COSTUMES LOCAIS
Se você vai a Porto de Galinhas e quer se sentir totalmente ambientado, uma dica é conhecer os costumes dos moradores da região. Seguem algumas dicas:
- um passeio pela vila de pescadores, onde é possível conversar com as pessoas que moram e trabalham na região;
- visita às lojas de artesanato, aonde são encontradas peças que retratam a cultura nordestina;
- saborear a culinária local oferecida por restaurantes, bares e lanchonetes. Você pode optar por peixes frescos - preparados e fritos na hora, bem como outros pratos que incluem ostras cruas, agulhas fritas, lagostas, quebradinho de caranguejo ou espetinhos de camarão;
- uma visita ao Engenho Canoas, que fabrica, até hoje, a rapadura - tipo de doce em barra que tem a cana-de-açúcar como matéria-prima.

BAOBÁ
Quem chega a Porto de Galinhas, certamente, ouve comentários sobre o baobá gigante - uma árvore que se encontra no distrito de Nossa Senhora do Ó, a cerca de nove quilômetros do balneário. Aqui, o vegetal tornou-se conhecido pela grossura de seu tronco que para abraçá-lo só com cerca de 20 pessoas. O baobá foi plantado no local pelos escravos vindos da África e possui mais de 400 anos de existência. A árvore é considerada sagrada pelos povos da África e da Oceania, pois é a "árvore da vida", podendo atingir até mil anos ou mais de existência. O nome científico da planta é "Adasonia digitata" - uma gigantesca árvore da família das bombacáceas, muito disseminada nas savanas africanas; e é chamada de "árvore mãe", pois através dela consegue-se alimento, água, roupas, matéria-prima para construção de cabanas, cola, remédios, abrigo, colares e até doces para crianças.

ENGENHO GAIPÓ
Além de oferecer uma bela região litorânea, Porto de Galinhas também tem outros atrativos como, por exemplo, os pontos históricos da região. Dentre esses, encontra-se em perfeito estado de conservação o Engenho Gaipió, distante 17 quilômetros de Ipojuca. O local, que possui um imponente casarão datado de 1863, revela como viviam os senhores de engenho da época. Na antiga construção podem ser observados cristais, louças e mobília, peças originais do século XIX. Em frente à casa grande, aconteceu um importante episódio da história pernambucana - em 1848, ocorreu um fato relacionado à Revolução Praieira que apoiava a monarquia. O engenho ainda oferece um passeio ao rio Gaipió e ao Morro da Pedra Selada.




 
Porto de Galinhas - Ipojuca - Pernambuco - Brasil
PRAIAS | PORTO | HOSPEDAGENS | SERVIÇOS | NATUREZA | DIVERSÃO | ROTEIROS | INFORMAÇÕES
Sobre o site | Anuncie em Porto de Galinhas | Mapa do Site
Melhor visualização 1024 x 768