Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter
Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
Protótipo Etanol By ProMacchina – Rally dos Sertões 2010
O carro da Valtra Dakar Eco Team que Klever Kolberg estará pilotando no Rally dos Sertões 2010 será um Protótipo Etanol, projetado e construído pela ProMacchina. Como o carro utiliza o cockpit e gaiola de uma L200 RS, sua aparência é muito próxima com a pick-up da Mitsubishi, mas as semelhanças ficam por aqui. O motor é um Mitsubishi V6 3.5 Flex e as suspensões dianteiras e traseiras são independentes, utilizando os agregados e componentes da Mitsubishi Evolution, carro de chassi tubular que era produzido para competição.

Os diferenciais dianteiros e traseiros também são da Mitsubishi Evolution, mas recebem um sistema de blocante para aumentar a performance e resistência.

O cambio é o Mitsubishi utilizado na Pajero 3.5 mecânica.

"Para mim o Protótipo Etanol nasceu de uma ousadia da experiência e criatividade de todos amigos que colaboram com a ProMacchina. Vou utilizar vários componentes da Pajero que competiu no Dakar, como o motor, mesclados a vários outros componentes da Pajero Full e do Mitsubishi Evolution, como diferenciais e suspensão independente nas quatro rodas. Será um carro mais leve, mais estável e mais rápido do que o utilizado no Dakar", comentou Klever.

A ProMacchina, oficina chefiada por Mauricio Neves, também será responsável pelo apoio mecânico durante a prova. Klever já utilizou os serviços da ProMacchina em outras edições da prova, mas na época Mauricio também era um dos seus fortes adversários.

Para o Sertões 2010 Mauricio Neves, que participou do Rally dos Sertões 2009 e do Rally Dakar 2010 pela equipe Volkswagen e atualmente disputa o Campeonato Brasileiro de Rally, será o chefe da equipe, que terá outros 5 carros na prova. A ProMacchina foi a ultima equipe brasileira a vencer o Rally dos Sertões na geral da Categoria carros. A vitória aconteceu em 2007. Nos anos seguintes a equipe oficial da Volkswagen começou a participar da prova e venceu em 2008 e 2009. "Em 2007 realizei um grande sonho, vencer o Rally dos Sertões pilotando um carro preparado pela minha própria equipe", disse Mauricio Neves.

Configuração padrão para os principais pontos do carro:

Motor: Mitsubishi 3.5 – 6 cilindros em V, Flex
Eletrônica programável de competição
Ventoinha dupla elétrica com sistemas individuais de acionamento
Potência: 240 HP/5500 RPM
Cambio e caixa de transferência Mitsubishi com opções de tração 4x2, 4x4, 4x4 bloqueado e 4x4 reduzido
Diferenciais com blocantes
Embreagem multidisco para até 100 kilos de torque
Tanque: 350 L para autonomia de 500 km em ritmo de competição
Sistema duplo para bombas de combustível
Suspensão independente dianteira e traseira
2 amortecedores Ohlins por roda
Freio a disco nas 4 rodas
Macaco Hidráulico
Velocidade Máxima: 180 km/h
Peso bruto: 1.875kg
Comprimento: 4.475mm
Largura: 1.990mm
Altura: 1.850mm
Base: 2.900mm
Rodas: 7" X 16"
Chapão protetor inferior
Pranchas de desencalhe
Gaiola de segurança padrão FIA

Carro
Klever Kolberg e Equipe Valtra no Facebook Klever Kolberg e Equipe Valtra no Twitter Klever Kolberg e Equipe Valtra no You Tube Klever Kolberg e Equipe Valtra no Flickr
www.parisdakar.com.br
2001 - 2011. Todos os direitos reservados. Favus | Design For Business