Publicidade

 




“Jovens Titãs”, sucesso em HQ que virou desenho animado dá audiência
14/04/2008
Escrito por: Túlipe Helena
Editado por: Felipe Marcos

A equipe dos “Novos Titãs” em história em quadrinho é formada por jovens heróis da editora americana DC Comics. Os personagens que têm entre 15 e 17 anos foram transformados para que o protótipo de adolescentes fosse criado.

Segundo o site “Omelete”, o supergrupo foi criado em 1964 e era formado por Robin, Kid Flash, Aqualad, Moça-Maravilha e Ricardito, todos ajudantes ou versões jovens de super-heróis consagrados (Batman, Flash, Aquaman, Mulher-Maravilha e Arqueiro Verde). Na década de 1980, o time foi reformulado por Marv Wolfman e George Pérez e passou a contar com Robin, Ravena, Estelar, Mutano, Kid Flash, Ciborgue e Moça-Maravilha.

O nome inicial do grupo, em 1964, era “Turma Titã”. Com o decorrer dos anos, a equipe mudou de nome e de membros. Dentre os nomes utilizados no lançamento das HQs da DC Comics estão: “Novos Titãs”, “Tropa Titã” e “II Os Titãs”.

O título no Brasil é publicado pela editora Panini Comics, desde o ano de 2004.

O desenho de sucesso, “Jovens Titãs”, é baseado neste time de super-heróis adolescentes da DC Comics.

A série exibida na TV, que faz sucesso no SBT, gira em torno dos personagens principais: Robin, Estelar, Mutano, Ciborgue e Ravena. Os personagens Terra e Aqualad já fizeram participações especiais em alguns episódios.

Com o traço fortemente influenciado pelos animês japoneses, “Jovens Titãs” é considerado por muitos um Murikanime, um pseudo-animê. Mesmo assim as características das graphic novels originais são mantidas.

O desenho criado por Sam Register e Glen Murakami, e desenvolvido por David Slack, tem duração de aproximadamente 22 minutos por episódio. Além das características especiais, o desenho também não faz parte da cronologia oficial da DC Comics.

Ele foi exibido pela primeira vez em maio de 2003, no Cartoon Network americano. A série de animação “Jovens Titãs” tem cinco temporadas, totalizando cerca de 65 capítulos. Sua produção fica por conta da Warner Bros. Pictures e a abertura da série foi feita pela banda japonesa “Puffy AmiYumi”.

Sucesso no SBT


Apesar das influências, “Jovens Titãs” não é um animê, mas faz sucesso na TV aberta brasileira. O desenho animado baseado na HQ estreou em julho de 2005 pelo SBT. Na versão animada dos “Novos Titãs”, o líder do supergrupo é o personagem Robin, Dick Grayson.

Na época, “Jovens Titãs” foi ao ar no programa “Festolândia” da emissora do empresário e apresentador, Silvio Santos, e já atrapalhava a liderança da Rede Globo que mantinha no ar o programa da apresentadora Xuxa.

Exibido durante o programa “Bom Dia & Cia”, o desenho animado vem conquistando uma boa média de pontos do Ibope.

Mas somente em meados do mês de setembro do ano passado, as emissoras concorrentes foram realmente desbancadas. Ao longo dos últimos meses de 2007, “Jovens Titãs” ficou em primeiro lugar vários dias durante as suas exibições.

Por este motivo, o apresentador Silvio Santos faz valer a sua fama e apostou na atração levando ao ar dois episódios seguidos por exibição. A idéia da sequência também desperta interesse nos telespectadores. 

Aproveitando a onda


A DC Comics lançou uma série de histórias em quadrinhos inspirada no desenho “Jovens Titãs”, entitulada de “Teen Titans Go!”. A publicação no Brasil é feita pela Panini Comics na revista “Jovens Titãs”.

Também aproveitando o sucesso, na conhecida lanchonete McDonalds, os fãs do desenho ganham DVDs com episódios dos super-heróis adolescentes, desde o ano passado.

Jovens Titãs no cinema


O filme “Os Jovens Titãs: missão Tóquio” (“Teen Titans: Trouble in Tokyo”), produzido por Akiva Goldsman, chegou aos cinemas dos EUA em 2006.

A obra de animação foi produzida e distribuída pela Warner Home Vídeo.

O filme baseado na série “Jovens Titãs” e nas HQs dos “Novos Titãs”, uma equipe de heróis adolescentes da DC Comics, tem roteiro de Mark Verheiden (co-produtor executivo da série “Battlestar Galactica” e “Smallville”). Mark Verheiden fez participações como roteirista nos gibis do Superman e do Batman.

O filme da série exibida aqui no Brasil pelo canal a cabo Cartoon Network e pelo SBT foi transmitido de forma especial pelo Cartoon, após o início das vendas do DVD no país.

Na trama, a Torre Titã é atacada por ninjas high-tech enviados a mando de Brushogun. Assim o grupo começa a sua investigação. No filme, o personagem Asa Noturna tem grande destaque.

Elenco do filme


Greg Cipes - Beast Boy (voz)
Scott Menville - Robin, Japanese Boy (voz)
Khary Payton - Cyborg (voz)
Tara Strong - Raven, Computer Voice (voz)
Hynden Walch - Starfire, Mecha-Boi (voz)
Robert Ito - Mayor, Bookseller (voz)
Janice Kawaye - Nya-Nya, Timoko (voz)
Yuri Lowenthal - Scarface/Japanese Biker (voz)
Cary-Hiroyuki Tagawa - Brushogun (voz)
Keone Young - Commander Uehara Daizo, Saico-Tek, Sushi Shop Owner (voz)

Trailer - Os Jovens Titãs Missão Tóquio



Confira a página do desenho no site do Cartoonnetwork
http://www.cartoonnetwork.com.br/tv_shows/titans/

fotos: divulgação

Produzido por ©YAMATO CORPORATION - Conteúdo por ©YAMATO EDITORA - Design por ©T2 Studio - 2004/2009
Copyright: Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da ZN Editora.