Filmes nacionais são apresentados em Mossoró

O maior circuito não-formal de exibição gratuita de filmes brasileiros, o Cinema BR em Movimento - patrocinado pela Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras) está acontecendo em Mossoró desde ontem, com o filme "Um onda no ar", às 20h, no Teatro Dix-huit Rosado.

Hoje, às 8h, se encerrará a programação com a exposição do documentário "Peões", no auditório da Fafic da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), direcionado especialmente ao público universitário. Em seguida, haverá debates com professores do curso de Comunicação Social e sindicalistas. Pela primeira vez está acontecendo a sessão do Circuito Universitário em Mossoró.

Em cinco anos de atuação, o Cinema BR em Movimento já atingiu mais de um milhão de espectadores nos seus dois circuitos - o Comunitário e o Universitário -, com a exibição de 64 títulos nacionais. O sucesso da iniciativa é decorrente da implantação das políticas de patrocínio adotadas pela Petrobras Distribuidora, através do programa Petrobras Cultural,  de  incentivo continuado a projetos voltados para o fortalecimento  e  acesso  das populações a seus bens culturais. O Cinema BR em Movimento percorreu, até o ano passado, 535 municípios, realizando 6.757 sessões, que chegaram a 1.599 comunidades e 299 universidades.  

O objetivo do Circuito Comunitário é levar produções nacionais para moradores de municípios e localidades com difícil acesso a salas de projeção.  Somando-se a esses números, este ano, o Circuito Comunitário, nas duas primeiras etapas, levou os filmes Cine Gibi, de José Márcio Nicolosi, e Como Fazer um Filme de Amor, de José Roberto Torero, para mais de 120 mil espectadores dos 27 estados do país.

SINOPSE - Peões é um documentário, e conta a história pessoal de trabalhadores da indústria metalúrgica do ABC paulista que lideraram o movimento grevista de 1979 e 1980.  Concluído pouco antes da vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2002, o filme relata as lembranças e histórias dos 21 anônimos entrevistados e mostra, em especial, o significado de Lula para os 140  mil grevistas. Os entrevistados vêem em Lula uma espécie de pai, um líder da época das greves que ficou para sempre marcado em suas histórias. A reconstrução da narrativa é intercalada por cenas breves do período citado em que Lula, seu maior protagonista, discursa nos grandes comícios da época.

Segundo Eduardo Coutinho, diretor do filme, Peões resgata a memória do movimento sindical do ABC paulista através de seus protagonistas ocultos. "O filme fala de 21 homens e mulheres comuns que participaram ativamente daquelas greves, mas, desde então viveram à margem da história oficial, da  história do poder e dos poderosos, dos que mandam", disse.

A memória das greves, portanto, vai sendo traçada por cada um dos anônimos presentes no filme. A reconstrução da narrativa é intercalada por cenas breves do período citado, em que Lula  discursa nos grandes comícios da época. As aparições de Lula equilibram a estrutura do documentário no que diz respeito às suas duas construções históricas: uma que vem da vida cotidiana, residual e fragmentária do homem simples e a outra que se tornou oficial, mítica e universal, e que teve o Lula como sujeito histórico principal.

O filme Peões recebeu duas indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil, nas categorias de melhor diretor e melhor documentário, além de ganhar o Candango de Ouro de melhor filme no Festival de Brasília.

 

 .::HOME::.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDITORIAS

Cotidiano

Economia

Esporte

Polícia

Política

Regional

Universo

OPINIÃO

Carol Fernandes

Cid Augusto

ClickVip

Editorial

Emery Costa

Giro pelo Estado

Laíre Rosado

Notas da Redação

Paulo Pinto

Pedro Carlos

Sérgio Oliveira

COLUNAS TEMÁTICAS

Direito em Pauta

Comentário Econômico

Nossa História

CIDADES

Alexandria

Areia Branca

Almino Afonso

Assu

Caraúbas

Macau

Médio Oeste

Patu

Pau dos Ferros

São Miguel

Umarizal

Vale do Apodi

SUPLEMENTOS

Empresa

Escola

Mais TV

ESPECIAIS

Chacina Prefeito

Barragem Santa Cruz

Vingt Neto

O JORNAL

Assinatura

Expediente

Histórico

Painel do Leitor

SERVIÇOS

102 ON-LINE

BANCO DO BRASIL

CAERN

CAIXA ECONÔMICA

COL. MOSSOROENSE

CORREIOS - CEP

COSERN

DETRAN

DICIONÁRIO ON-LINE

ESAM

FOLHA DIRIGIDA

GOVERNO DO ESTADO

HORÓSCOPO

IDEC

INDICADORES

RECEITA FEDERAL

TÁBUA DE MARÉS

TELEMAR

TRADUTOR ON-LINE

UERN

UFRN

EDIÇÕES ANTERIORES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mossoró-RN, de 2005