Editorias

Política
Esporte
Economia

Polícia

   Cadernos

Cotidiano
Regional
Universo
Mais TV

   Colunas

Laíre Rosado

Emery Costa

Cid Augusto
Márcio Costa
Emerson Linhares
Neto Queiroz
Antônio Rosado
Sérgio Oliveira
Sérgio Chaves
Gomes Filho

  Temáticas

Mundo Digital
Economia
Nossa História
Direito em Pauta
Viver Bem
Cinema em Foco

   Cidades

Apodi
Assu
Caraúbas
Macau
Pau dos Ferros
Região Salineira

  Seções

Editorial
Charge
O Jornal
Assinatura
Expediente
Painel do Leitor
Edições Anteriores
 
 
 
 
 
 
 



ATUALIZAÇÃO AOS DOMINGOS

 

 

Computador molecular

Cientistas israelenses anunciaram ter desenvolvido um ‘computador’ no qual o "hardware" é formado por proteínas e o "software" é constituído de regras codificadas por DNA. Colocando determinadas regras de DNA no autômato, ele produz uma proteína como resultado da operação.

O computador molecular é tão pequeno que trilhões deles caberiam em um tubo de ensaio e, apesar do modelo experimental ter poucas aplicações práticas imediatas, mostra um possível caminho para o desenvolvimento tecnológico.

MercadoLivre é líder

Segundo recente estudo do instituto de pesquisa, Jupiter Media Metrix, o MercadoLivre é o atual líder na área de leilões online. O estudo aponta, a partir do número de visitantes únicos, que o site teve nos últimos meses a liderança da companhia no setor.

Na disputa pela liderança do setor de leilões on line, em segundo lugar, vem o I-Bazar, seguido pelo Lokau em terceiro, e o Arremate em quarto.

Código penal internacional

O primeiro instrumento jurídico internacional para regulamentar a utilização da Internet foi aprovado na última sexta-feira, na Hungria, por 29 países.

Os crimes na Internet foram classificados em quatro grupos: integridade dos sistemas, conteúdo de sites (como pornografia infantil), fraudes, e falsificação/pirataria.

Porém, as normas só entrarão em vigor quando cinco países, entre eles, três da União Européia, as ratificarem.

Os criminosos poderão ter os dados de seus sites bloqueados para impedir modificações, de forma que as informações possam servir de provas jurídicas.

O texto jurídico foi elaborado pelos Estados Unidos, Japão, Canadá, África do Sul, além de 25 dos 43 países membros da União Européia.

Kit detecta infidelidade

Se você desconfiar da fidelidade de seu namorado ou namorada, saiba que já existe à venda na Internet um "kit da infidelidade".

O kit promete detectar os infiéis pelo modo como se comportam suas emissões corporais.

Os testes são realizados em roupas suspeitas e tem a duração máxima de cinco minutos.

Basta aplicar o teste sobre a roupa. Se o resultado for púrpura significa que o sêmen foi detectado.

Porém, a quem pertence esse sêmen e como ele chegou ali são perguntas que continuarão em aberto. O teste custa aproximadamente US$ 89.

Uma pesquisa mostrou que os consumidores do produto eram em sua maioria mulheres (55%). Cerca de 40% delas tinham mais de 40 anos e cerca de metade encontrava-se casada há mais de 15.

O site da empresa que vende o kit é www.getcheckmate.co.uk.

Perdão pela Internet

A Igreja Católica pediu perdão hoje, por meio da Internet, aos aborígenes australianos e a todas as etnias minoritárias da Oceania pelas "vergonhosas injustiças" que sofreram, incluindo abusos sexuais cometido por padres e outros clérigos. A mensagem foi enviada para integrantes da Igreja Católica em todo o mundo.

O pedido de perdão consta de um documento assinado pelo papa João Paulo II e divulgado pela rede mundial de computadores. Esta foi a primeira mensagem enviada pelo papa por e-mail.

As desculpas constam de um vasto documento extraído do Sínodo dos Bispos da Oceania, realizado em 1998.