Mossoró-RN, domingo 8 de maio de 2011

MOSSORÓ COMEMORA DIA
NACIONAL DO ARTISTA PLÁSTICO
   

Nara Andrade
naraandrade@gmail.com

O dia 8 de maio é marcado pela comemoração do Dia do Artista Plástico. Aqui em Mossoró, as artes plásticas têm como principal ícone a artista Marieta Lima, que foi precursora do segmento na cidade. Atualmente, com 99 anos, Marieta coleciona medalhas e diplomas de reconhecimento. Para o próximo ano, mais uma homenagem já está sendo programada, pela importância que representa para a vida cultural de Mossoró.

O evento especial em homenagem ao centenário da mais importante artista plástica da cidade está sendo organizado pelo artista Rogério Dias.

A artista, que também se destacava pelo trabalho com arranjos e decorações para festas, influenciou vários artistas plásticos da cidade, um deles é Carlos Antônio Figueiredo, mais conhecido como “Careca”. O artista conta que visitava o ateliê de Marieta para vê-la pintar. “O trabalho de Marieta foi muito importante para a arte em Mossoró, apesar de não ter sido muito reconhecido”, declara. Careca conta ainda que uma das principais características da obra de Marieta é o uso do óleo sobre tela.

Assim como Marieta, o artista plástico Careca afirma que o gosto pela arte sempre esteve presente em sua vida, e que sempre viveu da arte, mas para isso teve que se tornar um artista comercial, pintando o que o público queria, não focando em apenas um estilo. “Apesar de fazer telas de todos os estilos prefiro o abstrato e a figura humana”, explica.

O artista não sabe o número exato, mas acredita que já pintou cerca de 5 mil telas, algumas inclusive estão espalhadas por vários países. Para Careca, o segmento das artes plásticas é ainda mais fraco que os demais segmentos artísticos. “Para se ter uma ideia, foi anunciado um projeto para a construção de uma Casa de Artes aqui na cidade, no entanto não contemplava as artes plásticas”, comenta. “Um incentivo à produção artística aqui no município é a lei que determina que todas as construções com mais de mil metros quadrados tenham uma obra de arte, mas é preciso que haja uma maior fiscalização, porque muitos não cumprem”, comenta.

Realizando um projeto antigo de sua vida, Careca ingressou no ano passado na primeira turma do curso de arquitetura em Mossoró. Segundo o artista que atualmente está atuando em um escritório de arquitetura junto com a arquiteta Andreia Nogueira, a designer Izabel Macedo, o curso tem somado muito profissionalmente, já que ele está tendo oportunidade de unir a técnica à prática de toda uma vida dedicada às artes plásticas.

Para comemorar o Dia do Artista Plástico, Careca e outros alunos de sua turma de faculdade estão promovendo uma exposição com cerca de trinta telas. A exposição, que começou esta semana e segue até o final do mês, tem como sede o Memorial da Resistência aberto para visitações a partir das 19h.

 

Copyright,© 2000-2006 - Editora de Jornais Ltda - Todos os direitos reservados
Site melhor visualizado em 800x600

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site