Publicidade

 




Daan Daan - Japão Pop no Brasil
22/05/2009
Escrito por: David Denis Lobão e Tom Marques
Editado por: Tom Marques

A emissora pública Cultura exibirá o documentário brasileiro "Daan Daan - Japão Pop no Brasil" que mostra uma panorama da cena cosplay e a cultura pop dos animês, mangás, com a participação de vários cosplayers brasileiros.

O objetivo da produção é investigar de forma séria o intercâmbio entre a cultura jovem japonesa e a brasileira. O filme começou a ser gravado em julho do evento Anime Friends 2007 e teve outras localidades, em setembro e outubro, em quatro Estados: Amazonas, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.

A equipe do OhaYO! acompanhou parte das gravações, assistiu um trecho do material gravado e garante: É algo surpreendente. Nada com esta qualidade já foi feito sobre o tema no Brasil.

Produzindo um documentário no Brasil

“DAAN-DAAN! Cultura Pop Japonesa no Brasil” foi viabilizado com um prêmio entregue pela TV Cultura, em parceria com o SESC e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do edital Programa Janela Brasil.

A produção é dirigida por Laura Faerman, que trabalha a sete anos como diretora e editora de cinema e vídeo. Laura explica para o OhaYO! que realizar um longa como este no Brasil não é uma tarefa fácil. “Ainda são raras políticas como a implantada pela TV Cultura para o setor de documentários, que dá espaço para a pluralidade temática e de linguagem.

O DOC TV, que premia projetos de documentários em todo o país, é um exemplo muito bem sucedido neste sentido, abrindo espaço para novos realizadores e olhares sobre o Brasil”, conta a diretora. Acompanhando Laura nesta “aventura pelo mundo dos animês”, estão o produtor Luis Ludmer e a roteirista Thaís Teixeira.

Ludmer destaca que é complicado transformar uma idéia como esta em um longa-metragem, mas lembra que a visão de Laura sobre o assunto foi vital para o projeto “Há o mérito da diretora Laura Faerman, em ter captado no ar essa tendência da Cultura Pop Japonesa no Brasil. E também o mérito do júri do Edital Janela Brasil da TV Cultura de acreditar nessa idéia e torná-la possível”.

As filmagens no Anime Friends

Primeiro domingo do Anime Friends, dia 15 de julho. Enquanto o público esperava na fila para entrar e os coordenadores lutavam contra o relógio para terminar de arrumar tudo a tempo, a equipe de Laura preparava as câmeras e os técnicos para iniciar as filmagens do documentário no maior evento de animê e mangá do continente americano.

Durante aquele dia (e por mais dois) as câmeras iriam circular pelo meio do público, captar os cosplayers, selecionar as melhores imagens e cenários para transformar o longa em realidade. “Eu já havia ido a alguns eventos de animê, mas nada que tivesse as proporções da Anime Friends”, declara Laura impressionada com a dimensão do evento e com o público que lotava a Universidade UniSant´Anna em São Paulo. “O mais impressionante na feira foi ver aquela quantidade de pessoas com roupas incríveis e códigos próprios, formando um ambiente que beira a ficção científica e o mundo virtual, todas se divertindo muito”, completa Laura.

"Foi algo diferente e bastante interessante. Vivenciar este universo de atuação em cinema, com pessoas dizendo ‘corta’ e ‘ação’ foi algo que eu jamais pensei que pudesse fazer. Espero que esta iniciativa de levar cosplayers para um tipo diferente de mídia dê certo e consiga o resultado esperado pela produção. Agradeço muito a eles pelo convite", fala empolgado o carioca Marcelo Vingaard.

Após tantas matérias que tratavam com um certo preconceito o universo dos cosplayers e estereotipavam o comportamento dos fãs de animê e mangá, surgiu como um alivio para os participantes a seriedade do documentário e do trabalho da equipe de Laura. “Eu achei o máximo essa iniciativa de fazer o documentário. Pelo que pude ver, está sendo muito bem produzido.

Eu participei de algumas gravações e foi uma experiência ótima. Eu tive até uma dublê pra marcar algumas cenas minhas enquanto eu me preparava pros concursos de cosplay do Anime Friends.

"Deu pra perceber que é uma produção séria e que está tendo todo o respeito e cuidado que o nosso hobbie merece. Estou ansiosa para ver o produto final disso tudo”, diz a cosplayer e cenógrafa Thaís Yuki. O produtor Luis Ludmer também saiu do Anime Friends surpreso com a dimensão do evento, “Primeiramente, me surpreendeu a diversidade de pessoas, tipos, idades e interesses que os unem num mesmo evento.

As filmagens do longa começaram em 2007 durante os dias do evento Anime Friends e foram concluídas esse ano, a direção é de Laura Faerman. O programa foi um dos 13 vídeos escolhidos pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo para o projeto Janela Brasil. O documentário será exibido no dia 2 de julho às 22h10

Imagens: Divulgação

Produzido por ©YAMATO CORPORATION - Conteúdo por ©YAMATO EDITORA - Design por ©T2 Studio - 2004/2009
Copyright: Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da ZN Editora.