Praia de Pipa sediará a I Festa Literária no final deste mês

A Praia da Pipa, no município de Tibau do Sul/RN, a 70km de Natal, é conhecida no Brasil inteiro pelas paisagens deslumbrantes, uma noite movimentada, artistas talentosos e uma gastronomia diversificada. Mas a região da qual faz parte Tibau do Sul  - litoral leste -  possui algumas das mais importantes manifestações culturais de raiz, como o zambê, o coco praieiro de Chico Antônio, as romanceiras, pastoril, boi de reis, marujada ilustres intelectuais que dedicaram suas vidas ao estudo dessas riquezas. A junção de tudo isso faz de Pipa o cenário perfeito para a I Festa Literária da Pipa (Flipa), que acontecerá de 24 a 26 deste mês.

  O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, com coordenação da Fundação Cultural Hélio Galvão.

É neste fértil cenário cultural e deslumbrante paraíso praiano que acontecerá um debate literário de alto nível, aproximando a população dos escritores mais conceituados do Brasil e inserindo Tibau do Sul e arredores no circuito das cidades brasileiras que realizam eventos literários de qualidade.

Além disso, o Flipa pretende proporcionar um importante resgate de autores e estudiosos da região e temas como a questão indígena dos descendentes do Rio Catu, o mestre coquista Chico Antônio, o romanceiro da região, a antropologia praieira de Hélio Galvão, a obra do professor Clementino Câmara, e o grande poeta norte-rio-grandense Homero Homem de Siqueira, entre outros.

Uma estrutura climatizada, com capacidade para 300 pessoas sentadas, será montada especialmente para o encontro, que vai priorizar a discussão sobre a literatura no Brasil: formas de linguagens, temáticas, narrativas, criação e teorias literárias.  

ATIVIDADES

Nas mesas literárias, escritores potiguares e nacionais vão falar de suas obras e interagir com o público. Além dos debates, a programação contemplará oficinas de literatura, shows musicais e lançamentos de livros. O público também vai poder conversar com os autores durante as sessões de autógrafos no estande da Livraria Siciliano, a livraria oficial da Flipa, que será montado no espaço de convivência do evento.

Para a primeira edição da Flipa, já estão confirmadas as participações dos escritores Ronaldo Correia de Brito, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (pelo romance "Galileia"), Marina Colasanti e Danuza Leão. Também está sendo articulada a vinda de nomes como Davi Arrigucci Jr., João Gilberto Noll, Murilo Mello Filho, Eucanaã Ferraz, Raimundo Carrero e Daniel Piza, além dos potiguares Nei Leandro de Castro, Diógenes da Cunha Lima, Rodrigo Levino, Geraldo Queiroz.

Copyright,© 2000-2006 - Editora de Jornais Ltda - Todos os direitos reservados
Site melhor visualizado em 800x600

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site