FUNDADO POR JEREMIAS DA ROCHA EM 1872   -   Mossoró, domingo, 20 de maio de 2001
,
 

ESTA PÁGINA É ATUALIZADA AOS DOMINGOS

Por Rodrigo Teixeira

A castanha (Globo, dom, 8:05 h)
A edição do "Globo Rural" deste domingo é especial. Neste dia, o programa, que estreou em janeiro de 1980 e comemora sua edição de número 1.100, tem um único tema: o cultivo da castanha do Pará. O repórter Ivaci Matias e o cinegrafista Jorge dos Santos estiveram no Pará e realizaram um verdadeiro "raio-x" da castanheira e de seu fruto. O "Globo Rural" mostra ainda as diferentes pesquisas sobre a produção de castanhas no Norte brasileiro. De Londres, a correspondente Sandra Annenberg mostra como o óleo da castanha paraense entra na fórmula de sofisticados cosméticos. O assunto terá continuidade no programa que irá ao ar no dia 27 de maio.

Hora H (Globo e Rede TV!, dom, 16 h)
Domingo é dia de decisão no futebol brasileiro. Em Ribeirão Preto, Botafogo e Corinthians fazem o primeiro jogo decisivo pelo Campeonato Paulista de 2001. Pela Globo, a partida vai ser transmitida ao vivo para todo o estado de São Paulo. Já no restante da rede, a emissora mostra Flamengo e Vasco. A equipe rubro-negra tenta o tricampeoanto em cima do maior rival, enquanto em São Paulo, o time de Wanderley Luxemburgo busca o 24º título em sua história. Nas duas decisões, o campeão sairá numa melhor de duas partidas.

Luz no túnel (Record, dom, 23 h)
O convidado de Boris Casoy no "Passando a Limpo" discutirá um assunto do interesse atual da maioria dos brasileiros: a crise de energia. Com a palavra, físico e vice-diretor da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE), Luiz Pinguelli Rosa. Crítico contumaz da política de energia praticada por diversos governos, além de contrário à forma como ocorreu a privatização de empresas do setor, o cientista fará um raio-X da nossa situação e opinará sobre quais atitudes devem ser tomadas a fim de se evitar um colapso, com conseqüências desastrosas para o crescimento do Brasil.

Salve as baleias (Rede Brasil, seg, 22 h)
Paula Saldanha documenta no "Expedições" uma aventura com baleias Jubarte, no arquipélago de Abrolhos, a 70 quilômetros da costa sul da Bahia. São criaturas de 30 toneladas e quase 16 emergindo em alto mar. A viagem começa em Caravelas, cidade que tem muitos vestígios da época em que a caça às baleias era permitida: desde armações que saíam os barcos baleeiros até uma ossada de baleia Jubarte praticamente completa. O fim da caça em 1966 foi, sem dúvida, um avanço, mas não impediu a ameaça de extinção da espécie. Hoje, na mesma Caravelas, pesquisadores trabalham pela proteção desses mamíferos em projetos como o Baleia Jubarte.

Do baú (SBT, seg, 18:15 h)
Depois de quatro anos na gaveta, o SBT finalmente resolveu exibir a novela "O Direito de Nascer". Produzida pela JPO, a novela baseada num texto cubano já foi exibida outras duas vezes pela antiga TV Tupi: nas década de 60 e 70. Ambas foram bem-sucedidas, sendo que na primeira versão o último capítulo chegou a ser exibido num superlotado ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. No elenco da nova versão, destaque para Guilhermina Guinle e João Vitti, que irão formar o casal de protagonista da trama.

Os suspeitos (Globo, ter, 22:40 h)

"Embaixada do Glicério" é o episódio da série "Brava Gente". A história se passa na década de 70. Dirigida por Francisco Milani e seu filho Carlo Milani, a produção tem no elenco Marília Pera, Othon Bastos, Eduardo Moscovis, Julia Feldens, Danton Mello, Betty Lago e Enrique Diaz. O destaque da trama é o Hotel Residencial Embaixada, localizado na Baixada do Glicério. Neste hotel decadente, em que falta água e a TV vive pifando, moram as personagens de Marília e Julia, o trambiqueiro nordestino vivido por Moscovis e o não menos vigarista personagem de Othon Bastos, ambos com o aluguel atrasado há meses. Todos estão ansiosos aguardando a chegada do suposto endinheirado, papel de Enrique Diaz, que, na verdade, não passa de mais um pernambucano em busca de sucesso.

Dicas
O "Pequenas Empresas Grandes Negócios" mostra uma máquina que faz blocos de cimento, uma opção que se revela econômica para quem está construindo. Globo, dom, 7:30 h.

"A Turma do Didi" conta com a participação dos atores Marcelo Farias, Karina Bacchi, Ronaldo Tasso e Cândido Damm no episódio "A Colecionadora". Globo, dom, 12:15 h.

No episódio "A mão que embalança o Cema", do "Sandy e Junior", termina a festa em comemoração aos cem anos do colégio. Globo, dom, 12:50 h.

Reginaldo Faria enfrenta a curiosidade da criançada no quadro "Tá no Papo" do "Gente Inocente". No final do programa, o concurso "Cantando no Chuveiro" faz sua semifinal. Globo, dom, 13:25 h.

Bárbara Borges, ex-Paquita, é a convidada do quadro "Intimidade" do "Planeta Xuxa". No "Giro do Planeta", o repórter Dudu Miranda com uma matéria sobre o conjunto Madredeus, em Portugal. Globo, dom, 14:10 h.

Oswaldo Montenegro e Pedro Tornaghi estarão no "Por Acaso". Rede Brasil, dom, 19 h.

No episódio do "Retrato Falado", Denise Fraga conta a história de Cida, uma moradora do bairro da Penha em São Paulo, mostrando que, antes de beleza, a mulher precisa de muita criatividade para conquistar um homem. Globo, dom, 20:30 h.

Márcio Guedes estréia o "Ataque". Francisco Horta, Carlos Alberto Torres, Renato Gaúcho, Paulo Stein, Sérgio du Bocage são alguns dos nomes que integram a mesa redonda. Rede Brasil, dom, 22 h.

No episódio "Trair e Cozinhar é Só Começar", do "Sai de Baixo", a alta sociedade paulistana acabou de descobrir a culinária nordestina de Sirene. Globo, dom, 22:40 h.

Da magia negra a alquimia, Edgard Piccoli investiga rituais místicos no "Especial da Semana do Contato MTV". MTV, seg, 19:30 h.

João Gordo entrevista a dançarina Gretchen e o escritor Eduardo Nunes, autor do livro "Sedução". A matéria do "enviado especial" Max Fivelinha foi gravado em uma banheira de motel. MTV, seg, 23 h.

A Band transmite, ao vivo, as quartas-de-final da "Taça Libertadores da América". Quarta, 21:25 h.

Daniele Winits é a convidada de Tathi Mancini e Jairo Bouer para o "MTV Erótica". MTV, qua, 22 h.

"Sou maníaca por chocolate" é o tema de "Meninas Veneno", apresentado por Marina Person. Ela se encontra com sete chocólatras. MTV, quin, 22 h.

André Marques incorpora o Batman e Zezé Barbosa o Robin no "Vídeo Show" para recriar os efeitos do seriado "Batman e Robin". Globo, sex, 13:50 h.

O "Nação" mostra Edgard Piccoli plantando uma pimenteira no quintal da casa de Tom Zé. MTV, sáb, 15:30 h.

O "MTV ao Vivo" traz um especial ao vivo sobre o Red Hot Chili Peppers. MTV, sáb, 22 h.


 

 
Laíre Rosado
Emery Costa
Cid Augusto
Emerson Linhares
Neto Queiroz
Antônio Rosado
Sérgio Oliveira
Sérgio Chaves
Gomes Filho

Cláudio Monteiro
Geraldo Maia
Marcos Araújo
Charge
Capa

Editorial
O jornal
Assinaturas
Expediente
Painel do Leitor

Política
Esporte
Economia

Dia @ Dia
Mais TV
Dois