jackie Chan” (1ª temporada)
- Avô da Rebecca em “Yu-Gi-Oh!“
- Boris Badenov em “As Aventuras de Rocky & Bullwinkle”
- Avô do Shin-Chan em “Crayon Shin-Chan”


Descanse em paz Eleu Salvador

Jaiminho, um dos personagens mais marcantes
Produzido por ©YAMATO CORPORATION - Conteúdo por ©YAMATO EDITORA - Design por ©T2 Studio - 2004/2009
Copyright: Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da ZN Editora.