Publicidade

 




Os animês da Rede Globo
08/01/2008
Escrito por: Túlipe Helena (colaboração de David Denis Lobão)
Editado por: Felipe Marcos

O programa infantil “TV Globinho” estreou em julho de 2000 na Rede Globo. Inicialmente o programa era exibido de segunda a sexta, as 08h30, depois o programa tornou-se um quadro no programa “Bambuluá”. Com o fim de “Bambuluá”, a “TV Globinho” voltou a ser uma atração independente e a partir de janeiro de 2003 passou a ser exibido também aos sábados.

Desde quando estreou na grade de programação da Rede Globo, a “TV Globinho” passou por diversas mudanças, dentre elas a dos seus horários e dias de exibição, das suas atrações, da grade de estréia de desenhos e de seus apresentadores. Cerca de 53 desenhos já foram exibidos no programa.

Atualmente os animês “Sonic X”, “Zatch Bell”, “Yu-Gi-Oh!” e “Oban Star Racers” são exibidos e estão sendo mantidos dentre as atrações do programa.

“Yu-Gi-Oh!”

A saga “Yu-Gi-Oh!” começou como um mangá no Japão em 1996 que deu origem a duas séries de mangá, três séries de anime e dois filmes. A editora JBC é responsável pela publicação de “Yu-Gi-Oh!” no Brasil.

O mangá foi criado por Kazuki Takahashi e inicialmente focaliza Yugi Muto que usa jogos criados por ele mesmo para lutar contra vilões. Yugi também se envolve em desventuras junto com os seus amigos Joey Wheeler, Téa Gardner e Tristan Taylor. O mangá começa falando pouco sobre o jogo de cartas Magic & Wizards nos primeiros sete volumes

Produzido pela Toei Animation, “Yu-Gi-Oh!” é um animê de 27 episódios baseado nos volumes de um a sete do mangá original. Ele foi exibido pela primeira vez pela TV Asahi em abril de 1998. O animê não focaliza o Magic & Wizards. 

A série “Yu-Gi-Oh! Duel Monsters” introduziu “Yu-Gi-Oh!” para o Ocidente.  Ela é produzida pela Nihon Ad Systems e foi traduzida para mais de 20 idiomas e exibida em mais de 60 países. A série terminou com 224 episódios.

"Yu-Gi-Oh! GX" é um animê spin-off de “Yu-Gi-Oh!” com um novo protagonista, o Judai Yuki. É uma nova história que não foi baseado no mangá.

“Yu-Gi-Oh! Capsule Monsters” é uma série pequena de 12 episódios semelhante a “Yu-Gi-Oh! The Movie - Pyramid of Light” (Yu-Gi-Oh! O Filme - A Pirâmide de Luz).

A história


A história de “Yu-Gi-Oh!” é baseada na lenda que há muito tempo atrás, os faraós egípcios costumavam promover jogos mágicos semelhantes ao Duelo de Monstros, um card-game. A única diferença eram os monstros reais. No anime, o duelo renasce em forma de um jogo de cartas. O desafio para Yugi começa quando seu avô lhe deu um antigo quebra-cabeça egípcio que ninguém conseguia montar. Como Yugi conseguiu, sua vida mudou e ele ganhou poderes inacreditáveis e um alter-ego, Yami-Yugi. Toda vez que ele joga de maneira certa, ele cresce e fica com mais força. Os melhores amigos de Yugi são Joey, Tristan e Téa. Eles ajudam Yugi a enfrentar o embate mais difícil de sua vida que é ganhar a competição para poder salvar seu avô de Maximillion Pegasus, o criador do jogo de cartas.

“Zatch Bell”

O animê inspirado no mangá criado por Makoto Raiku em 2001 é dirigido por Tetsuji Nakamura no estúdio Toei Animation desde 2003. Atualmente “Zatch Bell” está no ar no Brasil pelo Cartoon Network, TV a cabo, e na Rede Globo, na TV Globinho. Outras emissoras também compraram os direitos de transmissão de “Zatch Bell”, como a America TV do Peru que comprou 52 episódios.

São cerca de 150 episódios do animê, além de dois longas-metragens.

A história


A cada mil anos cem mamodos, habitantes de um mundo paralelo chamado Mundo Mamodo, são mandados à Terra para batalharem uns contra os outros, a fim do último que sobreviver se tornar o rei. Para realizarem esse feito, cada mamodo escolhe um parceiro humano, sendo este o único que pode ler o livro de poderes. O mamodo só pode usar seus poderes quando seu parceiro lê as palavras mágicas do livro. Com o passar do tempo e das batalhas, o mamodo fica mais forte. Se o livro for destruído o mamodo volta para o mundo mamodo e perde a chance de se tornar o rei.

Em “Zath Bell”, Kiyo Takamine é um jovem japonês de 14 anos, e seu parceiro Zatch Bell, um mamodo de seis anos e sem memórias de seu mundo real. Kiyo é o atual dono do livro de Zath. Juntos eles vivem grandes aventuras e criam um grande laço. Eles se tornam parceiros de luta e amigos. A missão de Kiyo é ajudar Zatch a ter suas memórias de volta e vencer a luta.

No Brasil a dublagem de Kiyo fica por conta de Vagner Fagundes, e a dublagem de Zath é feita por Fernanda Bullara.

“Sonic X”

A série de animê é baseada nos games e desenhos do Sonic. Atualmente é transmitida no Brasil pelo canal por assinatura Jetix e também pela TV Globo, na TV Globinho. Em Portugal, “Sonic X” é transmitido pela SIC, no espaço SIC Kids. O desenho foi produzido pela Sega Sonic Team, Tokyo Movie Shinsha e Toho Co., Ltd., a mesma de Godzilla.

O animê “Sonic X” é dirigido por Hajime Kamegaki no estúdio Tokyo Movie Shinsha. Ele foi ao ar pela primeira vez em agosto de 2003. São cerca de 78 episódios.

Existe uma divergência na divisão do animê. Segundo a trilogia japonesa, há duas temporadas: a primeira, que são os episódios 01 a 52, e a segunda, os episódios 53 a 78. Cada temporada conta uma história diferente.  A primeira temporada tem 26 episódios e conta as primeiras aventuras de Sonic e dos seus amigos, em busca das Sete Esmeraldas do Caos, ao mesmo tempo que tentam parar o Dr. Eggman e os seus planos de conquistar o mundo. Esta primeira série termina quando o Sonic atinge a sua super forma e funde os dois mundos num só.

A história


A história começa com Sonic tentando salvar Cream e Cheese das garras do Dr. Eggman. Dr. Eggman ativou o poder do Chaos Control, e ele, e os seus amigos Amy Rose, Knuckles, Tails e Cream foram teleportados para um mundo paralelo ao seu, onde eles conhecem os humanos Christopher "Chris" Thorndyke, o seu avô Chuck Thorndyke, e os amigos da escola de Chris, Helen, Danny e Francis.  

“Oban Star Racers”

O animê “Oban Star Racers” (co-produção entre a França e Japão) já foi exibido no Brasil pelo canal Jetix, mas assim como ocorreu com “Sonic X”, não teve o seu final exibido. Seguindo o exemplo do porco-espinho, ele também chegou às telas da Rede Globo. A diferença é que as aventuras de “Sonic X” são exibidas de segunda a sexta (junto com “Yu-Gi-Oh!” e “Zatch Bell!”) e “Oban” está no ar somente aos sábados.

A história

A animação possui 26 episódios e conta a história de Molly, uma adolescente que mora no ano de 2082 e foge do orfanato onde morava para encontrar o pai em uma base de aviões. Quando chega ao local, uma nave espacial ataca na Terra para levar alguns escolhidos (entre eles Molly) para participar da Grande Corrida de Oban, realizada a cada 10 mil anos.

fotos: divulgação

Produzido por ©YAMATO CORPORATION - Conteúdo por ©YAMATO EDITORA - Design por ©T2 Studio - 2004/2009
Copyright: Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da ZN Editora.