Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter
Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
Notícias
Rally Dakar 2019 - 5ª etapa: Final da maratona e dia de descanso por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
12/01/2019


Sam Sunderland (KTM 450 Rally)
Foto: Divulgação - Flavien Duhamel



Sébastien Loeb / Daniel Elena (Peugeot 3008DKR)
Foto: Divulgação - Flavien Duhamel



Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmin (Can-Am Maveric X3)
Foto: Divulgação - DPPI


A 5ª etapa do Rally Dakar 2019 foi realizada nesta sexta-feira (11/01). Ela trouxe os competidores novamente para Arequipa, finalizando a etapa maratona. Partindo de acampamentos distintos, o percurso para motos e quadriciclos foi diferente dos carros, UTVs e caminhões.

Motos e quadriciclos realizaram um deslocamento inicial de 161 quilômetros de deslocamento, seguido de uma especial com 345 quilômetros e um deslocamento final de 269 quilômetros, totalizando 776 quilômetros percorridos.

Carros, UTVs e caminhões começaram o dia com um deslocamento de 42 quilômetros, então percorreram a primeira parte da especial com 314 quilômetros, seguido de um deslocamento de 66 quilômetros, o segundo trecho cronometrado de 136 quilômetros e um deslocamento final de 153 quilômetros, totalizando 711 quilômetros percorridos, sendo 450 contra o relógio.

O trecho foi bastante exigente, com muitas dunas e principalmente a areia fesh fesh, uma espécie de talco que provoca muito pó e esconde várias surpresas, além de vários cânions e rios secos.

Nas motos, depois de um início discreto no rally, o inglês Sam Sunderland (KTM 450 Rally) relembrou a todos os motivos pelos quais venceu o Dakar em 2017. Ele conquistou sua primeira vitória de etapa nesta 41ª edição da prova, subindo da quarta para a segunda colocação na classificação acumulada após cinco etapas realizadas.

Com o resultado Sunderland se aproximou do americano Rick Brabec (Honda CRF 450 Rally), líder da prova. Após a vitória do dia anterior, Brabec fez apenas o 11º melhor tempo. A diferença entre os dois é de apenas 59 segundos.

O chileno Pablo Quintanilha (Husqvarna FR 450 Rally), que desceu para a vice-liderança na etapa anterior, teve problemas no final do dia e concluiu o percurso com o 14º melhor tempo, perdendo mais uma posição e caindo para a terceira colocação na classificação acumulada.

O australiano Toby Price (KTM 450 Rally) também perdeu uma posição na acumulada. Ele caiu para a quarta posição com o nono tempo realizado na 5ª etapa.

O brasileiro Lincoln Berrocal (KTM 450 Rally Replica) teve mais um dia de superação. O piloto mais velho da categoria, 60 anos, concluiu a etapa na 102ª colocação, subindo para a 103ª posição na classificação acumulada.

Nos quadriciclos o argentino Nicolás Cavigliasso (Yamaha YFM 700 R) conquistou a quarta vitória em cinco etapas. Ele ampliou sua vantagem para quase 50 minutos sobre o segundo colocado, seu compatriota Jeremías González Ferioli (Yamaha Raptor 700).

Nos carros a dupla Sébastien Loeb/Daniel Elena (Peugeot 3008DKR) mostrou por que é nove vezes campeão do WRC. Venceu com mais de 10 minutos de vantagem sobre a dupla Nasser Al-Attiyah/ Matthieu Baumel (Toyota Hilux V8).

O segundo melhor tempo foi bastante positivo para Nasser e Matthieu, já que seus principais rivais, Stéphane Peterhansel e David Castera (Mini John Cooper Works Buggy), que ocupam a segunda colocação na classificação acumulada, atolaram no final da etapa e perderam tempo, ficando com a quarta colocação no dia. Agora estão mais distantes dos líderes, 24 minutos de diferença.

As duplas dos espanhóis Nani Roma/Alex Haro Bravo e a dupla do polonês Jakub Przygonski e o belga Tom Colsoul, ambas com o Mini ALL4 Racing, continuam a mostrar muita consistência e ocupam a terceira e quarta colocações no acumulado.

Nos UTVs a dupla dos brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Can-Am Maveric X3) também mostrou porque é a defensora do título. Fez uma incrível recuperação com o segundo melhor tempo na etapa, subindo da quarta para a segunda colocação na classificação acumulada e se aproximando muito dos novos líderes da categoria, os chilenos Rodrigo Javier Moreno e Jorge Gabriel Diaz (Can-Am Maveric X3), os mais rápidos deste quinto dia de competição.

Os espanhóis Gerard Farres Guell e Daniel Oliveras (Can-Am Maveric X3) fizeram o terceiro melhor tempo, descendo para a terceira colocação no acumulado. Os russos Sergey Karyakin e Anton Vlasiuk (BPR Maveric X3), que lideravam a categoria, tiveram problemas e despencaram para a quarta colocação.

A dupla dos brasileiros Marcos Baumgart e Kleber Cincea (Can-Am Maveric X3) teve dificuldades com pneus, troca de correias e um engarrafamento numa passagem estreita. Fechou a etapa na 12ª colocação, caindo para a sétima colocação na acumulada.

Também enfrentando pequenos problemas, a dupla do navegador brasileiro Lourival Roldan com o português Miguel Jordão (Can-Am Maveric X3) fez o 11º melhor tempo do dia e ocupa a oitava colocação no acumulado.

A dupla Cristian Baumgart e Beco Andreotti (Can-Am Maveric X3) teve seu melhor dia de rally, conquistando o quarto melhor tempo do dia e subindo da 11ª para a nona colocação na acumulada.

A dupla Bruno Varela/Maykel Justo (Can-Am Maveric X3) completou a etapa na 14ª colocação, seu melhor resultado na prova e subiu para a 22ª colocação na acumulada.

Nos caminhões a briga interna na equipe Kamaz será forte na segunda parte do Dakar.
Eduard Nikolaev venceu mais uma etapa, mas ainda está ao alcance de seus companheiros Dmitry Sotnikov e Andrey Karginov, segundo e terceiro colocados na classificação geral.

Neste sábado (12/01) aconteceu o dia de descanso. No domingo (13/01) será disputada a 6ª de 10 etapas, todas em território peruano, entre Arequipa e San Juan de Marcona, em um total de 810 quilômetros. A especial cronometrada terá 309 quilômetros.



Itens relacionados:
»11/01/2019 Rally Dakar 2019 - 4ª etapa: Dificuldades de uma longa maratona
»10/01/2019 Rally Dakar 2019 - 3ª etapa: Dia dramático com mudança de líder em três categorias
»08/01/2019 Rally Dakar 2019 - 2ª etapa: brasileiros mantém a liderança da categoria UTV
»08/01/2019 Rally Dakar 2019 – 1ª etapa com vitória brasileira na categoria UTV
»06/01/2019 Rally Dakar 2019 – Largada e favoritos das categorias Motos e Caminhões
»05/01/2019 Rally Dakar 2019 – Favoritos da categoria Carros
»04/01/2019 Brasileiros no Rally Dakar 2019
»03/01/2019 Rally Dakar 2019 - Cobertura ao vivo!
voltar para a página anterior | topo desta página | home do site

Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
www.parisdakar.com.br