Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter
Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
Notícias
WRC - 9ª etapa - Latvala abandona e Lappi mantém a liderança do Rally da Finlândia por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
29/07/2017


Esapekka Lappi / Janne Ferm (Toyota Yaris WRC)
Foto: Divulgação - Ivo Kivistik



Teemu Suninen / Mikko Markkula (Ford Fiesta RS WRC )
Foto: Divulgação - Jaanus Ree



Elfyn Evans / Daniel Barritt (Ford Fiesta RS WRC)
Foto: Divulgação - Ivo Kivistik



Juho Hanninen / Kaj Lindstrom (Toyota Yaris WRC)
Foto: Divulgação - Jaanus Ree


O novato finlandês Esapekka Lappi (Toyota Yaris WRC) voltou a liderar o Rally da Finlândia após seu companheiro de equipe e compatriota Jari-Matti Latvala abandonar a disputa no final deste sábado, dia 29/07. Latvala havia assumido a primeira colocação da 9ª etapa do Campeonato Mundial de Rally – WRC. Ele venceu as primeiras cinco especiais do dia, mas não completou o percurso do trecho seguinte devido a problemas mecânicos. Com a saída do líder provisório, o finlandês Teemu Suninen (Ford Fiesta WRC) foi promovido para a segunda posição, mas enfrenta a forte pressão de outro piloto da casa, Juho Hänninen (Toyota Yaris WRC) é o terceiro colocado.

Após a intensa batalha da sexta-feira, onde Lappi venceu oito dos 12 trechos cronometrados e assumiu a liderança da prova, Latvala voltou motivado e muito confiante que poderia conquistar sua quarta vitória na etapa finlandesa.

O veterano Latvala começou o dia vencendo a SS14 e reduzindo a vantagem de Lappi para apenas 0,6 segundos. O novato piloto da Toyota ainda se manteve na liderança mas parecia ter acordado um pouco mais cauteloso.

Hänninen também voltou disposto a recuperar o terreno perdido no final da sexta-feira e começou a ameaçar o irlandês Craig Breen (Citroën C3 WRC) na disputa pela quarta posição.

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupe WRC) continuava sem reação na oitava colocação, mesmo com os ajustes realizados no carro durante a noite.

Latvala venceu a SS15 e retomou a ponta. Lappi foi o terceiro mais rápido na especial e viu seu companheiro abrir 4,8 segundos de vantagem.

Craig Breen tinha dificuldades com o C3 e perdeu a posição para Hänninen e para o britânico Elfyn Evans (Ford Fiesta WRC) que realizou o segundo melhor tempo no trecho.

A SS16 foi a terceira especial conquistada no dia por Latvala. Lappi foi o segundo mais rápido, mas viu a distância do líder crescer para 7.5 segundos.

Teemu Suninen cometeu dois erros, perdeu mais de 20 segundos e cedeu a terceira colocação para Hänninen. A Toyota dominava as três posições do pódio.

O norueguês Mads Ostberg (Ford Fiesta WRC) teve problemas e Neuville contabilizou a sétima colocação.

Latvala acumulou mais uma vitória na SS17. Lappi novamente foi o segundo, apenas meio segundo mais lento que Latvala. Suninen e Evans foram mais rápidos que Hänninen, criando um interessante duelo dos três carros pelo pódio.

A SS18 foi a quinta conquista seguida do invicto Latvala. Novamente Lappi chegou muito perto, mas Latvala pouco a pouco construiu uma vantagem de 8,5 segundos.

Suninen foi o terceiro e ficou a apenas 0,4 segundos Hänninen. Neuville conseguiu o quarto tempo, seu melhor resultado na prova. Mas o belga estava distante 20 segundos do sexto colocado, Craig Breen.

O drama de Latvala aconteceu na SS19. O finlandês encostou o Yaris, deixando todos com o coração apertado. Lappi venceu a especial e voltou a liderança da prova. Mas o novato surpreendeu ao declarar que não estava feliz com o que tinha acontecido.

Com a saída do ponteiro, todos ganharam uma posição. Hänninen foi promovido para a vice-liderança e conseguiu um pequeno folego sobre Suninen. Neuville lucrou com a sexta colocação, vendo as chances de assumir a liderança do campeonato crescerem, já que o francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta WRC), atual líder da temporada, não voltou a disputa da prova devido a problemas médicos com seu navegador, o francês Julian Ingrassia. Os médicos da equipe o colocaram em observação. Ogier quer ao menos tentar disputar os pontos extras do Power Stage no domingo.

Suninen, na sua segunda participação ao volante de uma carro da categoria, venceu a SS20 e tomou a segunda colocação de Hänninen. Lappi, com grande vantagem na liderança, foi o quinto mais rápido. Dois novatos estavam ocupando as duas primeiras posições do Rally da Finlândia.

Evans venceu a SS21, a última especial do dia. O britânico fiou a apenas 1,3 segundos de Hänninen, entrando definitivamente na disputa pelo pódio. Lappi manteve a liderança já pilotando para garantir sua primeira vitória no WRC com apenas quatro provas disputadas.

Neste domingo serão disputados os quatro trechos finais da etapa.

Classificação do Rally da Finlândia após o sábado:

1. E. Lappi / J. Ferm (Toyota Yaris WRC): 2:13:02.7
2. T. Suninen / M. Markkula (Ford Fiesta WRC) + 49.1
3. J. Hänninen / K. Lindstrom (Toyota Yaris WRC) + 53.4
4. E. Evans / D. Barritt (Ford Fiesta WRC) + 54.7
5. C. Breen / S. Martin (Citroën C3 WRC) + 1:16.9
6. T. Neuville / N. Gilsoul (Hyundai i20 WRC): + 1:31.6
7. O. Tanak / M. Jarveoja (Ford Fiesta WRC) + 2:07.5
8. K. Meeke / P. Nagle (Citroën C3 WRC) + 2:59.1
9. D. Sordo / M. Marti (Hyundai i20 Coupe WRC) + 3:54.0
10. M. Ostberg / O. Floene (Ford Fiesta WRC) + 4:23.6




Itens relacionados:
»28/07/2017 WRC - 9ª etapa – Esapekka Lappi lidera o Rally da Finlândia
»03/07/2017 WRX - Campeonato Mundial de Rallycross – Suécia: Kristoffersson vence e amplia liderança
»02/07/2017 WRC - 8ª etapa – Thierry Neuville vence o Rally da Polônia
»01/07/2017 WRC - 8ª etapa – Thierry Neuville mantém liderança do Rally da Polônia
»30/06/2017 WRC - 8ª etapa – Thierry Neuville lidera o Rally da Polônia
»13/06/2017 WRX - Campeonato Mundial de Rallycross – Noruega: Vitória de Johan Kristoffersson
»11/06/2017 WRC - 7ª etapa – Ott Tänak vence o Rally da Itália
»10/06/2017 WRC - 7ª etapa – Ott Tänak lidera o Rally da Itália após o sábado
voltar para a página anterior | topo desta página | home do site

Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
www.parisdakar.com.br