Publicidade

 




Mauricio de Sousa é homenageado por cartunistas
14/07/2009
Escrito por: Tom Marques
Editado por: Tom Marques

Em 1959, o então repórter da editoria de polícia Mauricio de Sousa, com apenas 23 anos, publicou sua primeira tirinha, com o cachorro Bidu e seu dono Franjinha, no jornal "Folha da Manhã". Hoje aos 73 anos, e com uma quantidade enorme de personagens, histórias e outros produtos, Mauricio relembra os passos de sua carreira. "É claro que eu não sabia que as minhas criações ganhariam a importância que têm hoje. Mas eu não posso negar que eu imaginei tudo isso, sim", confessa.

Em meio a várias comemorações aos 50 anos de carreira do autor, um grupo de quadrinistas criou um blog para postar criações originais e muitas homenagens ao pai de Mônica.

Por enquanto não há nenhum material, mas o blog já está no ar e conta com a lista dos participantes do projeto. Confira todo pessoal aqui.

As comemorações aos 50 anos de carreira do autor continuam com um documentário produzido pelo canal pago The Biography Channel, do grupo A&E, com depoimentos de artistas como Ziraldo, Luciano Huck, Ivete Sangalo e o cartunista Jim Davis, criador de Garfield. O vídeo será exibido no dia 18 de julho no Brasil e outros países da América Latina.

A carreira em exposição

Dia 19 de julho será aberta a exposição "Mauricio 50 anos" no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE). "A exposição vai reunir coisas que nem eu mesmo lembrava que existiam. Vai dar pra ter uma boa visão de como foi o trabalho nessas cinco décadas", disse o cartunista em entrevista ao Guia da Folha Online.

Na mostra estarão em exposição um acervo completo com tirinhas, gibis e imagens dos personagens criados por Mauricio. Em uma outra área será apresentado a releitura de algumas das maiores obras clássicas da pintura e escultura, entre eles Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rodin, todos com a cara dos personagens da Turma da Mõnica.

Outras publicações

Ainda em outubro será lançado a publicação "MSP 50", planejado por Sidney Gusman, que selecionou 50 artistas para criar uma história original com um dos personagens da turma. Entre esses artistas estão Laerte, Ziraldo e os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá.

No segundo semestre a turma entra na área multimídia com jogos e animações em computação gráfica, além de conteúdo para celular e internet. Segundo Mauricio, seu estúdio pretende investir na área da educação. Já foram confirmadas parcerias com BBC de Londres e o Discovery Channel.

Serviço: Mauricio 50 anos
Local: Museu Brasileiro da Escultura (MuBE)
Endereço: Av. Europa, 218. Jardim Europa - São Paulo, SP.
Data: 19/7 a 18/8. Terça a domingo. Das 10h às 19h
Telefone: (11) 2594-2601
Grátis. Classificação estária livre.

imagens: divulgação

Produzido por ©YAMATO CORPORATION - Conteúdo por ©YAMATO EDITORA - Design por ©T2 Studio - 2004/2009
Copyright: Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da ZN Editora.