Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter
Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
Notícias
A poderosa ferramenta do esporte por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
19/03/2019


Escolas americanas prestijiam o esporte
Foto: Divulgação


Sabemos que o Brasil, assim como vários outros países, tem imensos desafios econômicos e sociais pela frente. Um destes desafios, que afeta as duas dimensões diz respeito à Segurança Pública.

É grave e urgente. Portanto é indispensável que considere soluções estratégicas. O esporte pode ser um excelente instrumento para potencializar formação dos jovens, combinando ações em educação e cultura. De fato, o esporte talvez seja a melhor ferramenta para dar eficácia à educação e à cultura.

O modelo americano parece ser um bom exemplo. Lá o esporte faz parte da rotina diária dos estudantes, despertando valores, estabelecendo metas, praticando a resiliência, estimulando o trabalho em equipe e disseminando a disciplina. Sempre associado com muito reconhecimento, não só dentro da escola, mas de toda a comunidade. Um dos principais programas das famílias é prestigiar as atividades. Lembrando que o aluno precisa estar em dia com os estudos para fazer parte.

Assistimos recentemente a uma apresentação do Bernardinho, ex-jogador e técnico da seleção brasileira de vôlei. Ele abordou o tema do esporte como uma ferramenta para ajudar no desenvolvimento da segurança. Ele lembrou o exemplo da Islândia. Este país situado no oceano Atlântico Norte e que tem apenas 340 mil habitantes, isso, um bairro de uma metrópole brasileira. A Islândia conquistou a classificação para a Copa do Mundo de Futebol, superando seleções de tradição como a Itália e a Holanda.

Como disse o técnico bicampeão olímpico, “esta participação foi apenas a cereja do bolo”. O bolo todo está evidente no modo como os dirigentes enfrentaram o desafio de interromper o crescimento do consumo de álcool e drogas entre os jovens. Eles fizeram um diagnóstico para entender o problema e, a partir destas informações, buscaram soluções para esta terrível “epidemia”, que é mundial.

Entre as várias estratégias propostas, uma foi estimular o esporte de qualidade nas escolas. Iniciativa que gerou disciplina, foco, interesse, motivação, sonhos, planejamento, metas e participação. Todos os indicadores começaram a melhorar.

Ressaltando, sem esquecer-se da educação. Um detalhe curioso para nós brasileiros, o técnico da seleção de futebol da Islândia é dentista. O goleiro é produtor de cinema. O comportamento, não só da juventude, mudou para melhor. Os parâmetros cresceram em vários sentidos.

Educação mais esporte, ambos de qualidade, combinados representam uma poderosa ferramenta de desenvolvimento de atitudes, criando valores como respeito, cooperação, honestidade, disciplina. Um recurso para ser utilizado com outros também necessários.

Que tal aplicar esta alternativa no Brasil?



Itens relacionados:
»08/02/2019 Team Building para atingir e manter a Alta Performance
»16/12/2018 Tenha um Natal cheio de Gratidão e Vida para entrar em 2019 com muita Energia!
»02/12/2018 Palestra Motivacional de Klever Kolberg para inspirar os líderes do Banco do Brasil
»12/10/2018 Palestra Motivacional de Klever Kolberg para engajar o time TI
»18/09/2018 Palestra Motivacional de Klever Kolberg para a Zodiac
»16/08/2018 Team Building organizado por Klever Kolberg para a Ypê
»09/08/2018 Palestra Motivacional de Klever Kolberg para líderes da Rumo Logística
»19/07/2018 Team building: Práticas de comunicação para entender e realizar a importância de todos numa equipe
voltar para a página anterior | topo desta página | home do site

Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
www.parisdakar.com.br