Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter
Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
Notícias
Rally Dakar 2019 - 2ª etapa: brasileiros mantém a liderança da categoria UTV por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
08/01/2019


Matthias Walkner (KTM 450 Rally)
Foto: Divulgação - Antonin Vincent DPPI



Sébastien Loeb / Daniel Elena (Peugeot 3008 DKR)
Foto: Divulgação - Frederic Le Floch DPPI



Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmin (Can-Am Maveric X3)
Foto: Divulgação - Victor Eleutério



Eduard Nikolaev (Kamaz )
Foto: Divulgação - DPPI


A 2ª etapa do Rally Dakar 2019 foi realizada nesta terça-feira (08/01). Os competidores percorreram um total de 553 quilômetros entre as cidades peruanas de Pisco e San Juan de Marcona. O percurso começou com um pequeno deslocamento de sete quilômetros, seguido da especial (trecho cronometrado) com 342 quilômetros marcados por muitas dunas e areia. No final ainda foi percorrido um deslocamento de 204 quilômetros.

Nas motos a vitória foi do austríaco Matthias Walkner (KTM 450 Rally), atual defensor do título. Ele conseguiu superar o americano Rick Brabec (Honda CRF 450 Rally), que liderava a etapa, nos últimos quilômetros do trecho contra o relógio. Brabec havia conquistado a terceira colocação na etapa anterior. O espanhol Joan Barreda (Honda CRF 450 Rally), vencedor da 1ª etapa, completou o pódio do dia.

Com o resultado Barreda manteve a liderança da prova após duas etapas. Walkner subiu da sétima para a segunda colocação no acumulado, superando Brabec por apenas três segundos.

Os brasileiros Lincoln Berrocal e Marcos Colvero, ambos com a KTM 450 Rally Replica, não haviam completado a etapa até às 18 horas de Brasília (15 horas no Peru).

Nos quadriciclos o argentino Nicolás Cavigliasso (Yamaha YFM 700 R), segundo colocado na categoria em 2018, confirmou a liderança com a segunda vitória consecutiva. Seu compatriota Jeremías González Ferioli (Yamaha Raptor 700) manteve a segunda colocação na classificação acumulada, mas passa a ter apenas três segundos de vantagem sobre o francês Alexandre Giroud (Yamaha YFZ 700 R), que fez o segundo melhor tempo do dia.

Mudando a rotina do Dakar, onde habitualmente as motos abrem a pista, nesta segunda etapa os carros largaram na frente e as mudanças na classificação foram mais significativas. A dupla do francês Sébastien Loeb e o monegasco Daniel Elena (Peugeot 3008DKR) se recuperou da 13ª colocação na 1ª etapa e foi a mais rápida, seguida de muito perto pelo Mini dos espanhóis Nani Roma/Alex Haro Bravo. A dupla do holandês Bernhard Tem Brinke e o francês Xavier Panseri (Toyota Hilux V8) completou o pódio da etapa.

Com a quarta colocação na etapa, a dupla do sul-africano Giniel de Villiers e o alemão Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux V8) pulou da sexta colocação para a liderança na classificação após duas etapas realizadas. Eles poderão contar com a escolta dos companheiros de equipe Bernhard Tem Brinke/Xavier Panseri que assumiram a vice-liderança, seguidos de Nani Roma/Alex Haro Bravo.

Os vencedores da etapa anterior, a dupla formada dupla pelo catariano Nasser Al-Attiyah, fez apenas o 11º melhor tempo e despencou para a oitava colocação. Também caíram para a sexta posição os espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz (Mini John Cooper Works Buggy). Seus companheiros de equipe, os franceses Stéphane Peterhansel e David Castera tiveram problemas e ocupam a 13ª colocação.

Nos UTVs a dupla dos brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Can-Am Maveric X3), vencedora da etapa inicial, levou um susto quebrando uma roda após um salto no começo da especial. Perderam tempo para fazer a troca. Pouco depois pararam novamente para trocar um correia, perdendo mais de 20 posições. Então começaram uma recuperação extraordinária para concluir a etapa com o segundo melhor tempo, sendo superados apenas pelos chilenos Francisco Lopez Contardo e Alvaro J.L. Quintanilla (Can-Am Maveric X3), que os perseguem na classificação acumulada, onde os brasileiros mantiveram a liderança.

A dupla dos brasileiros Marcos Baumgart e Kleber Cincea (Can-Am Maveric X3) subiu para a sexta colocação na geral com o quinto melhor tempo do dia. A dupla do navegador brasileiro Lourival Roldan que este ano forma dupla com o português Miguel Jordão (Can-Am Maveric X3) também melhorou uma posição, assumindo a 10ª colocação na geral, mesma classificação obtida na etapa. A dupla Cristian Baumgart e Beco Andreotti (Can-Am Maveric X3) chegou a estar entre os mais rápidos do dia, mas teve problemas e completou a etapa com o 15º tempo. Na classificação acumulada subiram para a 16ª colocação. A dupla Bruno Varela/Maykel Justo (Can-Am Maveric X3) teve menos sorte e não conseguiu ficar entre as 10 melhores como na etapa anterior. Perderam quase duas horas com problemas, caindo para a 27ª colocação.

Nos caminhões o russo Eduard Nokolaev (Kamaz) manteve o comando da prova ao vencer pelo segundo dia consecutivo. O Iveco do holandês Gerard de Rooy foi o segundo colocado.

Nesta quarta-feira (09/01) será disputada a 3ª de 10 etapas, todas em território peruano. Os competidores partem de San Juan de Marcona rumo a Arequipa. Serão longos 798 quilômetros no total, divididos em deslocamentos de 467 quilômetros e uma especial de 331 quilômetros.



Itens relacionados:
»08/01/2019 Rally Dakar 2019 – 1ª etapa com vitória brasileira na categoria UTV
»06/01/2019 Rally Dakar 2019 – Largada e favoritos das categorias Motos e Caminhões
»05/01/2019 Rally Dakar 2019 – Favoritos da categoria Carros
»04/01/2019 Brasileiros no Rally Dakar 2019
»03/01/2019 Rally Dakar 2019 - Cobertura ao vivo!
»10/10/2018 Rally do Marrocos 2018: Vitória de Toby Price nas motos e Nasser Al Attiyah nos carros
»20/01/2018 Rally Dakar 2018 - 14ª e última etapa SxS: Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin são campeões
»20/01/2018 Rally Dakar 2018 - 14ª Etapa Carros: Carlos Sainz é bicampeão
voltar para a página anterior | topo desta página | home do site

Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
www.parisdakar.com.br