Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter
Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
Notícias
Carros elétricos são mais que uma tendência, são o futuro do automóvel por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
23/04/2018


Volkswagen ID R Pikes Peak
Foto: Divulgação



Romain Dumas e o Volkswagen ID R Pikes Peak
Foto: Divulgação


A Volkswagen revelou seu carro para competições totalmente elétrico, o I.D. R Pikes Peak. Com 500 kW (680 cv) e pesando menos de 1.100 kg, o protótipo foi concebido para bater o recorde da subida de Pikes Peak para carros elétricos.

O desafio acontecerá no dia 24 de junho em Colorado Springs, EUA. O circuito de montanha teve seus 20 quilômetros asfaltados. Partindo dos 2.862 metros de altitude e chegando aos 4.302 metros, com 156 curvas, os concorrentes têm direito a apenas uma tentativa.

Para superar o recorde atual de oito minutos e 57 segundos, o I.D. R Pikes Peak faz de 0 a 100 km/h em 2,25 segundos, mais rápido que os carros da Fórmula 1 e da Fórmula E.

A iniciativa da marca alemã é mais um marco do início de uma nova era no automobilismo. A ação faz parte da estratégia de mobilidade eletrônica da Volkswagen. O objetivo da fábrica alemã é alcançar o auge da eletromobilidade.

O principal desafio no desenvolvimento desta máquina foi para encontrar o equilíbrio ideal entre capacidade de energia e peso. Os engenheiros optaram por uma solução com dois motores elétricos, gerando uma capacidade de sistema de 500 kW (680 PS).

O carro utiliza baterias de íons de lítio como nos veículos de produção com acionamento elétrico. A densidade de energia armazenada nas células das baterias é o fator crucial para o sistema ao produzir alta voltagem. Ao contrário dos veículos de produção, onde o principal objetivo é o alcance máximo de autonomia, para esta competição os engenheiros trabalharam para chegar a maior potência possível.

Aproximadamente 20% da energia elétrica necessária será gerada durante o percurso através da recuperação de energia: ao frear, os motores elétricos, que neste caso operam como geradores, convertem parte da energia de frenagem em eletricidade e alimentam as baterias.

O francês Romain Dumas será o piloto. Com 39 anos ele já tem três vitórias no Pikes Peak e também venceu as 24 Horas de Le Mans duas vezes.



Itens relacionados:
»10/04/2018 Palestra Motivacional: Era da informação ou da desinformação?
»02/02/2018 Palestra Motivacional de Klever Kolberg para a Vallée
»18/12/2017 Palestra Motivacional de Klever Kolberg para engajar a equipe da Sabemi
»14/12/2017 Palestra Motivacional de Klever Kolberg para a Oracle
»07/12/2017 Novo Treinamento Motivacional organizado por Klever Kolberg para o Banco do Brasil
»30/11/2017 Palestra Motivacional de Klever Kolberg para o Banco do Brasil
»15/11/2017 Treinamento Motivacional de Team Building para a Claro Brasil
»06/11/2017 Palestra Motivacional de Klever Kolberg para a Claro
voltar para a página anterior | topo desta página | home do site

Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
www.parisdakar.com.br