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GP Yamato Rio
15/04/2009
Escrito por: David Denis Lobão
Editado por: Tom Marques

A nova edição do concurso de cosplay da Yamato Rio começa no Aquecimento Anime Evolution e tem seu encerramento no Anime Family 2009, em dezembro. Serão no total seis competidores na final, divididos da maneira listada a seguir.

Os eventos e as vagas

1 - Aquecimento Anime Evolution SG (dias 18 e 19 de abril no Clube Tamoio)
2 e 3 - Aquecimento Anime Family (dias 04 e 05 de julho – DUAS VAGAS, uma no sábado 04, e uma no domingo 05)
4 - Anime Evolution SG (dias 12 e13 de setembro no Clube Tamoio)
5 - Anime Evolution RJ (dias 10 e 11 de outubro)
6 - Anime Family (dias 12 e 13 de dezembro – UMA VAGA, a última vaga será dada no sábado, dia 12. No domingo, dia 13, ocorre a grande final)

Para participar

1 – Cada vaga pode ser conquistada obtendo a maior nota de interpretação do evento (seja livre ou tradicional)
2 – O classificado pode ser de qualquer sexo, desde que tenha mais de 14 anos.
3 – A empresa Yamato Rio não se responsabilizará pelos custos que o participante tiver para competir na final em 13 de dezembro de 2009, apenas dará para a pessoa e um acompanhante ingressos para o evento Anime Family 2009.
4 – Para o concurso de cosplay que vai selecionar os finalistas as regras são as mesmas dos concursos de cosplay da Yamato Comunicações e Eventos (listadas abaixo).
5 – As regras e os prêmios para a final desta edição do GP Yamato Rio são as mesmas da anterior. Cada classificado deverá realizar no palco do Anime Family duas apresentações, uma livre e uma tradicional. Ambas serão no mesmo dia e na sequência, tendo cada um entre um e três minutos. ATENÇÃO: Nas seletivas basta fazer uma das duas apresentações com no máximo um minuto.

Regras gerais para as seletivas

REGRAS DO CONCURSO CULTURAL DE COSPLAY DA YAMATO COMUNICAÇÕES E EVENTOS – VERSÃO 2009

Escritas por: Adriana Iwashita, David Denis Lobão e Talita Tozzo. Revisadas por Carolina Michelli, Fernando Siqueira, Layla Camillo e Laysa Camillo.

O presente regulamento objetiva proporcionar o bom andamento do concurso, assegurando a igualdade de condições a todos os participantes inscritos.

::1. INTRODUÇÃO

1.1. O concurso cultural de cosplay será realizado nos dias XX e XX de XXXX, no evento XXXXXXXXX 2009, nas modalidades: XXXXXX e XXXXXX.

1.2. É responsabilidade dos organizadores do evento e do coordenador do Concurso de Cosplay o cumprimento destas regras e entrega dos prêmios.

::2. AS CATEGORIAS

2.1. As categorias do concurso de cosplay poderão ser:

.Desfile (categoria única individual) - O participante deverá subir ao palco, andar pelos lugares designados e parar brevemente frente à platéia e aos juízes para ser avaliado. Não é necessário fazer nenhum tipo de apresentação ou interpretação.

.Tradicional (categorias individual e apresentação em grupo) - Os participantes e os grupos subirão ao palco para realizar sua apresentação baseada na personalidade dos personagens que estão interpretando.

.Livre (categoria individual e apresentação em grupo) - Os participantes e os grupos subirão ao palco para realizar sua apresentação não baseada na personalidade dos personagens que estão interpretando.

Atenção: Os grupos (independente da categoria) podem ter, no máximo, 10 participantes.

2.2. Os juízes observarão atentamente se cada apresentação é coerente com a categoria na qual está inscrita.

::3. ALGUMAS REGRAS E PROIBIÇÕES

3.1. O concurso é aberto para pessoas com idade superior a cinco anos e de todas as origens presentes no evento.

3.2. Cada cosplayer pode participar apenas uma vez por dia de cada categoria, e não poderá utilizar a mesma roupa nos outros dias do evento, podendo somente se apresentar com outros cosplays nos outros dias. Neste quesito só serão válidas roupas TOTALMENTE diferentes de um mesmo personagem. Ex: Sakura Kinomoto com roupa de colegial; Sakura Kinomoto com roupa de batalha.

3.2.1. No caso de repetição da roupa, valerá apenas a nota da primeira apresentação.

3.3. É vetada a participação de membros da comissão organizadora, coordenadores e staffs do evento, sendo permitida a participação de convidados (como palestrantes, professores de workshops e participantes do Teatro Cosplay, desde que usando outro cosplay) e vendedores terceirizados.

3.3.1. Caso algum participante do Teatro Cosplay concorra em alguma categoria utilizando o mesmo cosplay da peça, ele será desclassificado do Concurso. Porém, sua nota será usada normalmente na classificatória do Yamato Cosplay Cup (YCC).

3.4. São considerados válidos cosplays de personagens originados em qualquer tipo de mídia desenhada ou filmada, não importando a origem étnica do mesmo, desde que o personagem seja de acesso público. Serão desclassificados – nas categorias Desfile e Tradicional – personagens originários de fanzines e fóruns, assim como “cosplays originais”. Em todas as categorias é vetada ainda a participação e representação de personagens pornográficos ou eróticos (hentai) como medida de segurança e integridade física para menores de idade e participantes em geral.

3.5. É terminantemente proibido o porte de explosivos, armas de fogo (mesmo descarregadas) e armas brancas com lâmina afiada (apenas objetos que não representem perigo para os presentes no evento serão permitidos). O porte deste tipo de objeto dará ao evento a autoridade da barrar o visitante na entrada e recolher o mesmo ao guarda-volumes, tendo o visitante o direito de retirá-lo no final do evento.

3.6. A interação com a platéia e os apresentadores do concurso não é proibida, desde que seja coerente com o personagem e não incorra em ofensas, constrangimentos, nem exceda o tempo estipulado para a apresentação do participante ou atrapalhe o andamento do concurso.

3.7. É proibido pular do palco ou atirar objetos para fora dele.

3.8. O cosplayer deve entrar e sair do palco pelos lados indicados no dia. Assim como fazer a apresentação da maneira como for instruída com o equipamento de palco.

3.9. É proibido o uso de qualquer banner ou faixa durante a apresentação de cosplay no palco divulgando algum site ou empresa, sem autorização do evento.

3.10. Não é permitido crossover na categoria Tradicional.

::4. APRESENTAÇÃO

4.1. O participante individual tem 1 (um) minuto para sua apresentação (exceto Desfile). A categoria Grupo tem um minuto para cada integrante, podendo somar um tempo máximo de 5 (cinco) minutos.

4.1.1. Após o tempo estipulado esgotar, o grupo ou o participante será desclassificado, mas terá 30 (trinta) segundos de tolerância para o final da apresentação e saída do palco.

4.2. O concurso será assistido por pessoas de todas as idades, de crianças a adultos. Por isso, é exigido do participante bom senso para a definição de sua apresentação.

4.3. Ofensas (palavrões), apelo sexual e apologia a qualquer tipo de droga são considerados pelos juízes como critério para a desclassificação do mesmo.

4.4. Em caso de apresentações que firam as disposições criminais, como atentado ao pudor e aliciamento de menores, os mesmos ou seus responsáveis legais responderão criminalmente por seus atos.

4.5. O participante do concurso poderá utilizar um CD de áudio com o som para a sua apresentação. O cosplayer que utilizar este recurso deve testá-lo com antecedência e depois entregá-lo devidamente identificado, com fita adesiva especificando a faixa e seu número de inscrição.

4.5.1. ATENÇÃO: Só será aceito um CD por participante e por categoria. Sendo assim, se a pessoa for participar de mais de uma categoria, mesmo sendo com a mesma roupa e música, deverá trazer dois CDs diferentes para a organização. Também não será permitido utilizar o CD de um amigo ou fornece-lo somente na hora da apresentação.

4.5.2. Não há limitações quanto à trilha sonora da apresentação, desde que seja condizente com a situação representada e não fira as regras 4.2, 4.3 e 4.4.

4.6. Caso haja problemas de responsabilidade do evento (como falhas na aparelhagem de som) e o cosplayer for prejudicado, ele poderá repetir a sua apresentação no final do concurso. CDs defeituosos não se incluem neste caso.

4.7. O cosplayer se responsabiliza pela integridade de aparelhagem e acessórios do evento quando em seu poder. Ou seja, deverão tomar muito cuidado com os microfones e caixas de som. Caso seja permitido ao cosplayer segurar o microfone e ele o deixar cair no chão ou bater o mesmo, ele será desclassificado, seja o ato feito com esta intenção ou não.

4.8. Para a igualdade de todos os competidores, os cosplayers não poderão levar material adicional de som como microfones, guitarras ou qualquer tipo de equipamento eletrônico que não esteja expressamente permitido nas regras.

4.8.1. Também não são válidos matérias e equipamentos adicionais como: datashow, máquina de fumaça e/ou espuma, telão, retro-projetor entre outros.

4.8.2. O evento não disponibilizará tomada ou qualquer instalação elétrica auxiliar no palco.

4.9. Os cosplayers poderão levar para o júri material de apoio impresso como: letra de música, imagem do personagem, resumo de personalidade; desde que leve uma cópia para cada juiz (são quatro por banca) e uma para a coordenação do concurso. O mesmo deve entregar o material no momento da inscrição para o concurso. Vale destacar que o material de apoio deve ser coerente com a apresentação, cabendo a coordenação do concurso julgar se o mesmo se enquadra ou não dentro deste quesito.

4.9.1. Serão aceitos apenas materiais impressos. DVDs e outras mídias não serão aceitas.

4.10. O cosplayer será identificado com uma bolinha com seu respectivo número de inscrição. Esta deverá ser afixada na roupa com um alfinete ou na armadura com uma fita adesiva (se for o caso). O participante é obrigado usar o acessório durante a apresentação e mantê-la em um local visível. Se não o fizer, será desclassificado já que a mesma serve para ajudar o juiz a identificar o mesmo.

4.11. Na categoria Grupo, os juízes serão instruídos a observar também a interação dos componentes do mesmo. Caso algum integrante fuja do contexto da apresentação, o grupo todo será desclassificado.

::5. PASSOS PARA A INSCRIÇÃO

5.1. Os participantes do concurso deverão se dirigir até a tenda de inscrições da Área Cosplay (ao lado do palco) e preencher sua ficha com o staff responsável.

5.1.1. ATENÇÃO! Ao assinar a ficha o participante declara que está de pleno acordo com as regras do concurso. O cosplayer deve preencher todos os campos com os dados cadastrais na entrega da ficha. A coordenação geral do evento vai solicitar que os coordenadores de cosplay apresentem a ficha dos vencedores, e caso algum campo não esteja preenchido, o mesmo vai ser desclassificado, mesmo que tenha ficado em primeiro lugar no concurso.

5.2. O participante irá receber no ato de sua inscrição uma ficha com o número de sua apresentação. Este número deve ser mantido em seu poder e entregue ao responsável pela fila meia hora antes de sua apresentação. Por favor, mantenha seu canhoto devidamente guardado e não se esqueça do número que nele consta.

5.3. A apresentação dos grupos se inicia imediatamente após a dos participantes individuais, independente da categoria.

5.4. Os Cosplayers devem se reunir 30 (trinta) minutos antes do concurso, ao lado do palco ou assim que o apresentador anunciar o início dos preparativos para a fila do concurso. Os cosplayers organizados em fila deverão manter-se nela até o momento de sua apresentação. Caso saiam do local estipulado pelo staff responsável, serão desclassificados.

5.5. O número de participantes de cada categoria será anunciado no dia do evento. Por favor, verifique na entrada da área cosplay a quantidade de vagas disponíveis.

5.5.1 Encerrados o número de inscritos, não abriremos exceções. Não adianta insistir! Confira com a coordenação de cosplay o horário de encerramento das inscrições.

::6. ATENÇÃO! ! ! EXTREMAMENTE IMPORTANTE! ! !

6.1. O cosplayer que não estiver presente quando chegar sua vez será imediatamente desclassificado, não podendo realizar sua apresentação no final das apresentações dos participantes que respeitaram sua ordem.

6.2. O tempo de cada apresentação será cronometrado. Aqueles que ultrapassarem seu tempo de interpretação serão DESCLASSIFICADOS do concurso, tendo sua nota com valor igual a ZERO. Além disso, terão 30 (trinta) segundos de tolerância para terminar sua apresentação. Excedendo este tempo, o áudio do CD ou do microfone será cortado e o participante convidado a se retirar do palco.

6.3. O CD deve ser gravado em formato CDA (CD de áudio convencional) e não em arquivo MP3, ou seja, qualquer aparelho de som deve ser capaz de reproduzi-lo. O CD também não poderá ser do formato “regravável” (CDRW). Caso o cosplayer não respeite esta regra, será de sua responsabilidade improvisar sua apresentação ou abrir mão da mesma.

6.3.1. Outras formas de execução de áudio, como celular, mp3 (e semelhantes), aparelhos com entrada USB, entre outros também não serão aceitas.

6.4. Caso o cosplayer desista de se apresentar, deve informar antecipadamente a coordenação de Cosplay.

6.5. Cenários e materiais de apoio são de responsabilidade do próprio cosplayer. Pode ter de 1 (uma) a 5 (cinco) peças distintas, somando no máximo 2,5 (dois e meio) metros de altura por 3,5 (três e meio) de largura.

6.5.1. Cada participante possui 30 (trinta) segundos para montagem e 30 (trinta) segundos para desmontagem do cenário, intransferíveis. Caso ultrapasse esse tempo, será desclassificado.

6.6. Cada participante só pode subir ao palco com um staff pessoal, e este deve usar camiseta totalmente preta. Deve ser informada a utilização do staff no momento da inscrição do cosplayer. Caso contrário, sua entrada e permanência na Área Cosplay será proibida.

6.6.1. A atuação do staff particular deve ser limitada e coerente. Os juízes serão instruídos a observar e reportar abusos, ocasionando em desclassificação. Exemplo: manipulação de marionetes ou fantoches, interpretação de segundo personagem etc.

6.7 Além do seu staff pessoal, cada cosplayer poderá utilizar no máximo dois staffs do evento em suas apresentações, já contando com o apresentador, se for o caso. O mesmo é válido para os grupos.

::7. JULGAMENTO

7.1. As notas serão dadas pelos juízes, e a média entre eles será a nota final. A banca será composta de 4 (quatro) juízes, sendo que cada categoria terá 1 (um) suplente.

7.2. Os quesitos de julgamento são "roupa" (Desfile), “criatividade” (Livre), "roupa" e "interpretação" (tradicional). Cada um receberá nota de 1 (UM) a 10 (DEZ), com intervalos de 0,25. A nota 0 (ZERO) será dada apenas aos cosplayers desclassificados.

7.3. Para o quesito "roupa", os juízes são instruídos a julgar sua dificuldade e fidelidade ao personagem original. Não será levada em conta a constituição física do participante, mas se ele dará ênfase nas saídas técnicas usadas na execução da roupa.

7.4. Para o quesito "interpretação", os juízes são instruídos a julgar a fidelidade ao personagem e qualidade da encenação.

7.5. Para o quesito "criatividade", os juízes são instruídos a julgar a originalidade da roupa e da interpretação da cena apresentada.

7.6. Em caso de empate nas notas finais dos primeiros colocados e sujeitos a premiação, caberá ao presidente do júri decidir o desempate.

7.7. Os juízes se reunirão antes do concurso, para receber instruções detalhadas sobre o procedimento e os critérios de julgamento, e se reunirão após o concurso, para analisar o cálculo das notas e assinarem um documento, declarando estarem de acordo com os resultados finais do concurso.

7.8. Os juízes e apresentadores do concurso de cosplay são escolhidos pela coordenação do concurso e aprovados pela coordenação de palco.

7.9. As somatórias, médias e notas finais serão feitas pela coordenação do concurso.

7.10. Só serão premiados os cosplayers que obtiverem médias superiores a 6,0 (seis).

::8. OBSERVAÇÕES FINAIS

8.1. Os prêmios serão anunciados no palco do evento. Os que não estiverem presentes, deverão retirá-los na empresa Yamato Comunicações e Eventos (pois não serão enviados por Correio) em um prazo máximo de um mês após a divulgação oficial do resultado.

8.1.1. Caso o evento seja realizado fora do Estado de São Paulo, cabe ao cosplayer entrar em contato com a empresa ou coordenação de cosplay para decidir a melhor forma de entrega do prêmio.

8.2. Todos os resultados e notas serão considerados oficiais depois de divulgados pelo portal OhaYO!.

8.3. Os casos omissos no regulamento serão analisados pela coordenação de cosplay e pela coordenação de palco. A decisão será soberana e inquestionável, não cabendo interferência da direção do evento. Exemplo: Proibição do participante segurar o microfone durante as apresentações ou criar premiações extras como melhor cosplayer infantil, prêmios honorários e prêmio especial do público.

8.4. Todos os participantes serão julgados por um corpo de jurados, cujas notas serão consideradas plenas e também inquestionáveis.

Imagens: Cosplay Brasil

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