EDITORIAS

:: Cotidiano

:: Economia

:: Esporte

:: Polícia

:: Política

:: Regional

:: Universo

OPINIÃO

:: Notas da Redação

:: Laíre Rosado

:: Emery Costa

:: Sérgio Oliveira

:: Bruno Barreto

:: De Olho na Mídia

:: Notícias do Interior

:: Giro pelo Estado

SOCIAIS

:: Paulo Pinto

:: Carol Fernandes

:: Clickvip

:: Clube do Vaqueiro

SOCIAL-CIDADES

:: Alexandria

:: Almino Afonso

:: Apodi

:: Areia Branca

:: Assú

:: Caraúbas

:: Macau

:: Patu

:: Pau dos Ferros

:: São Miguel

:: Umarizal

O JORNAL

:: Assinatura

:: Expediente

:: Histórico

:: Painel do Leitor

TEMPO

 

COTAÇÕES

 

 

 

 

A CARA DO NORDESTE

Pela segunda vez em um ano a turma do "Sul Maravilha" usou o Twitter para achincalhar nós nordestinos. Pela segunda vez nós reagimos com força de quem antes de tudo é um forte. Temos argumentos de sobra para através das redes sociais inibirmos o preconceito regional sem precisar cercear a liberdade de expressão de quem nos ataca. O Nordeste há muito tempo deixou de ser sinônimo de pobreza e não são as belas praias que minimizam como gostam de argumentar os sulistas quando querem fazer uma "média" conosco. Esse é um argumento implicitamente preconceituoso. O que temos de bom está na cultura. A maior parte dos grandes escritores brasileiros são nordestinos. A música nordestina, não me refiro ao "forró de plástico", encanta em todos os lugares. Essa é a verdadeira cara do Nordeste. É isso que temos que mostrar quando a região é atacada nas redes sociais por gente ignorante.

MOTIVOS REAIS DO ORGULHO

Quando dizemos que temos orgulho de ser nordestinos, é por causa de nossa força cultural que influencia todo o país, apesar de a turma do Sul fingir que Jorge Amado, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Raquel de Queiroz, José Américo de Almeida e Ariano Suassuna não são nordestinos. Cito apenas os que me vieram na cabeça enquanto escrevo este texto. Isso mostra o quanto os que nascem por aqui são capazes.

OMISSÃO

Fiquei decepcionado com a ausência de representantes da Prefeitura de Mossoró na audiência pública na Câmara Municipal que debateu os investimentos da Petrobras no Rio Grande do Norte. Seria uma bela oportunidade para se prestar contas do que é feito com os generosos recursos dos royalties da estatal.

OMISSÃO 2

Quem também pisou na bola foi o Ministério Público, que não mandou representantes para o importante debate. Seria importante uma posição do parquet acerca do tema de interesse para lá de coletivo.

QUALIFICAÇÃO

A Prefeitura de Mossoró deu uma dentro ao inaugurar a Indústria do Conhecimento em parceria com o Sesi. O equipamento oferecerá cursos de qualificação de mão de obra, algo por demais carente em nossa cidade.

PRESTIGIADO

O deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) está mais prestigiado com a prefeita do Natal Micarla de Sousa (PV) do que com a governadora RosalbaCiarlini (DEM). Se por aqui o demista não emplacou nenhum nome de sua cozinha na estrutura do Governo do Estado, em Natal a irmã dele Perpétua Nogueira será secretária de Saúde. Ela já era a adjunta da pasta.

PDT

Partido que nas eleições proporcionais de 2008 teve mais votos em Mossoró, o PDT corre o risco de ser riscado do mapa da política mossoroense. Os três vereadores da legenda (Claudionor dos Santos, Jório Nogueira e Ricardo de Dodoca) estão de malas prontas para outras aventuras partidárias. Os principais suplentes idem. Quem vai ficar no partido é a grande incógnita.

INVERSÃO

Mossoró, terra que se gaba de ser libertária e pioneira na luta contra a escravidão, celebrou ontem, 13 de maio, mais uma superstição (sexta-feira 13) e uma santa (Nossa Senhora de Fátima) do que um fato concreto: a assinatura da Lei Áurea, que libertou os escravos no Brasil. Essa é a minha constatação com base nos assuntos que vi serem abordados nas redes sociais. Quem não concorda com o que eu escrevo dirá que o ato não inseriu os libertos na sociedade, mas essa é uma outra discussão.

 

 

Copyright,© 2000-2006 - Editora de Jornais Ltda - Todos os direitos reservados
Site melhor visualizado em 800x600

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site