Publicidade

 




Pato Donald faz 75 anos
09/06/2009
Escrito por: Tom Marques
Editado por: Tom Marques

Donald Fauntleroy Duck é o nome completo de um dos personagens mais carismáticos de toda a história dos desenhos animados e completa nesta terça-feira 75 anos de vida.

Criado por Walt Disney em 1934, Donald apareceu pela primeira vez em um episódio da série "Sinfonias Tolas". Logo após as aparições foram mais frequentes em vários desenhos do Mickey, juntamente de Pateta e Pluto. Mas foi apenas em 1937 que o pato estreou sua própria série animada ao lado de sua namorada Margarida. Um ano mais tarde, no episódio "Os Sobrinhos de Donald", são apresentados seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisisnho.

A voz de Donald

Os desenhos da Disney, e mais recentemente da Pixar, estúdio pertencente à publisher, são conhecidos não somente pela alta qualidade das histórias como também pelo primoroso trabalho de dublagem e seleção de vozes em todas as línguas. O que muita gente não sabe é que os primeiros trabalhos de dublagem em português de Donald foram feitas pelo próprio dublador original Clarence Nash. O norte americano fez a voz em português de Donald em "Você já foi à Bahia?" e "Saludos Amigos", inclusive em alguns curta metragens da mesma época, a pedido de Walt Disney. Outros episódios que se pode ouvir a voz de Donald com sotaque inglês são "Lake Titicaca", "Sea Salts", lançado em VHS e "No Hunting", que já foi exibido na TV Globinho com a voz de Nash.

No Brasil, foram várias vozes, mas os dubladores Márcio Gianullio e Cláudio Galvan são os mais conhecidos. Márcio praticamente só dublou Donald em toda sua carreira como dublador e também tem a voz mais parecida com a original feita por Clarence Nash. Seu trabalho é focado em produções musicais, onde já produziu músicas e trilhas para comerciais de TV. Cláudio é um dos dubladores mais conhecidos e é hoje a voz "oficial" de Donald. Começou fazendo o personagem em desenhos e séries para a TV, como "TV Quack Pack" e depois em episódios de "OK Mundongo da Disney" e "O Point do Mickey", além de "Mickey, Donlad e Pateta: Os três Mosqueteiros" e "A Casa do Mickey Mouse". Galvan também redublou alguns episódios, substituindo a voz de Márcio Gianullio no estúdio Sigma.

Donald na mídia

O pato não está presente somente nos desenhos animados, mas em diversas produções para TV, como a popular série "Duck Tales" e seu próprio programa "TV Quack Pack", exibido no Disney Chanel. Na área dos quadrinhos, Donald se destacou quando Carl Barks, encarregado pelas histórias da HQs, resolveu adaptar uma história originalmente escrita para Donald, Mickey, Pateta e Pluto e foi lançado em 1942 "Donald Encontra o Ouro dos Piratas" apenas com o pato e seus sobrinhos. Carl foi apelidado de "O Homem dos patos", e produziu até 1967; quase todos os personagens coadjuvantes foram criados por ele, como por exemplo Tio Patinhas, Professor Pardal, o cientista maluco, Gastão, e os vilões Maga Patalógica e Irmãos Metralha.

Alguns jogos foram lançados com Donald, mas provavelmente o mais popular hoje em dia é o jogo de RPG "Kingdom Hearts", criado pela japonesa Square-Enix, mesma da franquia "Final Fantasy". Nele, Donald é o mago, ao lado de Pateta e Sora, menino personagem principal da aventura.

Imagens: Divulgação

Produzido por ©YAMATO CORPORATION - Conteúdo por ©YAMATO EDITORA - Design por ©T2 Studio - 2004/2009
Copyright: Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da ZN Editora.