FUNDADO POR JEREMIAS DA ROCHA EM 1872   -   Mossoró, domingo, 17 de dezembro de 2000
,
 

ESTA PÁGINA É ATUALIZADA AOS DOMINGOS

Por André Bernardo

Nova chance
A atriz Guilhermina Guinle aceitou o convite do diretor Guto Franco para fazer par romântico com Moacyr Franco no humorístico "Meu Cunhado", do SBT. No seriado, Guilhermina Guinle vai interpretar Simone, mulher de Washington, dono de uma agência de publicidade interpretado pelo próprio Moacyr. De classe média baixa, Simone conhece e se apaixona por Washington através do irmão, um sujeito para lá de indiscreto vivido por Ronald Golias. "Ela vive brigando com o marido porque acha que ele não faz outra coisa senão perseguir o pobre coitado do irmão", observa a atriz. "Meu Cunhado" marca o retorno de Guilhermina Guinle à tevê depois de passagens malsucedidas pela Record, onde trabalhou em "Tiro e Queda", e pela extinta Manchete, onde fez "Brida". No SBT, Guilhermina atuou em "Direito de Nascer". A novela encontra-se engavetada desde 1998.

Solidariedade artística
O ator André Segatti, que interpreta o Andrezão em "A Turma do Didi", aproveita qualquer tempo livre para divulgar a campanha "Projeto Vida". O projeto foi idealizado pela atriz Rita Guedes em parceria com o cirurgião plástico Luiz Fernando d'Acosta. Segundo André, a campanha se propõe a ajudar menores carentes que sofrem abusos e maus-tratos. Um dos idealizadores do projeto, o médico Luiz Fernando d'Acosta, opera uma vez por mês inteiramente grátis crianças que sofrem violência doméstica. Em menos de três meses, a campanha já recebeu 16 mil "e-mails" solicitando assistência. Por conta disso, o médico Luiz Fernando d'Acosta busca a adesão de outros profissionais da área médica. "Vou permanecer no projeto por mais tempo do que o previsto porque me identifiquei muito com a idéia. Só espero que outros atores cedam os direitos de imagem para ajudar nesta campanha", mobiliza. A exemplo de André Segatti, os atores Reynaldo Gianecchini, Francisco Cuoco e Vera Fischer também já se filiaram ao projeto.



Pomo de discórdia
A falta de um cachê específico teria sido o motivo para o vocalista do Negritude Jr., Netinho, deixar de participar do quadro "A Princesa e o Plebeu", do "Domingo Legal". O pagodeiro não estaria muito satisfeito por estar trabalhando de graça. Afinal, a gravação do quadro do "Domingo Legal" levava de dois a três dias para ficar pronta. O vocalista do Negritude Jr. tirou proveito do fato de nunca ter assinado contrato com o SBT para se desligar do programa apresentado por Gugu Liberato. "Adoro fazer o quadro. Mas, infelizmente, com a agenda de shows não tem me sobrado muito tempo", justifica. Com a saída de Netinho, o diretor do "Domingo Legal", Roberto Manzoni, vai escolher um novo "plebeu" a cada domingo.

Homem de negócios

O ator Cláudio Heinrich está prestes a iniciar a carreira de empresário. Ele quer aproveitar a popularidade de seu personagem em "Uga Uga", o selvagem Tatuapu, para lançar uma marca de guaraná no mercado. O guaraná Pureza deve chegar às lojas em janeiro de 2001 e o ator Jorge Pontual é sócio de Cláudio no negócio.

Veia cômica
O apresentador do "Cidade Alerta", José Luiz Datena, gostou tanto da experiência de atuar como humorista no "Família Record" que torce para a emissora produzir um programa por mês a partir do próximo ano. Datena ficou surpreso, inclusive, com os elogios que recebeu do diretor responsável pelo especial, o veterano Atílio Riccó, que parabenizou o jornalista por sua atuação como Olegário. No especial de fim de ano, o apresentador do "Cidade Alerta" interpreta um típico paulistano, aposentado e torcedor doente do Juventus, do tradicional bairro da Mooca, na Zona Leste de São Paulo. O especial "Família Record" está previsto para ir ao ar na segunda, dia 25, às 22h30.

A conquista do espaço
O apresentador do "Domingo Legal", Augusto Liberato, não pára de investir em sua própria emissora. Ele acaba de comprar um terreno com mais de 9 mil metros quadrados no bairro de Alphaville, em São Paulo, avaliado em R$ 2 milhões. Lá, o apresentador do SBT pretende construir um complexo de estúdios, onde planeja gravar as próprias produções independentes, além de poder alugá-lo para outras emissoras.

Aluna exemplar
A cantora Sandy foi aprovada no vestibular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas para o Curso de Psicologia. Ela, no entanto, resolveu trancar a matrícula para se dedicar integralmente às gravações de "Estrela Guia", a próxima novela das seis da Globo. Sandy ficou em 10º lugar no Curso de Psicologia e em 55º na classificação geral. O vestibular da PUC deste ano teve 8.056 inscritos.

Encontro de gerações
A cantora Baby do Brasil, recém-convertida à Igreja Universal do Reino de Deus, está sendo cotada para integrar o elenco de "Síndrome dos Anjos". Na minissérie de 12 capítulos, Baby do Brasil deve contracenar com outra cantora também evangélica: Mara Maravilha. "Síndrome dos Anjos" está prevista para estrear em 12 de janeiro, às 20h, na Rede TV!

Mudança editorial
A MTV resolveu tirar os programas "VJ Por Um Dia" e "Quiz MTV" da grade de 2001. A idéia da emissora musical é investir em programas mais voltados para o comportamento jovem, como "Erótica", apresentado por Ludmila Rosa, e "Fica Comigo", comandado por Fernanda Lima. Luís Thunderbird, que apresenta o "VJ Por Um Dia", e Rafael e Chris Niklas, que respondem pelo "Quiz MTV", vão ser aproveitados pela MTV em novos projetos.

Um toque de infidelidade
A próxima série da HBO, "The Mind of the Married Man", vai discutir infidelidade matrimonial. O seriado conta a história de três repórteres de um jornal de Chicago que tentam se manter fiéis às respectivas mulheres, mas não conseguem. O elenco de "The Mind of the Married Man" é composto por Jake Weber, Taylor Nichols e Mike Binder. A previsão de estréia é janeiro de 2001.

Em Machu Picchu

A dançarina Suzana Alves, mais conhecida como Tiazinha, vai aproveitar o ostracismo televisivo para passar o réveillon no Peru. Ela viaja para a lendária Machu Picchu no próximo dia 27 em companhia do namorado, o ator Eriberto Leão. Na volta, os dois pretendem retomar as respectivas carreiras. Suzana Alves pretende divulgar o novo CD, ainda sem título definido, pelas emissoras de tevê. Já Eriberto Leão, que trabalhou em "Vidas Cruzadas", da Record, aguarda convites para voltar a atuar.

Rede nacional
A TV Senado pretende se transformar na mais nova rede de tevê aberta do Brasil. No ar desde 5 de fevereiro de 96, a TV Senado é um canal distribuído por 74 operadoras de tevê por assinatura. Além de exibir sessões e telejornais sobre as atividades do Senado, a emissora também apresenta documentários e programas educativos. Como um canal aberto, a TV Senado pode se expandir pelo Brasil por meio de emissoras afiliadas ou retransmissoras. A direção da emissora já negocia a formação de uma rede com cerca de 500 prefeituras e câmaras municipais.

Por um punhado de ibope
A Rede TV! vai entrar na briga com o SBT pela compra de telenovelas importadas. Além do desfile das Escolas de Samba e das transmissões esportivas, a emissora pretende incluir em sua grade de programação uma produção latino-americana, que deve ir ao ar no segundo semestre de 2001. A possibilidade de seguir o exemplo de Globo e Record e investir em teledramaturgia está descartada. Pelo menos, por enquanto.

Em ritmo de férias
Algumas produções do SBT, como "Programa Livre" e "SBT Repórter", vão aproveitar as férias para descansar. Já outras, como "Hebe", "Domingo Legal" e "Programa do Ratinho", vão deixar programas gravados até o final de janeiro. Os únicos que permanecem com a rotina normal de gravações são "Bom Dia & Cia", "Canta e Dança, Minha Gente", "Show do Milhão" e "A Praça É Nossa".

Retrospectiva
A apresentadora do SBT, Hebe Camargo, vai aproveitar o programa de ano-novo para comemorar os 15 anos de SBT. No programa que vai ao ar no dia 1º de janeiro, ela vai relembrar as melhores entrevistas que fez na emissora de Sílvio Santos, como Dercy Gonçalves, Agnaldo Rayol, Xuxa, Chitãozinho e Xororó, Andrea Bocceli e Laura Pausini. Ainda no programa, Hebe Camargo presta uma homenagem a Abelardo Barbosa, o Chacrinha, e recebe o humorista Ronald Golias. Juntos, os dois fazem uma sátira bem-humorada à peça "Romeu e Julieta", de William Shakespeare.

Prêmio de consolação
O ator Gabriel Braga Nunes perdeu o posto de par romântico de Sandy em "Estrela Guia" para Guilherme Fontes, mas não um papel de destaque na próxima novela das seis da Globo. A autora Ana Maria Moretzsohn, porém, já avisou a ele que o quer em "Estrela Guia" de qualquer jeito. Gabriel Braga Nunes ficou tão sensibilizado que aceitou renovar contrato com a emissora mesmo sem saber o papel que vai interpretar na próxima novela das seis. "Confio plenamente na autora", garante o ator.




 

 
Laíre Rosado
Emery Costa
Pedro Carlos
Cid Augusto
Neto Queiroz
Antônio Rosado
Sérgio Oliveira
Sérgio Chaves
Gomes Filho

Charge
Capa

Editorial
O jornal
Assinaturas
Expediente
Painel do Leitor

Política
Esporte
Economia

Dia @ Dia
Mais TV
Dois