Capa

Poesia

Recitanda

Artigos

Especial

Informática

Arte & Idéias

Paulo Locatelli

Literatura

Entrevista

Terceiro bispo de Mossoró tem história recontada

A história de vida do terceiro bispo de Mossoró Dom Eliseu Simões Mendes contada em um livro e também divulgada na Internet. A publicação está sendo possível através do seu irmão, Luís Carlos Mendes – professor e escritor, residente em Fortaleza/CE.

O trabalho intitulado de “Lições de Vida” e será lançado neste dia 18, às 20h, no Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL). Os internautas poderão acessar a página www.licoesdevida.cjb.net, a partir desta terça-feira.

O site reporta a vida de Dom Eliseu, desde o seu nascimento até as comemorações dos 70 anos da Diocese de Mossoró – incluindo vários temas: família, serviço voluntário, patriotismo, literatura (prosa e versos), palestras proferidas e religião.

Já o livro está previsto para ser publicado no mês de setembro, provavelmente com o nome “Dom Eliseu, terceiro bispo de Mossoró, seus feitos no Oeste Potiguar”.

Luís Carlos, autor de “Lições de Vida”, destaca que a história de Dom Eliseu resulta de anos de experiências, servindo de pautas educativas por conta de suas inúmeras realizações, tais como: criações de maternidades, postos de saúde, lactários, centros sociais, casas populares e de farinha, ampliação das bases fiscais e equipamentos do Colégio Diocesano, da Escola de Aprendizagem Mecânica da Diocese de Mossoró.

Uma das incentivadoras do projeto, professora Socorro Cavalcanti, destaca que o irmão do bispo está chegando hoje à Mossoró. Ela acrescenta que a vida, os feitos e uma galeria de fotos de Dom Eliseu estarão disponíveis na Internet.

“Coincidentemente no dia do lançamento de Lições de Vida, 18 de maio, Dom Eliseu completaria 89 anos de idade”, enfatiza Socorro.

Trajetória de vida de Dom Eliseu

Em 20 de fevereiro de 1954, num dia de sábado, tomava posse como 3º Bispo da Diocese de Mossoró, Dom Eliseu Simões Mendes. Nascido no Estado da Bahia, dia 18 de maio de 1915, na cidade do Salvador, onde ordenou-se em 4 de dezembro de 1938.

Exerceu, na capital baiana, cargos eclesiásticos de Grande Chanceler da Cúria Arquidiocesana e Secretário Geral do 1º Congresso Nacional de Vocações Sacerdotais, em 1949.

Em 21 de agosto de 1950 foi eleito Bispo auxiliar de Fortaleza, no Estado do Ceará, recebendo a sagração episcopal a 3 de dezembro do mesmo ano. Dia 20 de fevereiro de 1954 foi nomeado pelo Santo Padre Pio XII, Bispo residencial de Mossoró. Na ocasião a cidade recebeu em festa o seu terceiro Bispo Diocesano.

O lema de Dom Eliseu Simões Mendes era: “Salvação do Rebanho”.  Naquela época, havia um movimento ruralista que visava a retomada do desenvolvimento do Vale do Açu.  

Dom Eliseu também teve atuação destaca em função do Porto Salineiro Teleférico de Areia Branca e sobre os estudos preliminares para a vinda da energia elétrica de Paulo Afonso no Rio Grande do Norte.

Dom Eliseu Simões Mendes morreu no dia 2 de março de 2001, aos 86 anos de idade, em Feira de Santana/BA. Em Mossoró, o prefeito interino Antônio Capistrano decretou luto oficial pela morte de Dom Eliseu Simões Mendes.

Mestre dos Mares em cartaz no Pax

A comédia “Sexo, Amor & Traição” saiu de cartaz na última sexta-feira e desde então o Cine Pax está exibindo o Mestre dos Mares – O Lado Mais Distante do Mundo.

O filme é baseado em uma série de livros escritos por Patrick O’Brian, que narram as aventuras do capitão Jack Aubrey. O seu roteiro foi baseado no 10º livro, “The Far Side of the World”.

Esse é o segundo filme em que os atores Russell Crowe e Paul Bettany atuam juntos. O anterior foi Uma Mente Brilhante (2001).

Parte das filmagens de Mestre dos Mares ocorreram no tanque construído para Titanic, que fica localizado no México. O orçamento do filme foi orçado em 150 milhões de dólares.

SINOPSE – Jack Aubrey (Russell Crowe) é o capitão do H.M.S. Surprise, um dos principais navios de guerra da marinha britânica. Com seu país em guerra contra a França de Napoleão Bonaparte, Aubrey é atacado por um navio inimigo mais poderoso, que fere boa parte de sua tripulação e ainda danifica o navio. Aubrey então se sente dividido entre cumprir seu dever e tentar derrotar o inimigo ou retornar para cuidar dos feridos.

Os ingressos estão sendo vendidos ao preço de R$ 5,00 (estudante) e R$ 10,00 (inteira). A aventura está sendo exibida às 20h15.

SINOPSE – Após ser atacado por um navio inimigo mais poderoso, um capitão se vê dividido entre tentar capturar seu inimigo ou retornar para tratar dos feridos de sua tripulação. Dirigido por Peter Weir (O Show de Truman) e com Russell Crowe no elenco. Vencedor de dois Oscars.

TORCIDA – Até amanhã os torcedores do Flamengo estão tendo a oportunidade de assistir toda a história do seu time no Cine Pax. As exibições estão ocorrendo sempre às 18h. É uma hora e meia de duração.

                                       .::HOME::.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDITORIAS

Cotidiano

Economia

Esporte

Polícia

Política

Regional

Universo

OPINIÃO

Carol Fernandes

Cid Augusto

Editorial

Emery Costa

Giro pelo Estado

Laíre Rosado

Notas da Redação

Paulo Pinto

Pedro Carlos

Sérgio Chaves

Sérgio Oliveira

COLUNAS TEMÁTICAS

Assuntos do Comércio

Cinema em Foco

Direito em Pauta

Comentário Econômico

Mundo Digital

Nossa História

Charles Phelan

CIDADES

Alexandria

Areia Branca

Assu

Caraúbas

Macau

Médio Oeste

Patu

Pau dos Ferros

São Miguel

Umarizal

Vale do Apodi

SUPLEMENTOS

Empresa

Escola

Mais TV

EDIÇÕES ANTERIORES

ESPECIAIS

Chacina Prefeito

Barragem Santa Cruz

Vingt Neto

O JORNAL

Assinatura

Expediente

Histórico

Painel do Leitor

SERVIÇOS

102 ON-LINE

BANCO DO BRASIL

CAERN

CAIXA ECONÔMICA

COL. MOSSOROENSE

CORREIOS - CEP

COSERN

DETRAN

DICIONÁRIO ON-LINE

ESAM

FOLHA DIRIGIDA

GOVERNO DO ESTADO

HORÓSCOPO

IDEC

INDICADORES

RECEITA FEDERAL

TÁBUA DE MARÉS

TELEMAR

TRADUTOR ON-LINE

UERN

UFRN

 

 

 

 

 

 

ENQUETE

Você concorda com o programa Fome Zero?
Sim
Não
Votar
resultado parcial...

 

 

 

 

 

 

Mossoró-RN, de 2003