EDITORIAS

:: Cotidiano

:: Economia

:: Esporte

:: Polícia

:: Política

:: Regional

:: Universo

OPINIÃO

:: Editorial

:: Notas da Redação

:: Laíre Rosado

:: Emery Costa

:: Pedro Carlos

:: Cid Augusto

:: Giro pelo Estado

:: Sérgio Oliveira

:: De Olho na Mídia

SOCIAIS

:: Paulo Pinto

:: Carol Fernandes

:: Clickvip

SOCIAL-CIDADES

:: A notícia é

:: Alexandria

:: Almino Afonso

:: Apodi

:: Areia Branca

:: Caraúbas

:: Macau

:: Patu

:: Pau dos Ferros

:: São Miguel

:: Umarizal

O JORNAL

:: Assinatura

:: Expediente

:: Histórico

:: Painel do Leitor

 

 

Encontro aborda a estratégia metodológica da educação nas classes multisseriadas

 

LUCIANO OLIVEIRA
Da Editoria do Regional

AREIA BRANCA - A "Estratégia Metodológica da Escola Ativa" é tema de uma capacitação iniciada ontem, 21, e que vai até a próxima sexta-feira, 25, tendo como público-alvo educadores que atuam no Projeto Escola Ativa de Areia Branca. o treinamento está sendo realizado no Hotel Costa Atlântico, na praia de Upanema.

Promovido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e do Centro Municipal de Ensino Rural (CMER), o treinamento foi aberto ontem em solenidade que contou com a presença do prefeito Manoel Cunha Neto (PP); secretário municipal de Educação, Naelson Oliveira de Souza; diretora do CMER, Terezinha Paixão de Oliveira; gerente de Ensino e Aprendizagem do projeto, Glauciane Pinheiro; supervisora do Fundescola/Brasília, Izabel Cristina M. de Aguiar; coordenadora pedagógica, Marta Cirilo; supervisora educacional, Simone Seixas, além dos participantes, entre outros.

Cerca de quarenta educadores que trabalham com o Projeto Escola Ativa estão participando da capacitação que é desenvolvida através de oficinas pedagógicas, com estratégias inovadoras e práticas que possibilitarão aos docentes melhorarem a aprendizagem e a qualidade da educação nas classes multisseriadas.

A diretora do CMER, Terezinha Paixão, explica que o  objetivo da capacitação é retroalimentar professores e técnicos municipais nos conhecimentos específicos sobre a metodologia da Escola Ativa, promovendo uma reflexão sobre a prática.

Ela acrescenta que a programação de abertura teve como ponto alto a peça teatral "A formiguinha e a neve", apresentada pelos alunos da Escola Municipal José Vicente Filho, da comunidade do Freire, uma das dez unidades onde o projeto é desenvolvido com sucesso.

Ainda no primeiro dia da programação, houve uma abordagem sobre o contexto educacional rural brasileiro, seguido da apresentação da estratégia Escola Ativa. Na parte da tarde, foram formados os grupos de trabalho, estudo do Guia de Formação (unidades I e II) e sistematização das atividades.

Projeto é realizado em dez comunidades areia-branquenses

Em Areia Branca, o projeto Escola Ativa está presente nas comunidades de Upanema de Cima, Freire, Serra Vermelha, Casqueira, Assentamento Santos Reis, Canto do Amaro, São José, Morro Pintado, Redonda e Ponta do Mel.

No município, o método vem sendo desenvolvido desde 1998 por meio de classes multisseriadas, onde alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades escolares na mesma sala de aula.

Nesses espaços foram criados cantinhos de leitura, grupos que trabalham a dramatização de textos de autores conhecidos da literatura brasileira, teatro de fantoche, entre outras manifestações de cunho cultural.      

Na manhã de hoje, o evento será retomado com a abordagem do tema "Governo Estudantil", com estudo da unidade 3, confecção dos instrumentos do Governo Estudantil, assembléia geral para definição do perfil do candidato.

À tarde, as atividades incluem lançamento das candidaturas e apresentação dos planos de governo, campanha eleitoral, formação e reunião dos comitês, sistematização dos conteúdos estudados.

Na quarta-feira, 23, a temática será "Cantinhos de Aprendizagem". As atividades iniciam com o estudo do Guia de Formação Unidade 5, organização dos "Cantinhos de Aprendizagem", apresentação e sistematização pelos grupos participantes. À tarde, os educadores trabalharão o tema "Guias de Aprendizagem", estudos da unidade 4, sistematização dos conteúdos estudados.

Quinta-feira, 24, pela manhã, planejamento com Guias de Aprendizagem de todas as áreas de conhecimento. Na parte da tarde, apresentação e sistematização das atividades desenvolvidas nos grupos.

Sexta-feira, 25, estudo do "Guia de Formação" unidade 6, construção dos instrumentos do elemento escola e comunidade, apresentação e sistematização pelos grupos. À tarde, encerramento da capacitação com os educadores participando do planejamento das atividades do segundo semestre e dos microcentros.

 

 

Copyright,© 2000-2006 - Editora de Jornais Ltda - Todos os direitos reservados
Site melhor visualizado em 800x600