Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter
Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
Notícias
WRC - Sébastien Ogier vence o Rally do México e retoma a liderança do Mundial por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
11/03/2018


Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC)
Foto: Divulgação - Jaanus Ree



Dani Sordo / Carlos Del Bario (Hyundai i20 Coupe WRC)
Foto: Divulgação - Jaanus Ree



Kris Meeke / Paul Nagle (Citroen C3 WRC)
Foto: Divulgação - Jaanus Ree


O francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta WRC) venceu o Rally do México, 3ª etapa do Campeonato Mundial de Rally – WRC. A prova terminou neste domingo, dia 11/03, com o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 Coupe WRC) conquistando a segunda colocação e o irlandês Kris Meeke (Citroën C3 WRC) completando o pódio. Com o resultado Ogier reassumiu a liderança do Mundial de Pilotos da temporada 2018.

A prova foi marcada pela participação do francês Sébastien Loeb no comando de Citroën C3 WRC, acompanhado pelo navegador monegasco Daniel Elena. A dupla conquistou nove títulos entre 2004 e 2012. Atualmente o francês se dedica ao WRX – Campeonato Mundial de Rallycross e ao Rally Dakar, fazendo parte da equipe da Peugeot. Além do México, Loeb deverá participar de apenas mais duas etapas em 2018.

Loeb havia vencido o Rally do México em suas últimas seis participações na prova. Apesar de ter tido pouco tempo para treinar com o carro e se readaptar às características da prova, Loeb chegou a liderar o rally na manhã do sábado, mas um furo num pneu no início da especial seguinte custou-lhe mais de dois minutos e meio e a perda de quatro posições.

A prova começou na noite da quinta-feira, dia 08/03, com a disputa da especial na cidade de Guanajuato, vencida pelo belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupe WRC). Neuville vinha confiante após a vitória na etapa anterior, o Rally da Suécia, resultado que lhe colocou na liderança do Mundial de Pilotos.

Já na manhã da sexta-feira, Neuville enfrentou a dificuldade de ser o líder do campeonato e ter de limpar a pistas de cascalho para os demais competidores, além de problemas mecânicos, caindo para a sétima colocação, numa disputa direta com seu companheiro de equipe, o norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 Coupe WRC) que havia conquistado a terceira colocação na Suécia.

O espanhol Dani Sordo aproveitou a posição de largada, fez uma prova consistente e conseguiu superar o estoniano Ott Tänak (Toyota Yaris WRC), Kris Meeke. Sordo fechou o dia liderando o rally com pouco mais de sete segundos de vantagem sobre Loeb, que mostrou a velha forma e apetite pela vitória.

Ogier chegou a estar próximo da liderança, mas finalizou a sexta-feira apenas na quinta colocação, 30 segundos distante de Sordo.

O sábado foi um dia decisivo. Logo no início do dia Sordo teve um furo de pneu, conseguiu finalizar a especial sem parar, mas foi superado por Loeb e viu a aproximação de Ogier e Meeke. Tänak teve problemas mecânicos e despencou na tabela e acabou abandonando.

Na especial seguinte o líder Loeb furou um pneu num choque com uma rocha e teve de parar para fazer a troca. Meeke teve o mesmo problema, mas um furo foi lento, o que lhe possibilitou finalizar o trecho sem parar.

Ogier, com um estilo rápido, mas conseguindo evitar as surpresas, venceu quatro trechos cronometrados, assumindo a liderança da prova e abrindo 35 segundos de Sordo, que era seguido por Meeke, Mikkelsen e Loeb. Em outro dia repleto de infortúnios, Neuville era o sexto colocado.

No domingo foram disputadas apenas três especiais. Após subir da quinta para a primeira colocação, Ogier preparou uma estratégia de pneus para conseguir o máximo de pontos no TV Power Stage. Meeke tinha uma boa vantagem sobre Sordo, mas escapou numa curva e contou com ajuda do público para colocar o carro novamente na pista. O erro, que lhe trouxe as memorias da incrível saída da pista na última especial, quando liderava e venceu a prova mexicana em 2017, lhe custou a segunda posição. Mesmo com o carro danificado, Meeke conseguiu segurar o último degrau do pódio. Loeb completou a prova na quinta colocação.

A próxima etapa do Campeonato Mundial de Rally – WRC acontecerá na Itália, entre os dias 05 e 08 de abril.

Classificação final do Rally do México:

1. S. Ogier / J. Ingrassia (Ford Fiesta RS WRC): 3:53:58.0
2. D. Sordo / C. D. Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC): + 3:11.6
3. K. Meeke / P. Nagle (Citroën C3 WRC): + 1:29.2
4. A. Mikkelsen / A. Jaeger (Hyundai i20 Coupe WRC): + 1:48.4
5. S. Loeb / D. Elena (Citroën C3 WRC): + 2:34.6
6. T. Neuville / N. Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC): + 9:13.1
7. P. Tidemand / J. Andersson (Skoda Fabia R5) + 10:34.7
8. J.M. Latvala / M. Anttila (Toyota Yaris WRC): + 15:47.1

Classificação do Mundial de Pilotos após o Rally do México

1. Sébastien Ogier: 56 pontos
2. Thierry Neuville: 52 pontos
3. Andreas Mikkelsen: 35 pontos
4. Kris Meeke: 32 pontos
5. Jari-Matti Latvala: 31 pontos

Classificação do Mundial de Construtores após o Rally do México

1. Hyundai Motorsport: 84 pontos
2. M-Sport WRT – Ford: 72 pontos
3. Citroën Total Abu Dhabi WRT: 71 pontos
4. Toyota Gazoo Racing WRT: 67 pontos



Itens relacionados:
»18/02/2018 WRC – Thierry Neuville vence o Rally da Suécia e assume liderança da temporada
»19/11/2017 WRC - 13ª etapa – Thierry Neuville vence na Austrália
»18/11/2017 WRC - 13ª etapa – Thierry Neuville assume a liderança durante o sábado na Austrália
»17/11/2017 WRC - 13ª etapa – Andreas Mikkelsen domina o primeiro dia na Austrália
»13/11/2017 WRX - Campeonato Mundial de Rallycross - África do Sul: Vitória de Johan Kristoffersson
»09/11/2017 WRC – Campeonato Mundial de Rally – Novo Citroën C3 R5
»29/10/2017 WRC - 12ª etapa - Evans vence e Ogier conquista o pentacampeonato
»28/10/2017 WRC - 12ª etapa – Elfyn Evans amplia vantagem na liderança do Rally da Grã-Bretanha
voltar para a página anterior | topo desta página | home do site

Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
www.parisdakar.com.br