Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter
Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
Notícias
Rally Dakar 2014: Coluna Klever Kolberg por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
11/01/2014


Rally Dakar
Foto: Divulgação


Neste sábado, dia 11/01, a caravana do Dakar tem seu dia de descanso, em Salta, na Argentina. Enquanto alguns concorrentes aproveitam repousar e se preparam para retomar a competição no domingo, as equipes de assistência trabalham duro para revisar as máquinas que suportaram seis duras etapas.

Esta sexta edição sul-americana do Rally Dakar na América do Sul. A organização da prova já passou pela natural etapa de aprendizado gerada pela mudança de cenário. O Dakar está escrevendo um novo capítulo de sua história. Tudo teve origem com o episódio da ameaça terrorista às vésperas da largada em Lisboa da edição de 2008, que acabou sendo cancelada e resultou na vinda para a América do Sul em janeiro de 2009.

Nestes seis anos algumas mudanças aconteceram, uma das principais foi a inovação do regulamento das motos, limitando a 450 cilindradas o tamanho dos motores.

Outra evolução é a diferenciação de percurso entre motos e carros. Ela está em curso. Em várias etapas deste Rally Dakar 2014 as motos e quadriciclos percorrem um roteiro diferenciado dos carros e caminhões, tudo em nome da segurança, já que a convivência dos veículos de tamanhos diferenciados nem sempre é amena.

Permaneceu a filosofia de o percurso mudar todo ano, nunca ser repetido, secreto e sempre tentando que a edição seguinte seja ainda mais difícil que a anterior. Quando o Dakar veio para o continente americano, a grande preocupação (da organização, competidores, equipes, jornalistas e fãs) era de que as dificuldades diminuiriam. Logo os organizadores perceberam que o desafio é o grande atrativo da prova, então partiram em busca de roteiros cada vez mais exigentes.

As dificuldades não têm faltado no cardápio diário dos concorrentes. Nesta edição de 2014 todos estão tendo de se superar, e com a variação dos percursos, cresceu a relevância da navegação, já que em várias etapas os carros não contaram com os rastros das motos para sua orientação.

E o prato principal, o ataque ao Deserto do Atacama ainda vai ser servido!

Então, que todos recarreguem suas baterias, porque o show vai continuar.

Colaboração especial de Klever Kolberg para http://www.michelin.com.br/



Itens relacionados:
»10/01/2014 Rally Dakar 2014: 6ª etapa carros – Peterhansel vence, mas Roma segue firme na ponta
»10/01/2014 Rally Dakar 2014: 6ª etapa Motos – Vitória de Alain Duclos, Coma no controle da liderança
»10/01/2014 Rally Dakar 2014: 5ª etapa Caminhões – Dmitry Sotnikov vence, liderança é de Gerard de Rooy
»10/01/2014 Rally Dakar 2014 - Acidente de Dário Júlio
»09/01/2014 Rally Dakar 2014: 5ª etapa carros – Nani Roma vence e assume a liderança
»09/01/2014 Rally Dakar 2014: 5ª etapa Motos – Vitória de Marc Coma, o novo líder
»08/01/2014 Rally Dakar 2014: 4ª etapa carros – Carlos Sainz vence e assume a liderança
»08/01/2014 Rally Dakar 2014: 4ª etapa Motos – Juan Pedrero Garcia vence, Joan Barreda mantém a ponta
voltar para a página anterior | topo desta página | home do site

Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
www.parisdakar.com.br