Sciam
Clique e assine Sciam
Agenda

18.04.2017 - 18h30
Seminários Ciência Para Todos - "História: arte ou ciência?"
O próximo seminário da série Ciência Para Todos convida o professor Osvaldo Coggiola, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, para discutir o tema “História: arte ou ciência?”. A entrada é franca.

Coggiola é doutor em História Comparada das Sociedades Contemporâneas pela Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais de Paris, na França. Suas áreas de pesquisa e atuação incluem marxismo, América Latina, movimento operário, capitalismo e socialismo, principalmente.

O objetivo dessa série de seminários é apresentar conteúdos e resultados das várias áreas de conhecimento, além dos os diferentes métodos de investigação usados. Eles são organizados pelo professor Otaviano Helene, do Instituto de Física (IF) da USP.

Auditório Adma Jafet, Instituto de Física da USP - Rua do Matão, 1371, Travessa R - Cidade Universitária
São Paulo/SP
portal.if.usp.br/ifusp/pt-br/evento/semin%C3%A1rio-hist%C3%B3ria-arte-ou-ci%C3%AAncia
19.04.2017 - 18h
Convite à Física 2017 - "O papel da topologia em sistemas eletrônicos: do efeito Hall quântico aos novos materiais topológicos"
O Convite à Física 2017 traz o professor Luis Gregório Dias, do Instituto de Física (IF) da USP, para discutir o papel da topologia, tema do Prêmio Nobel de Física de 2016, em sistemas eletrônicos. Docente do Departamento de Física de Materiais e Mecânica, ele abordará desde o efeito Hall quântico até os materiais topológicos mais atuais.

O colóquio, organizado pelo Departamento de Física Matemática do IF, é dedicado ao público em geral. A entrada é franca e haverá transmissão ao vivo pelo website: http://iptv.usp.br/.

Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física da USP - Rua do Matão, 1371, Travessa R - Cidade Universitária
São Paulo/SP
fma.if.usp.br/convite
20.04.2017 - 16h
Colóquio do IFUSP - Turbulência em plasmas confinados magneticamente
O professor Zwinglio de Oliveira Guimarães, do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física (IF) da USP, palestra sobre a turbulência em plasmas confinados magneticamente, assunto importante na discussão da diminuição de perda de partículas em futuros reatores de fusão nuclear.

Serão apresentados e comparados estudos realizados no tokamak TCABR, do IF, e no dispositivo de confinamento magnético Texas Helimak, da Universidade do Texas em Austin, sobre o controle da turbulência por meio de campos elétricos e a propagação de estruturas coerentes associadas aos eventos extremos.

A entrada é franca.

Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física da USP - Rua do Matão, 1371, Travessa R - Cidade Universitária
São Paulo/SP
portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/node/1456