EDITORIAS

:: Cotidiano

:: Economia

:: Esporte

:: Polícia

:: Política

:: Regional

:: Universo

OPINIÃO

:: Editorial

:: Notas da Redação

:: Laíre Rosado

:: Emery Costa

:: Pedro Carlos

:: Cid Augusto

:: Giro pelo Estado

:: Sérgio Oliveira

:: De Olho na Mídia

SOCIAIS

:: Paulo Pinto

:: Carol Fernandes

:: Clickvip

SOCIAL-CIDADES

:: A notícia é

:: Alexandria

:: Almino Afonso

:: Apodi

:: Areia Branca

:: Caraúbas

:: Macau

:: Patu

:: Pau dos Ferros

:: São Miguel

:: Umarizal

O JORNAL

:: Assinatura

:: Expediente

:: Histórico

:: Painel do Leitor

 

 

Capela do Sagrado Coração de Jesus completa 99 anos nesta terça-feira

 

A Capela do Sagrado Coração de Jesus comemora hoje seus 99 anos. Construída em 1907, a partir de recursos próprios do industrial salineiro e cearense Miguel Faustino do Monte, consagrou-se um marco na história religiosa para toda a cidade de Mossoró. Por estar localizada no centro do município, muitas pessoas que trabalham ou estudam, utilizam-na como refúgio para os problemas diários. Segundo o padre Flávio Augusto, atual vigário geral da diocese, "a igreja tem hoje dois objetivos, além de ser um local para oração, é a única da cidade que todos os dias à tarde é realizada a adoração ao santíssimo, recebendo gente o dia todo", afirmou.      

Em 23 de julho de 1926, por decreto diocesano, foi criada a paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Este trabalho foi realizado pelo bispo de Natal, dom José Pereira Alves. Segundo o historiador Lauro da Escóssia, a cerimônia foi promovida após a celebração da missa pelo padre Aníbal Coelho, no mesmo momento, nomeado o primeiro vigário.

A leitura pastoral foi feita pelo monsenhor Manoel de Almeida Barreto, declarando a criação da nova paróquia. Estavam também presentes os padres Luiz Ferreira Cunha Mota, o padre Mota, e Raimundo Subirana. Em 1934, por meio da bula Pro Ecclesiarum Ommiun decretada pelo Papa Pio XI foi criada a diocese de Mossoró, ato que desanexou-a da diocese de Natal.

Assim como outras igrejas, a Capela do Sagrado Coração de Jesus é considerada hoje um dos patrimônios mais importantes e bonitos do município. Com quase um centenário de existência, atende a milhares de cristãos mossoroenses além de contribuir para a construção da história da cidade.

 

 

Copyright,© 2000-2006 - Editora de Jornais Ltda - Todos os direitos reservados
Site melhor visualizado em 800x600

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site