Sciam


Clique e assine Sciam
Notícias

Artigo sobre clonagem humana tem erros

Apresentação dos resultados parece inapropriada

Creations/Sutterstock
Obtenção de células-tronco embrionárias humanas por clonagem: parecerista anônimo do Pubpeer questiona imagens que ilustram os resultados no artigo publicado em 15 de maio no Cell, com grande repercussão internacional. Imagem: concepção artística de aglomerados de células. 
Apesar de admitir erros no artigo que tornou pública, e com grande repercussão, a obtenção de célula-tronco embrionária humana por clonagem, o pesquisador Shoukhrat Mitalipov, coordenador do estudo, defende os resultados.

Os erros estão, até o momento, relacionados basicamente à apresentação dos resultados em imagens e figuras e foram apontados no site Pubpeer, site que acolhe pareceres anônimos qualificados sobre artigos científicos.  Em alguns casos, segundo o revisor do Pubpeer, imagens que teoricamente seriam de duas linhagens de células estão muito semelhantes e parecem ter sido apenas repetidas.

Alguns pesquisadores atribuem os erros na apresentação dos resultados à pressa com que o periódio Cell analisou e publicou o artigo (menos de 20 dias), argumento refutado por Emilie Marcus, Editor chefe da Cell, que propõe aguardar o resultado da investigação que deve ter início agora.  

Mitalipov é pesquisador na Oregon Health and Science University em Beaverton. Desde que seu trabalho foi publicado em 15 de maio último, esteve entre as manchetes em toda a imprensa internacional. O pesquisador avaliza o resultado e classifica como menores os erros na apresentação, que seriam retificados em uma errata.

Agora é preciso aguardar a análise detalhada dos protocolos e dos fatos, como compilação dos dados. 

24maio2013