A magia do futebol

Que sou um apaixonado por futebol, caro leitor, você já deve ter percebido. Só que às vezes fico me perguntando o que faz alguém como eu e milhões de outras pessoas — a maioria homens — assistir vinte e dois homens atrás de uma bola com o único objetivo de colocá-la dentro de um arco formado por três balizas? Acho que é justamente aí onde está o segredo: a paixão pelo futebol é inexplicável.

Em 1992, quando o Flamengo foi campeão brasileiro pela última vez, ainda estava comemorando o título (na época tinha apenas 16 anos), quando um amigo chegou com a notícia de que o pai de uma conhecida nossa acabara de morrer.

— Ô, rapaz, que pena!

— Que pena para nós, porque ele sempre dizia que ficaria feliz se morresse sendo campeão com o Flamengo.

Como explicar um negócio desses? Só Deus mesmo.

Ontem, na hora do fechamento do jornal via as fotos do treino do Vasco da Gama, ontem à tarde, no Nogueirão, e ficava impressionado com o número de torcedores que foi até o estádio. Nada menos que cinco mil pessoas, para ver um time de desconhecidos. Mas que tem o peso do Vasco da Gama sobre as costas.

Acho que é num momento como esses que o futebol de antigamente faz falta. Quando o Flamengo esteve aqui, há vinte anos, as pessoas também eram apaixonadas pelo esporte, mas havia uma diferença: o torcedor sabia a escalação do time por completo. Hoje, não mais.

Em nada, no entanto, isso tira o brilho da partida de hoje à noite. A camisa do Vasco estará em campo, para uma partida oficial em Mossoró. E isso merece de nossa parte todo o reconhecimento. É Mossoró fazendo história também no futebol.

Viva ao Baraúnas! Bem-vindo o Vasco!

CARAVANA

Quem diria: torcedor de Natal vir para Mossoró, de caravana, para assistir a jogos no Nogueirão. Não é à toa que administrador inteligente investe no futebol como forma de melhorar a auto-estima da cidade. Que Mossoró não esqueça disso.

WALTINHO

O senador Garibaldi Filho (PMDB) convocou o seu filho, Walter Alves (Waltinho), para coordenar as emendas que ele apresentará ao Orçamento Geral da União para 2006. Em tempo: Waltinho é candidato a deputado estadual em 2006.

DEPUTADOS

É estranha essa atitude do senador na medida em que Waltinho não tem a mesma experiência de deputados como José Dias, Nélter Queiroz e Elias Fernandes, todos do PMDB, que poderiam muito bem serem aproveitados nesse trabalho.

DESNECESSÁRIO

Não é difícil encontrar “fatistas” de carteirinha defendendo que a prefeita Fafá Rosado (PFL) deveria revidar o ataque desnecessário recebido da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PFL). Rosalba mandou um recado direto a Fafá, em entrevista a uma TV de Natal.

CAPITAL

Aliás, a ex-prefeita tomou gosto pela capital do Estado. Rosalba Ciarlini tem vindo a Mossoró vez por outra, preferindo estar em Natal, onde se sente mais à vontade depois de ter passado oito anos dizendo que adorava Mossoró.

EXPLICAÇÃO

Alguém poderia me dizer o que há de tão ruim em Mossoró, que a pessoa prefere morar na capital, do que aqui? Entre a prática e o discurso há uma grande diferença, caro leitor, não tenha dúvidas disso.

CONTRA-ATAQUE

O secretário de Comunicação Social do governo do Estado, Rubens Lemos Filho (Rubinho), contra-atacou a ex-prefeita Rosalba Ciarlini, que lançou duras críticas à governadora Wilma de Faria. Rubinho disse que Rosalba era a “pessoa menos indicada para fazer críticas à governadora”.

RAZÃO

Rubinho tem razão. Rosalba passou todo o ano de 2003 dizendo que Wilma havia feito mais por Mossoró em um ano do que o senador e ex-governador Garibaldi Filho em oito anos. Será que a ex-prefeita anda tendo amnésia?

ESTRÉIA

O filme “Um Chão de Esperança”, dirigido e produzido pelo “Pessoal do Tarará”, estréia hoje, na praça Vigário Antônio Joaquim (da Catedral). O roteiro e a direção de Dionísio do Apodi prometem emocionar as pessoas. Maravilha.

DERROTA

Sobre as declarações da ex-prefeita Rosalba Ciarlini, a falta de palavra e de cumprimento de acordo do grupo não é novidade alguma. Em 2002, quando o marido de Rosalba, o ex-deputado Carlos Augusto, era candidato a vice-governador ele “peitou” o ex-deputado Laíre Rosado para que um apoiasse o outro, em caso de uma das duas candidaturas não chegar ao segundo turno.

REALIDADE

A realidade, no entanto, foi diferente. Quando foi derrotado de forma acachapante no primeiro turno das eleições de 2002, Carlos Augusto “esqueceu” do compromisso firmado por ele mesmo com Laíre e resolveu apoiar Wilma de Faria no segundo turno. Portanto, mudança de discurso, é comum entre os rosalbistas.

BASTIDORES

Enquanto termino esta coluna o Potiguar sofre para vencer o Alecrim. O jogo está 4 x 3 e a equipe mossoroense já esteve com 4 x 1 no placar. Pela semifinal da Copa RN. A LDM vai colocar mais dois mil ingressos à venda para o torcedor, hoje, nas bilheterias do Nogueirão. Porém serão os últimos permitidos pelos órgãos de segurança. Os empresários Sérgio Freire e Isoares estão trabalhando em parceria na construção do residencial Neo Ville, um empreendimento de ponta que estão construindo na avenida João da Escóssia, no Nova Betânea. Terça-feira, o empresário Rútilo Coelho entrega a ampliação do seu Hotel Villa Oeste, um empreendimento muito importante para Mossoró, porque garante mais leitos de hotéis para a cidade. Maravilha. O juiz Herval Sampaio Júnior divulgando o Primeiro Encontro Regional de Direito Processual Civil, que acontece nos dias 29 e 30 deste mês, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. O evento é uma homenagem ao professor Luiz Guilherme Marinoni.


 

PEDRO CARLOS
E-MAIL: pedrocarlos@omossoroense.com.br

É jornalista, editor-chefe de O Mossoroense

 .::HOME::.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDITORIAS

Cotidiano

Economia

Esporte

Polícia

Política

Regional

Universo

OPINIÃO

Carol Fernandes

Cid Augusto

ClickVip

Editorial

Emery Costa

Giro pelo Estado

Laíre Rosado

Notas da Redação

Paulo Pinto

Pedro Carlos

Sérgio Oliveira

COLUNAS TEMÁTICAS

Direito em Pauta

Comentário Econômico

Nossa História

CIDADES

Alexandria

Areia Branca

Almino Afonso

Assu

Caraúbas

Macau

Médio Oeste

Patu

Pau dos Ferros

São Miguel

Umarizal

Vale do Apodi

SUPLEMENTOS

Empresa

Escola

Mais TV

ESPECIAIS

Chacina Prefeito

Barragem Santa Cruz

Vingt Neto

O JORNAL

Assinatura

Expediente

Histórico

Painel do Leitor

SERVIÇOS

102 ON-LINE

BANCO DO BRASIL

CAERN

CAIXA ECONÔMICA

COL. MOSSOROENSE

CORREIOS - CEP

COSERN

DETRAN

DICIONÁRIO ON-LINE

ESAM

FOLHA DIRIGIDA

GOVERNO DO ESTADO

HORÓSCOPO

IDEC

INDICADORES

RECEITA FEDERAL

TÁBUA DE MARÉS

TELEMAR

TRADUTOR ON-LINE

UERN

UFRN

EDIÇÕES ANTERIORES

 

 

 

 

 

 

 

ENQUETE

Você acha que a Anatel agiu correto em fechar as rádios piratas?
Sim
Não
Votar
resultado parcial...

 

 

 

 

 

 

Mossoró-RN, de 2005