Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter
Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
Notícias
Rally Dakar 2018: Mini e Toyota apresentam as armas para enfrentar a Peugeot por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
25/11/2017


Peugeot 3008 DKR Maxi
Foto: Divulgação



MINI John Cooper Works Buggy
Foto: Divulgação



MINI John Cooper Works Rally
Foto: Divulgação



Toyota Hilux V8
Foto: Divulgação


Os alemães da equipe X-Raid que representa a marca Mini e BMW, e os sul-africanos da equipe Toyota Gazoo Racing apresentaram suas equipes para tentar quebrar a invencibilidade dos franceses da Peugeot Sport, equipe vencedora das edições de 2016 e 2017 o Rally Dakar.

A Peugeot já havia revelado o novo 3008 DKR Maxi, uma evolução do 3008 DKR, um buggy tração nas duas rodas traseiras equipado com moto 3.0 litros twin turbo diesel.

A evolução do Leão é um pouco maior. Além de novos ajustes no motor e na transmissão, as principais mudanças seguiram as novidades do novo regulamento do Dakar, o que permitiu o aumento de 20 centímetros na largura do carro que passa a ser de 2,40 metros. O curso da suspensão também cresceu 10 centímetros.

A Peugeot manteve as mesmas duplas de 2017. O nove vezes campeão no WRC Sébastien Loeb estará ao lado do monegasco Daniel Elena. Apelidado de “Mister Dakar”, o francês Stépnahe Peterhansel tentará chegar a seu 14º título ao lado de seu compatriota Jean-Paul Cottret. O francês Cyril Despres, que já tem cinco vitórias sobre duas rodas e quer o primeiro título nos carros, manteve a dupla com David Castera, e a dupla espanhola, com Carlos Sainz, que quer conquistar a segunda vitória no rally mais difícil do mundo, ao lado de Lucas Cruz.

Se podemos classificar as mudanças da Peugeot como evoluções, o mesmo não podemos dizer da X-Raid. Os alemães radicalizaram e estarão competindo com o MINI John Cooper Works Buggy.

O alemão Sven Quandt, chefe e dono da equipe, revelou que devido às vantagens do regulamento para os carros com tração em apenas duas rodas, a equipe já vinha trabalhando na idéia. Desde fevereiro de 2017 mais de 45 engenheiros da X-raid e vários parceiros trabalharam no novo buggy.

"A aerodinamica foi desenvolvida em parceria com a KLK Motorsport e a aparencia final foi criada em cooperação com os estilistas da MINI. O protótipo recebeu um motor completamente novo, baseado 3.0 turbo diesel de seis cilindros da BMW, que já era utilizado nos carros anteriores.

A euipe terá tres duplas competindo com o novo buggy: o finlandes Mikko Hirvonen ao lado do alemão Andreas Schulz, os americanos Bryce Menzies e Pete Mortensen e o saudita Yazeed-Al Rajhi com o alemão Timo Gottschalk.

Mas os alemães não apostaram todas as fichas no novo buggy. Eles continuaram a desenvolver seu 4x4 que já lhes rendeu quatro vitórias no Dakar. Apesar de investir muito tempo no desenvolvimento do buggy, o MINI John Cooper Works Rally também foi melhorado em muitas áreas, mantendo sua comprovada confiabilidade.

As duas principais alterações seguiram o novo regulamento do Dakar para os carros com tração nas quatro rodas. O curso da suspensão aumentou de 250 mm para 280 mm e o peso mínimo total foi reduzido de 1952 kg para 1850 kg.

Os alemães trabalharam bastante com esta nova regulamentação técnica, mas também incorporaram o novo motor projetado para o MINI John Cooper Works Buggy, resultando numa melhoria significativa para a nova versão do MINI John Cooper Works Rally.

A equipe X-Raid terá quatro duplas competindo com o 4x4: os argentinos Orlando Terranova e Ronnie Graue, o espanhol Nani Roma, que deu o título a marca em 2014, volta para a equipe ao lado do compatriota Alex Haro. O polonês Jakub Przygonski (POL) e o belga Tom Colsoul e finalmente o chileno Boris Garafulic com o português Filipe Palmeiro, além de uma lista de clientes que utilizaram as versões anteriores.

A Toyota, que vem competindo com o Toyota Hilux V8 desde 2012, chegou a desenvolver uma versão tração em duas rodas de sua pick-up, mas os sul-africanos decidiram se manter fieis aos motores gasolina e a tração 4x4 após a última reunião da FIA com os construtores. Existem rumores de que a participação dos motores diesel estaria com os dias contados, uma tendência já anunciada por vários países europeus para o futuro do comércio de veículos.

Glyn Hall, diretor da equipe Toyota Gazoo Racing SA, declarou que seus engenheiros alteraram radicalmente o layout e a geometria do carro para o próximo Dakar. Foi construído um carro totalmente novo, incorporando toda a experiência das cinco participações anteriores no Dakar.
O novo Toyota Hilux tem uma suspensão traseira independente, um motor montado no meio do chassi e tração nas quatro rodas. O motor está posicionado logo atrás das rodas dianteiras, ligeiramente entre o piloto e copiloto. Com o novo regulamento a geometria da suspensão é totalmente nova.
A Toyota Gazoo Racing novamente contará com a dupla do catariano Nasser Al-Attiyah e o inglês Matthieu Baumel, o sul-africano Giniel de Villiers com o alemão Dirk Von Zitzewitz. O terceiro Hilux será para o holandes Bernard Ten Brinke, navegado pelo frances Michel Périn.

A 40ª edição do Dakar começa no dia 6 de janeiro em Lima, no Peru. A rota segue para a Bolívia e Argentina, finalizando no dia 20 em Córdoba, com quase 9.000 quilômetros a serem percorridos 332 veículos inscritos.



Itens relacionados:
»29/10/2017 Mundial de Rally Cross-Country: Baja Portalegre 500
»04/09/2017 WRX - Campeonato Mundial de Rallycross - França: Quinta vitória de Kristoffersson em nove etapas
»26/08/2017 Rally dos Sertões 2017 – 7ª etapa: Jean Azevedo, Cristian Baumgart, Bruno Varela e Diogo Zonato são
»25/08/2017 Rally dos Sertões 2017 – 6ª etapa: Gregório vence, Jean lidera motos. Carros Guiga vence, Cristian l
»24/08/2017 Rally dos Sertões 2017 – 5ª etapa: Jean vence e lidera nas motos. Nos carros vitória de Guiga, lider
»24/08/2017 Rally dos Sertões 2017 – 4ª etapa: Vitória de Spinelli nos carros e Jean Azevedo nas motos
»22/08/2017 Rally dos Sertões 2017 – 3ª etapa: Guiga Spinelli vence nos carros e Jean Azevedo nas motos
»21/08/2017 Rally dos Sertões 2017 – 2ª etapa: Cristian Baungart vence nos carros e Jean Azevedo nas motos
voltar para a página anterior | topo desta página | home do site

Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
www.parisdakar.com.br