Mossoró-RN, domingo 13 de novembro de 2005

MOSSORÓ ONTEM, HOJE... E AMANHÃ?

A ONG Salv'Art - Instituto de Serviço e Apoio a Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente abriu no último dia 8, no Sesi, a exposição fotográfica "Mossoró ontem, hoje... e amanhã?".

A exposição é composta de 150 fotos da cidade no passado, além de algumas fotografias atuais de prédios antigos e também de novas construções.

Segundo o presidente da entidade, Walter Silva, o objetivo da pesquisa é alertar a comunidade mossoroense para o desrespeito para com a história da cidade e lutar para que seja criado o Centro Histórico de Mossoró.

Walter ressalta ainda que "parte de toda essa rica história está sendo destruída a cada dia pois a riqueza de suas casas, indústrias e prédios comerciais estão sendo reduzidos a pó ou cedendo lugar a outros sem relevância sócioeconômica. Não queremos nos colocar na contramão da modernidade e da economia pois a Mossoró urbana e moderna também é de nosso interesse. Mas nosso interesse primário é fazer um alerta para a necessidade de se pensar numa "Mossoró Histórica", pois uma cidade berço de poetas, políticos importantes, artistas das mais variadas áreas, não pode deixar a história que está em suas paredes e telhados apenas em fotografias, ou pior, em poeira."

Sobre a criação do Centro Histórico de Mossoró, a instituição tem buscado apoio junto aos poderes públicos para que ele se instale na antiga praça da Redenção, hoje praça Dorian Jorge Freire, visto que ali se encontram ainda intactos muito da arquitetura antiga na cidade.

A exposição agora vai passar por uma avaliação e em breve percorrerá as escolas de Mossoró e cidades circunvizinhas.

Copyright,© 2000-2006 - Editora de Jornais Ltda - Todos os direitos reservados
Site melhor visualizado em 800x600

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site