Publicidade

 




Video Games Live 2009
05/08/2009
Escrito por: Tom Marques
Editado por: Tom Marques

Milhares de jovens de diversos países — como Estados Unidos, Canadá, Taiwan, Inglaterra, Nova Zelândia, e Coréia — já lotaram casas de espetáculos para ouvir música clássica. No repertório, nada de Beethoven, Vivaldi, Bach ou Mozart. Apenas trilhas sonoras de vídeo games. Assim é o Vídeo Games Live (VGL), maior evento de game music do mundo, que acontece no mês de outubro em Salvador (dia 1, sem local definido), Rio de Janeiro (dia 4 no Canecão), São Paulo (dia 7, no HSBC Brasil) e Brasília (ainda sem data e local definidos).

O Vídeo Games Live tem o impacto de um concerto, com direito a orquestra e coral, mas com a vibração de um show de rock, com laser e projeção sincronizada de cenas dos games mais famosos da história. Idealizado pelos compositores de game music norte-americanos Jack Wall e Tommy Tallarico, o evento tem o objetivo de aproximar a música eletro-sinfônica da nova geração. “A interatividade e animação do Vídeo Games Live faz com que os jovens tenham uma percepção diferente do que é uma orquestra. E os não-jogadores ficam impressionados com a vibração e emoção das trilhas de games”, conta Tallarico.

Em cada país, o evento conta com a participação de uma orquestra local. No ano passado, a Orquestra Petrobrás Sinfônica e o Coro Sinfônico do Rio de Janeiro interpretam as mais famosas trilhas do universo do game music na apresentação carioca. Em Brasília e Curitiba, o evento contou com a participação da Symphonia Villa Lobos. Uma das atrações do evento é o pianista americano Michael Gluck, conhecido como “Piano Squall”. Ele é o primeiro musico independente a lançar um CD solo de piano apenas com músicas de video game e animê, com objetivo de arrecadar fundos para organizações beneficentes.

Vale ressaltar que essas informações de datas foram publicadas pelo site internacional do VGL, ao passo que na versão brasileira consta apenas as informações sobre o concerto carioca. Para quem quiser acompanhar as últimas atualizações do espetáculo, foi criada uma conta no twitter para o festival.

O Video Game Live é um show criado por Tommy Tallarico e Jack Wall em 2002, ambos compositores que trabalharam na indústria dos games. Trata-se de um concerto musical com uma orquestra tocando trilhas sonoras de videogames, de jogos nostálgicos como "Super Mario Bros." a jogos que nem saíram, caso de "StarCraft II", passando por clássicos como "Metal Gear Solid" e "Final Fantasy VII".

Esta será a quarta passagem do VGL pelo Brasil. Em 2008 o show passou por Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro. São Paulo contou com a orquestra em 2006 e 2007, mas não recebeu o evento ano passado por conta da ausência de uma casa de shows disponível durante a visita do VGL ao país.

Imagens: divulgação

Produzido por ©YAMATO CORPORATION - Conteúdo por ©YAMATO EDITORA - Design por ©T2 Studio - 2004/2009
Copyright: Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da ZN Editora.