Sciam


Clique e assine Sciam
Notícias

Alguns Gostam do Perigo

Sexo fora do casamento aumenta risco de morte súbita

Rebecca Coffey
Há anos os médicos sabem que para a maioria das pessoas o sexo é seguro e prolonga a vida. Mas há cada vez mais evidências de que, pelo menos para adúlteros, não é bem assim. Em uma revisão de literatura sobre infidelidade, publicada on-line no Journal of Sexual Medicine, pesquisadores apresentaram evidências intrigantes de que o sexo extraconjugal pode ser fatal.

A morte por cópula é rara, mas os dados sugerem que quando acontece, geralmente é com adúlteros e a causa é cardiovascular. Em 1963 um patologista japonês relatou que de 34 homens que haviam morrido durante o ato sexual quase 80% praticavam relações extraconjugais. Em 2006, patologistas da Coreia do Sul documentaram 14 casos de morte súbita sexual, por causas cardiovasculares, e descobriram que apenas um deles envolvia um homem e sua esposa. No mesmo ano, pesquisadores da Universidade Goethe, em Frankfurt, na Alemanha, publicaram uma análise feita a partir de autópsias de 68 homens que tiveram morte relacionada a sexo: 10 haviam morrido com uma parceira fixa e 39 com uma prostituta.

Por que homens infiéis, em particular, morrem fazendo aquilo que amam? “O sexo extraconjugal pode ter seus próprios riscos”, justifica Alessandra Fisher, principal autora do estudo e especialista em transtornos sexuais da Universidade de Florença, na itália. “A amante pode ser muito mais jovem, o sexo pode ser particularmente atlético ou acompanhado de bebida ou comida em excesso.”

A culpa também pode ter seu papel: a análise estatística feita pela equipe da Universidade de Florença com quase 1.700 pacientes do sexo masculino mostrou que os envolvidos em relacionamentos extraconjugais estáveis apresentavam duas vezes mais doenças cardiovasculares – especialmente se relatassem que suas “parceiras oficiais” ainda estavam sexualmente interessadas neles. “Enganar uma mulher sexualmente disponível e envolvida poderia despertar mais sensação de culpa, o que aumenta o risco cardiovascular.”
Nas bancas!                     Edições anteriores                                            Edições especiais                              
Conheça outras publicações da Duetto Editorial
© 2012 Site Scientific American Brasil • Duetto Editorial • Todos os direitos o reservados.
Site desenvolvido por Departamento Multimídia • Duetto Editorial.