Publicidade

 




Estréia de nova temporada de “Avatar” na Tv Globinho
01/04/2008
Escrito por: Daniela Giovanniello
Editado por: Felipe Marcos

Nesta segunda-feira, dia 31/03, a Tv Globinho estreou suas novas atrações anteriormente divulgadas e veiculadas em comerciais durante a programação normal. Entre as novidades estavam: "Brandy e o Senhor Bigode", os novos episódios de "Bob-Esponja", "Sigma 6" e a nova temporada de "Avatar" que falaremos a seguir.

O desenho

"Avatar: a Lenda de Aang" é um desenho animado americano que parece mais um animê (devido às características orientais presentes na animação), que mistura artes marciais (em especial as chinesas) com a magia dos elementos da natureza.

No desenho, o mundo se divide em nações: da Água, da Terra, do Ar e do Fogo e em cada uma delas existem os mestres que dominam esses elementos. O mais poderoso desses mestres é aquele que consegue controlar todos os elementos da natureza, chamado de Avatar (que na verdade é Aang, o personagem principal da série).

A história gira em torno da lenda que diz que há mais de cem anos o Avatar mantinha o equilíbrio entre as Nações até que a Nação do Fogo declarou guerra às outras. Cabe agora então a Aang, seus amigos e aliados impedirem a devastação total do planeta.

Tecnicalidades

"Avatar: A Lenda de Aang" foi criada por Michael Dante Dimartino e Bryan Konietzko, para a Nickelodeon. O desenho ainda passa no canal pago de segunda a sexta ao meio dia e depois às 18 hrs. De sábado é reprisado às 14 hrs e de domingo às 13:30. Desde setembro do ano passado é exibido na Globo também.

A animação é produzida pela empresa sul-coreana DR Movie.

Cada episódio do desenho é um capítulo e a série é divida por temporadas, como se fosse um livro. A cada nova temporada é um outro "volume" do "livro".

A animação é considerada um pseudo-animê por causa do estilo do desenho e o primeiro episódio da série foi o ar em fevereiro de 2005 na Nickelodeon gringa, chegando ao Brasil pouco tempo depois, tamanho sucesso alcançado nos EUA.

Em 2006, o desenho foi o segundo mais assistido da Nickelodeon por aqui, só perdendo para "Bob-Esponja".

O desenho concentra inúmeras particularidades, desde características específicas de cada uma das Nações, inúmeros detalhes sobre o controle e domínio dos elementos da natureza até os pormenores das relações dos personagens entre si.

Personagens

Aang: é um típico garoto de 12 anos de idade exceto pelo fato dele ser capaz de dominar todos os elementos da natureza (ele é o Avatar). Foi descoberto depois de passar quase 100 anos aprisionado em um iceberg, enquanto começava a famigerada guerra. Aang nunca quis ser o Avatar, entretanto, o garoto é muito importante para o destino do mundo e parece compreender isso. Apesar dele o ser, ainda age como uma criança e adora deslizar com os pingüins e brincar com outras crianças.

Aang ama Katara, sua grande amiga, mas descobre que o mundo que ele conhecia desapareceu há muito tempo, agora é guerra e ele é o protagonista disso tudo.

Katara: Katara é da Tribo de Água do Sul.  Ela tem uma habilidade de poder usar a água para curar. É apaixonada por Aang, além de ser sua grande amiga e alguém com quem ele pode contar sempre e principalmente quando é para consolá-lo, já que Katara possui um dom de sensibilidade incrível.

Sokka: Sokka é o irmão mais velho de Katara. Era o único guerreiro que havia sobrado na Tribo da Água do Sul depois que seu pai e as sua tropa saíram de lá. Sokka é muito inteligente e engraçado (apesar de sarcástico) além de ser um bom guerreiro. Ele usa um bumerangue como arma e após entrar na Nação do Fogo junto com os seus amigos, se torna um espadachim habilidoso.

Toph: Toph tem 12 anos e é uma garota cega. Ela mesma costuma dizer que apesar de ter nascido com uma deficiência visual, nunca teve problemas para ver, pois com seus pés pode "enxergar" qualquer coisa à sua volta, através de sua percepção de vibrações.

Príncipe Zuko: "Capturar o Avatar" é a fixação deste personagem que freqüentemente tenta atingir seu objetivo para que possa recuperar sua honra e ser aceito novamente como príncipe da Nação do Fogo.
Zuko foi privado do amor de seu pai e como conseqüência faz qualquer coisa para agradá-lo, apesar de seu pai nunca demonstrar nem sinal de afeição ao garoto.

Iroh: É o “Dragão do Oeste”, um general aposentado muito calmo e sábio, portanto não deve ser subestimado. Adora chá, de todos os sabores. É irmão do Senhor do Fogo Ozai e acompanhante de Zuko (sempre vai para onde o garoto for). O filho de Iroh, Lu Ten, morreu certa vez quando ele estava em combate.

Princesa Azula: É a princesa da Nação do Fogo, filha mais nova de Ozai e irmã caçula de Zuko. Tem uma personalidade difícil e é manipuladora e cruel, além de ser muito fiel ao seu pai e ter como "hobby" enganar seu irmão.

DVD´s

A animação "Avatar" já tem dois Dvd´s lançados no Brasil.

"Avatar: A Lenda de Aang” - Livro 1: Água, Volume 1 e Volume 2.

O volume 1 foi lançado em outubro de 2007 e tem os episódios: "O Garoto no Iceberg", "O Retorno do Avatar", "O Templo de Ar do Sul" e "As Guerreiras de Kyoshi".

O volume 2 foi lançado em janeiro de 2008 e traz os episódios: "O Rei de Omashu", "Aprisionados", "Solstício de Inverno parte 1: O Mundo Espiritual" e "Solstício de Inverno parte 2: O Avatar Roku".

Jogos

"Avatar: The Last Airbender" é baseado no desenho e permite que o jogador opte por 4 personagens para controlar: Aang, Katara, Haru ou Sokka e cada um deles tem sua arma e estilo de luta específico. Há uma grande variedade de itens para ajudar os jogadores que podem colecionar itens durante o jogo. Os inimigos são máquinas e animais que aparecem no desenho.

Este jogo foi lançado para: Game Boy Advance, GameCube, Nintendo DS, Playstation 2, PSP, Wii, Windows e Xbox.

"Avatar: The Last Airbender-The Burning Earth" é a continuação do jogo acima. A diferença é que entram os personagens Toph e Jet como opções para o jogador controlar. A história do game se passa durante a segunda temporada da série de Tv, na luta contra a Nação do Fogo. Entre os inimigos estão: Firebenders, agentes Dai-Li, Sandbenders e animais presentes no desenho.

Este jogo foi lançado para: Xbox 360, Wii, GameCube, PlayStation 2, PlayStation Portable, Windows, Nintendo DS e Game Boy Advance.

Prêmios

Em tão pouco tempo, "Avatar" já ganhou prêmios importantes mundo a fora, além de ter sido indicado a vários outros. Confira a lista:

No Pulcinella Awards a animação ganhou em:
- Melhor série de ação/aventura (2005)
- Melhor série do ano (2005)

No Annual Annie Awards levou:
- Melhor storyboard em uma animação para a televisão ("O Desertor" de 2005)
- Melhor produção de personagens em uma série animada ("A Bandida Cega" de 2006)
- Melhor direção em uma série de animação ("A Broca" de 2006)

No Genesis Awards ganhou:
- Melhor trabalho em programação para crianças ("Os Dias Perdidos do Appa" de 2007)

No Primetime Emmy Awards levou:
- Prêmio de realização individual ("Lago Laogai" de 2007)

No Kids' Choice Awards faturou:
- Desenho favorito (de 2008)

E no Annecy está indicado a:
- Melhor série de TV ("O Dia do Sol Negro, parte 2: O Eclipse" de 2008). Ainda não foram divulgados os resultados deste.

imagens: divulgação

Produzido por ©YAMATO CORPORATION - Conteúdo por ©YAMATO EDITORA - Design por ©T2 Studio - 2004/2009
Copyright: Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da ZN Editora.