Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter
Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
Notícias
Coluna de Klever Kolberg - Sentado na cadeira elétrica por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
01/08/2013


T Rex Mobil MEM Motorsport
Foto: Divulgação - Cleber Bernuci


Eu comecei competindo em provas de enduro de regularidade com uma Yamaha DT 180. Nesta modalidade minutos antes da largada recebemos uma planilha com as orientações do caminho. Como é de regularidade, o percurso é dividido em trechos, e para cada um é estabelecida uma velocidade a ser mantida. Minha paixão era pela velocidade, então parti para o rali.

Meu primeiro rali foi o Paris-Dakar 1988. Andar o mais rápido possível e ao mesmo tempo ler uma planilha, não é tarefa fácil - e é muito perigosa. Basicamente a técnica é preparar a planilha antes da largada e durante a corrida é preciso estar concentrado e ser preciso na escolha dos trechos em que o campo visual é maior para rapidamente ler e decorar algumas linhas. Além disso, é preciso ler outros indicadores, como o hodômetro e a bússola.

Esta é a teoria; na prática muitas vezes você está na poeira de outro concorrente, no chamado voo cego. Sem conseguir enxergar o que vem pela frente, não consegue atualizar as informações. É tenso.

Em 1997 fiz minha primeira prova com carro, quando passei a dividir as responsabilidades com o navegador. Passei a me sentir mais seguro e confiante para acelerar ainda mais.

Um dia resolvi experimentar a função de copiloto. Que medo, pavor, não é para qualquer um. Ficar lendo as anotações com alguém do seu lado enfiando o pé no acelerador e fazendo as curvas no limite, você literalmente precisa ter estômago forte. Compreendi o porquê do apelido dado ao banco do navegador: Ele senta e se amarra na “cadeira elétrica”.


Itens relacionados:
»31/07/2013 Sétima Etapa - Rally dos Sertões - 31/07
»30/07/2013 Sertões: motor morre e Kolberg/França perde liderança por 20s
»30/07/2013 Sexta Etapa - Rally dos Sertões - 30/07
»30/07/2013 Coluna de Klever Kolberg - Desbravando caminhos
»29/07/2013 Sertões: Kolberg/França completa Etapa Maratona com sucesso
»29/07/2013 Quinta Etapa - Rally dos Sertões - 29/07
»28/07/2013 Sertões: Kolberg/França mantém liderança na Protótipos T1
»28/07/2013 Quarta Etapa - Rally dos Sertões - 28/07
voltar para a página anterior | topo desta página | home do site

Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
www.parisdakar.com.br