Artigos
edição 115 - Dezembro 2011
Ato de Equilíbrio
Uma simples explicação didática sobre grafeno levanta questões de peso
 
Matt Collins
Um tweet postado em setembro de 2011 dizia: "Para atravessar uma folha de grafeno com espessura de um filme plástico seria necessário um elefante equilibrado sobre um lápis". A frase, que para muitos pode parecer estranha, teve origem em uma fala do professor de engenharia James Hone, da Universidade de Columbia, que em 2008 disse: "Nossa pesquisa estabelece o grafeno como o material mais forte já demonstrado, cerca de 200 vezes mais forte que uma cantoneira de aço. Para atravessar uma folha de grafeno com espessura de um filme plástico seria necessário um elefante equilibrado sobre um lápis". O comentário levantou várias questões como "O que é grafeno?". O corretor automático de textos não sabe – ele sempre coloca uma linha vermelha embaixo da palavra, insinuando que você tentou dizer outra coisa.


Por sorte, alguns sites que falam sobre grafeno incluem a definição de um artigo dos físicos Andre Geim e Konstantin Novoselov, ganhadores do Prêmio Nobel de Física em 2010 pelo trabalho sobre a substância milagrosa: "O grafeno é uma folha planar de átomos de carbono densamente compactados em uma grade de duas dimensões e é um ingrediente para materiais de grafite de outras dimensões. Pode ser montado como fulerenos 0D, enrolados como nanotubos 1D ou colocados como grafite 3D." Imagine uma rede de arame, com a diferença de que cada ponto de conexão seria um átomo de carbono. O resultado dessa metamorfose mental é grafeno (bom, grafeno virtual).


Como o professor Hone tem coisas melhores a fazer – descobrir como juntar camadas suficientes de grafeno até chegarem à espessura de um filme plástico, por exemplo – do que lidar com minhas perguntas, deixo com você, caro leitor. E assim vamos em frente: o lápis está na vertical ou na horizontal? Vamos considerar que esteja na vertical (afinal, na maioria dos casos um lápis na horizontal é inútil), de tal maneira que todo o peso do elefante fique concentrado em um ponto único do grafeno. De que material o lápis é feito? Você não pode esperar que um simples lápis velho aguente o peso de um elefante, certo? Assim, a resposta óbvia seria grafeno enrolado em um grande nanotubo (grande para um nanotubo, normal para um lápis). Para que realmente desse para escrever, o fabricante poderia incluir um cilindro fino de grafite dentro do rolo de grafeno – o que me parece pedante.
1 2 »
Veja aqui todos os artigos publicados neste site!