Nas ondas da net

A cidade de Mossoró tem chamado a atenção das empresas de acesso gratuito a Internet. A pioneira a disponibilizar os serviços aos internautas mossoroenses foi a IG (Internet Grátis) e nos últimos meses duas novas empresas colocaram os serviços gratuitos à disposição dos internautas da cidade oestana. A Oi lançou os serviços de provedores gratuitos há dois meses já com Mossoró inclusa na lista das cidades onde o serviço se mostra ativo e durante a semana foi a vez do Click21, serviço mantido pela Embratel, descobrir Mossoró. Não se sabe ainda qual o impacto que estes serviços vão gerar às empresas locais que disponibilizam acesso pago a Internet, mas a tendência se volta para investimentos massivos voltados ao reforço de serviços via rádio. Talvez esta seja a saída para garantir mercado em tempos de facilidades de acesso que aliviam o bolso dos internautas mossoroenses.

Na região

Outras cidades da região estão sendo beneficiadas com o acesso gratuito, disponibilizados pelas grandes empresas de telefonia. A IG e a Oi coloca os seus serviços à disposição de Assu, Caicó, Currais Novos, Natal, Parnamirim, Pau dos Ferros, além de alguns assentamentos e localidades rurais.

Click 21

Já o Click 21 da Embratel disponibiliza os serviços apenas para as cidades de Natal, Parnamirim e Mossoró. A tendência se volta para o atendimento de novos municípios nesta concorrência saudável que tem favorecido e muito os internautas do Estado.

Adaptando

Enquanto o acesso gratuito não chega nas demais cidades, os prefeitos da região vão 'mexendo os seus pauzinhos' para garantir a inclusão digital em suas respectivas cidades. Após a posse em janeiro pelo menos dois prefeitos moveram esforços para dotar seus municípios com o acesso a Internet.

Exemplos

Além de Salomão Gurgel, de Janduís, Ludmila Carlos, de Rafael Godeiro, já providenciou uma parceria com a Brisanet para a disponibilização dos serviços de acesso via rádio. Em Rafael Godeiro, Ludmila Carlos já estuda a viabilidade de implantação de uma biblioteca virtual que abriria as portas do mundo para a cidade oestana.

Projeto

Segundo o projeto original, quatro a cinco computadores seriam colocados à disposição dos moradores da cidade que contariam com um acervo bibliográfico interno e com a infinidade de conteúdo disponível na grande rede mundial de computadores. A prefeita vai buscar o apoio da Petrobras para implantar o projeto.

Virtual

O projeto de biblioteca virtual já funciona com bons resultados na cidade serrana de São Miguel. Por lá vários computadores facilitam a integração do alunado local com os mais variados assuntos, tornando o estudante de hoje mais dinâmico e atualizado. Os resultados destes projetos educacionais serão sentidos de forma gradual ao longo dos anos.

Fogueira

Deu na coluna do mestre Emery Costa que em Governador Dix-sept Rosado a população se prepara para realizar uma grande fogueira com os títulos eleitorais caso a Justiça não reveja a sentença anunciada no mês passado que colocou o prefeito Adail Vale à frente do Executivo municipal com apenas 28% dos votos.

Na torcida

Já o radialista Nazareno Martins tratou a informação de que o deputado federal Henrique Eduardo Alves vem a Mossoró hoje para acompanhar a partida entre Baraúnas e Vasco com uma objetividade típica do radialista. "Henrique que nunca fez nada por Mossoró vem a cidade para torcer contra a equipe local". A reclamação do radialista faz sentido. Henrique sempre garantiu bons votos na cidade oestana e sua presença sempre foi considerada pífia.   

No treino

O treino do Vasco realizado na tarde de ontem no estádio Leonardo Nogueira foi acompanhado de perto por milhares de torcedores estando entre eles o ex-prefeito de Umarizal, Néo, que acompanhou o treino no campo onde lembrava da partida realizada nos anos 70 onde o Vasco venceu o Baraúnas por 4 a 0.  

Suspense

Em Almino Afonso o clima é de suspense em torno do anúncio da sentença envolvendo a acusação de compra de voto por parte do prefeito Bernardo César. A sentença deveria ter sido anunciada desde a última sexta-feira, mas até o momento nenhuma definição foi apresentada de público.

Início

A governadora Wilma de Faria vai visitar as obras de recuperação da BR-405 na tarde de amanhã.  Parece que agora a obra sai do papel. A visita da governadora à região será iniciada em Areia Branca, onde participa da instalação do Conselho do Pólo Costa Branca na cidade salineira.

Feijo Fest

A dupla dinâmica Cesimar Oliveira e Raimundinho Duarte anda a mil com os preparativos da Feijo Fest que será realizada de forma paralela ao Umarizal Fest. A Feijo Fest deve se transformar já no seu primeiro ano na sensação diurna da micareta oestana. Os comentários na região vão de vento em popa.  

 

MÁRCIO COSTA
E-MAIL: marciocosta@omossoroense.com.br

É coordenador de Marketing de O Mossoroense

 

 .::HOME::.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDITORIAS

Cotidiano

Economia

Esporte

Polícia

Política

Regional

Universo

OPINIÃO

Carol Fernandes

Cid Augusto

ClickVip

Editorial

Emery Costa

Giro pelo Estado

Laíre Rosado

Notas da Redação

Paulo Pinto

Pedro Carlos

Sérgio Oliveira

COLUNAS TEMÁTICAS

Direito em Pauta

Comentário Econômico

Nossa História

CIDADES

Alexandria

Areia Branca

Almino Afonso

Assu

Caraúbas

Macau

Médio Oeste

Patu

Pau dos Ferros

São Miguel

Umarizal

Vale do Apodi

SUPLEMENTOS

Empresa

Escola

Mais TV

ESPECIAIS

Chacina Prefeito

Barragem Santa Cruz

Vingt Neto

O JORNAL

Assinatura

Expediente

Histórico

Painel do Leitor

SERVIÇOS

102 ON-LINE

BANCO DO BRASIL

CAERN

CAIXA ECONÔMICA

COL. MOSSOROENSE

CORREIOS - CEP

COSERN

DETRAN

DICIONÁRIO ON-LINE

ESAM

FOLHA DIRIGIDA

GOVERNO DO ESTADO

HORÓSCOPO

IDEC

INDICADORES

RECEITA FEDERAL

TÁBUA DE MARÉS

TELEMAR

TRADUTOR ON-LINE

UERN

UFRN

EDIÇÕES ANTERIORES

 

 

 

 

 

 

 

ENQUETE

Quem tem a maior parcela de culpa pelo atraso na realização do vestibular?
Uern
Governo do Estado
Votar
resultado parcial...

 

 

 

 

 

 

Mossoró-RN, de 2005