Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter
Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
Notícias
WRC - 9ª etapa – Esapekka Lappi lidera o Rally da Finlândia por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
28/07/2017


Esapekka Lappi / Janne Ferm (Toyota Yaris WRC)
Foto: Divulgação - Jaanus Ree



Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC)
Foto: Divulgação - Jaanus Ree



Teemu Suninen / Mikko Markkula (Ford Fiesta RS WRC)
Foto: Divulgação - Jaanus Ree


O finlandês Esapekka Lappi (Toyota Yaris WRC) lidera o Rally da Finlândia, 9ª etapa do Campeonato Mundial de Rally – WRC. Em sua quarta participação numa prova da categoria, Lappi venceu oito dos 13 trechos cronometrados disputados até o final desta sexta-feira. Ele tem 4,4 segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala, seu compatriota e companheiro de equipe. Completando um pódio exclusivo de pilotos da casa, Teemu Suninen (Ford Fiesta WRC) é o terceiro colocado.

A disputa do Rally da Finlândia começou na quinta-feira. O irlandês Kris Meeke (Citroën C3 WRC), vencedor da prova em 2016, voltou ao campeonato após ficar de fora na etapa da Polônia. Meeke foi o mais rápido no shakedown. No final do dia foram realizadas a primeira e curta especial. Ott Tänak (Ford Fiesta WRC) assumiu a liderança da prova. O estoniano foi 1,1 segundos mais rápido que o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupe WRC), segundo colocado no campeonato. O terceiro melhor tempo foi conquistado pelo francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta WRC), atual líder da temporada.

No esperado duelo pelo título de 2017, Neuville saiu na frente. E etapa finlandesa é uma das cinco etapas restantes nesta temporada. Neuville venceu a etapa anterior e vem se aproximando de Ogier. Já o francês teve um acidente feio durante a semana anterior quando fazia testes com a equipe.

Nesta sexta-feira, dia 28/07, Tänak manteve a liderança após a SS2. Ogier partiu para o ataque, assumindo a vice-liderança enquanto Neuville ocupava uma frustrante 10ª colocação.

Na SS4 Tänak continuou como líder, mas Latvala pulou para a vice-liderança, enquanto Ogier caiu para a sexta posição e Neuville surpreendia na inesperada na 12ª colocação.

Ogier se complicou na SS4. Ele e o neozelandês Hayden Paddon (Hyundai i20 Coupe WRC) abandonaram após a quebra das suspensões em aterrisagens nos saltos das velozes estradas finlandesas. Ogier ainda saiu da pista e acertou uma árvore, arrancando a roda traseira direta.

Neuville estava com a faca e o queijo na mão, mas o belga ficou preocupado com a quantidade de ruídos dentro do carro. Pensando em levar o carro até o parque de serviços, no final da SS7, diminuiu o ritmo. A cautela do belga lhe rendeu apenas a nona colocação após a SS4.

Tänak também cometeu um erro. Ele saiu da pista, quebrou uma roda, perdeu tempo e posições. O estoniano continuou na disputa, mas com 90 segundos de atraso.

Melhor para os finlandeses da Toyota. Andando em casa Latvala e Lappi começaram o dia sem problemas. Lappi demorou um pouco a aquecer, foi apenas o 11º na SS2, mas quando se sentiu confortável, partiu em busca do novo líder: Latvala.

Apesar de um grande susto durante um salto, Meeke assumiu a terceira colocação no final da SS4, com o finlandês Teemu Suninen literalmente colado na quarta posição.

Pela manhã desta sexta os competidores passaram duas vezes por três trechos cronometrados. Após a SS7 Latvala liderava a prova com apenas 1,6 segundos de vantagem para Lappi. Os dois travavam um duelo corpo a corpo. Mesmo com a chuva que compareceu, o norueguês Mads Ostberg (Ford Fiesta WRC) conseguiu manter um bom ritmo e assumiu a terceira posição, superando Meeke e Suninen.

Neuville continuava na nona colocação. O belga parecia decidido a manter a cautela para garantir os pontos com a saída de Ogier.

Na parte da tarde, Lappi assumiu a liderança da prova no final da SS9. Ele superou o experiente e bicampeão da prova Latvala. Das nove especiais disputadas, Lappi havia vencido seis. Suninen assumiu a terceira colocação, impedindo um pódio exclusivo da Toyota, já que Juho Hänninen era o quarto colocado. Os pilotos da casa ocupavam as quatro primeiras posições. Neuville continuava sem sinais de reação na nona colocação.

O dia terminou com dois novatos num pódio só de finlandeses. Esapekka Lappi liderando, seguindo de Latvala e Teemu Suninen. O irlandês Craig Breen (Citroën C3 WRC) assumiu a quarta colocação ao superar Juho Hänninen que quase abandonou a prova com problemas na suspensão. Com os problemas de Meeke, Neuville ganhou uma posição.

Classificação do Rally da Finlândia após a sexta-feira:

1. E. Lappi / J. Ferm (Toyota Yaris WRC): 1:11:36.4
2. J. M. Latvala / M Anttila (Toyota Yaris WRC) + 4.4
3. T. Suninen / M. Markkula (Ford Fiesta WRC) + 19.0
4. C. Breen / S. Martin (Citroën C3 WRC) + 33.0
5. J. Hänninen / K. Lindstrom (Toyota Yaris WRC) + 39.1
6. M. Ostberg / O. Floene (Ford Fiesta WRC) + 45.0
7. E. Evans / D. Barritt (Ford Fiesta WRC) + 44.1
8. T. Neuville / N. Gilsoul (Hyundai i20 WRC): + 58.0
9. K. Meeke / P. Nagle (Citroën C3 WRC) + 1:07.6
10. O. Tanak / M. Jarveoja (Ford Fiesta WRC) + 1:50.2



Itens relacionados:
»03/07/2017 WRX - Campeonato Mundial de Rallycross – Suécia: Kristoffersson vence e amplia liderança
»02/07/2017 WRC - 8ª etapa – Thierry Neuville vence o Rally da Polônia
»01/07/2017 WRC - 8ª etapa – Thierry Neuville mantém liderança do Rally da Polônia
»30/06/2017 WRC - 8ª etapa – Thierry Neuville lidera o Rally da Polônia
»13/06/2017 WRX - Campeonato Mundial de Rallycross – Noruega: Vitória de Johan Kristoffersson
»11/06/2017 WRC - 7ª etapa – Ott Tänak vence o Rally da Itália
»10/06/2017 WRC - 7ª etapa – Ott Tänak lidera o Rally da Itália após o sábado
»09/06/2017 WRC - 7ª etapa – Hayden Paddon lidera o Rally da Itália após a sexta-feira
voltar para a página anterior | topo desta página | home do site

Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
www.parisdakar.com.br